E a verdade estava com… Webvasco, claro!

Amigos leitores,

Já tendo passado quase uma semana da eleição do Vasco, e com os ânimos mais serenos, creio que já está na hora de colocarmos “alguns pontos nos i’s”…

Quem conhece o portal Webvasco sabe que foi publicada neste portal uma pesquisa no dia 22 de outubro deste ano (2014) com pessoas que estavam entrando nas sedes sociais do Vasco e com o objetivo de saber como estava a tendência eleitoral daquela data (fonte: http://webvasco.com/artigos/colunistas/luizcarlosrocha/pesquisa-eleitoral-no-vasco-besteiras-ate-papagaio-fala ). No dia seguinte, 23 de outubro, eis que a chapa do candidato Roberto Monteiro (talvez ele próprio) emite uma nota em tom de deboche desqualificando o Webvasco, com frases do tipo ” ‘site’ que é completamente desconhecido não só no mundo vascaíno mas também no planeta terra” ou ainda afirmações mais grosseiras como “ato tão cínico“, entre outras atrocidades que fogem a uma mínima razoabilidade ou seriedade (fonte: https://www.facebook.com/notes/identidade-vasco/sobre-a-pesquisa-dos-desesperados/306795342845526 e ainda: http://www.netvasco.com.br/n/153798/em-nota-identidade-vasco-faz-contestacao-a-resultado-de-pesquisa-de-intencao-de-voto ).

Ocorre que Roberto Monteiro vinha publicando pesquisas de opinião com números muito divergentes do Webvasco naquela época. No meio político brasileiro, quando uma verdade é inconveniente para alguém,  a solução mais utilizada é  tentar desqualificar quem publicou aquela verdade, pois assim descredibiliza-se toda e qualquer informação emitida por ele, incluindo – se aí a “verdade inconveniente” . Não fugindo do lugar comum, a chapa “Identidade Vasco”, que tem um político (Roberto Monteiro) como seu comandante, não fez diferente da velha cartilha da pior qualidade da política brasileira: tentou desqualificar o portal Webvasco.com. Pena para o Vasco como instituição que perde com isso, pena para ele, como candidato, que saiu desta eleição desqualificado em suas afirmações. Mais ainda, seu grupo, liderado por ele, praticou Calúnia!

Sim! O grupo Identidade Vasco, liderado por Roberto Monteiro, praticou uma Calúnia ((latim calumnia, -ae) substantivo feminino 1. [Jurídico, Jurisprudência] Acusação falsa que fere a honra ou a reputação. 2. Mentira, invenção, embuste in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). Esse grupo, liderado por Roberto Monteiro, afirmou que o site Webvasco, que tem como criador eu, André Pedro (apoiador do grupo liderado por Julio Brant), e colocando ainda no “bolo” o grupo “Sempre Vasco”, a seguinte pérola: “recorre à mentira e à fraude” (SIC).

Bom, se há uma acusação de que estávamos mentindo e fraudando uma pesquisa (porque o criador do portal apoiava um determinado candidato), a única maneira de saber a verdade é comparando nossa pesquisa com os resultados com as urnas. Pois bem: O portal Netvasco.com.br fez uma matéria comparando diversas pesquisas relativas à eleição no Vasco e nós aproveitamos essa matéria e usamos seus números como referência (fonte: http://www.netvasco.com.br/n/154784/confira-a-comparacao-entre-as-pesquisas-de-intencao-de-voto-e-os-resultados-das-eleicoes-do-vasco). Vejamos:

comparacao-de-pesquisas-p

Comparação entre as pesquisas. Em cada gráfico, a data da esquerda é a da divulgação da pesquisa e a data da direita é o resultado oficial das urnas.

Uma simples análise dos dois gráficos já nos permite fazer diversas análises. A respeito da pesquisa publicada pelo portal Webvasco.com, vemos que houve variações da pesquisa do dia 22/10 para o resultado oficial do dia 11/11. Quem acompanhou o processo eleitoral sabe muito bem que houve uma intensa desconstrução da imagem do candidato Julio Brant por parte de apoiadores de Roberto Monteiro e Eurico Miranda nas redes sociais. As redes sociais possuem diversos relatos que o grupo “Identidade Vasco” utilizou-se de um Call Center para tentar convencer indecisos de que Roberto Monteiro era o único com chances de derrotar Eurico Miranda (eu mesmo recebi um telefonema no dia 10/11 e uma menina me informou que Roberto Monteiro estava empatado tecnicamente com Eurico Miranda na última pesquisa (?????) e tentou me convencer a votar o Roberto Monteiro como única opção contra Eurico). Essa estratégia deve ter sido eficiente, pois Roberto Monteiro Subiu e Julio Brant desceu no resultado final das urnas. Quem se beneficiou foi Eurico Miranda, que provavelmente também absorveu votos de sócios descontentes com a guerra travada nas redes sociais e votou em um nome conhecido, já que Julio Brant era um desconhecido de quase todos os sócios e Roberto Monteiro era apenas conhecido por uma pequena parcela da torcida, já que nem sequer conseguiu ser eleito como vereador na última eleição municipal, mesmo tendo uma imensidão de vascaínos no Rio de Janeiro. No entanto, a posição final apontado pelo portal Webvasco.com (Eurico em 1º, Brant em 2º e Monteiro em 3º) foi MANTIDA na apuração final! O Webvasco foi o ÚNICO que acertou a posição dos candidatos entre TODAS AS PESQUISAS com quase um mês de antecedência!

E a pesquisa publicada pelo grupo “Identidade Vasco” , liderado por Roberto Monteiro, o que podemos dizer? Observe o gráfico acima, amigo leitor, e julgue por si mesmo. Nós não seremos grosseiros e caluniadores, como fizeram conosco, mas nós podemos fazer uma análise e entender a diferença entre os números de nossa pesquisa e o resultado final, como fizemos sucintamente acima. Entretanto, observando a outra pesquisa, qual análise pode ser feita? Nem tentaremos explicar. Na verdade, quem tem que explicar para a comunidade vascaína essa diferença é o Grupo “Identidade Vasco”.

Você, leitor, entretanto, pode estar achando que a diferença de datas poderia ter contribuído para a diferença das duas pesquisas. Então vamos ver os números da pesquisa publicada pelo grupo “identidade Vasco” e que foi feita na mesma época que a pesquisa do Webvasco: Eurico 31,9%, Monteiro 27% e Brant 15,8%(fonte: http://www.netvasco.com.br/n/154161/com-319-eurico-lidera-pesquisa-de-intencoes-de-voto-monteiro-tem-27-e-brant-158). Pela pesquisa deles, para chegar nos números do resultado final das urnas, Eurico teria que subir quase 20 pontos, Monteiro descer 6 pontos e Julio Brant crescer quase o dobro (14 pontos) em menos de um mês!!!! Simples, não? Agora podemos voltar a pergunta que não quer calar: O webvasco.com publicou números fictícios? Será que o Webvasco.com “recorreu à mentira e à fraude”??? 

Para finalizar, o grupo “Identidade Vasco” afirma que a pesquisa foi feita pelo “Instituto Número Um”. Sem querer fazer trocadilho com o texto deles, eu nunca ouvi falar desse Instituto. Me perdoem os donos desse instituto por não conhecer o mesmo. Não serei grosseiro e pejorativo dizendo que são “desconhecidos” do grande público, mas eu realmente nunca tinha ouvido falar até então. Lamento…

Para completar, encontramos dois sites que publicaram opiniões mais contundentes sobre o assunto. A leitura é muito interessante:

http://espn.uol.com.br/noticia/454903_chapa-do-edmundo-faz-acusacao-de-manipulacao-em-pesquisa-eleitoral-no-vasco

http://www.cruzadavascaina.com.br/comunicados/ota-oficial-sempre-vasco-o-que-esta-por-tras-das-pesquisas-grupo-de-roberto-monteiro

Enfim, amigo leitor, lamentamos muito a postura do grupo “Identidade Vasco”, liderado por Roberto Monteiro, ao escrever as palavras pejorativas que escreveu no dia 23 de outubro. A verdade grita alto quando aparece! Nas grandes disputas democráticas em todo o mundo, quem é derrotado nas urnas, ou mesmo no meio jornalístico quando algum veículo de mídia erra ao dar uma opinião ou informação equivocada, o ato mais digno que se pode fazer é reconhecer a derrota ou o erro. Não sabemos se o grupo “Identidade Vasco” irá reconhecer que cometeu um equívoco (extremamente infeliz em minha opinião) ao escrever aquela nota, mas sinceramente não espero por isso e fico satisfeito apenas em provar que somos buscadores da verdade.

Em nossa pesquisa, nós deixamos claro qual foi a metodologia, o período e o público alvo. Fizemos o possível para capturar os números mais próximos possíveis da realidade, mesmo sabendo que distorções poderiam ocorrer. Somos humanos! Não somos perfeitos e sabemos que podemos até errar, mas uma coisa eu posso afirmar com 100% de certeza: não somos mentirosos e não “maquiamos” números! Não aceitamos e repudiamos qualquer tipo de calúnia contra nós! O Webvasco.com é um portal de opinião sim e cada um de seus colunistas possui opinião própria e tem liberdade para escrever o que quer. Aqui não é site partidário! O portal é “apolítico”, mas seus colunistas não são!  Cada colunista escreve o que quiser e apóia quem quiser. Por isso mesmo é que possuímos credibilidade e temos total certeza que o Webvasco.com, como instituição, continuará a dar liberdade de opinião aos seus atuais e futuros colunistas, independente de posições partidárias. Aqui todos tem voz. Talvez apenas uma exceção de não dar voz para o candidato de Roberto Monteiro, pois o Webvasco é “risível” para ele e ele não deve querer escrever aqui. Porém, é interessante tentar entender a preocupação dele em emitir uma nota como aquela, apenas um dia depois de nossa matéria, desqualificando um “site desconhecido” (na opinião dele)…. se era “desconhecido”, para que se preocupar conosco? Quem iria nos dar crédito? Enfim, vá tentar entender essa dicotomia…

A verdade pode demorar, mas sempre aparece!

Por fim, desejo boa sorte a nova administração do Vasco. Peço a Deus que ilumine sua equipe e que a mesma reerga nosso Vasco, embora confesse que tenha pouca fé que Eurico e seu grupo trarão boas práticas de gestão, que o século XXI exigirá a todos os clubes de futebol que queiram sobreviver e se manter competitivos. Tomara que eu esteja errado, pois nossa Nau não aguenta mais anos de tormentas.

Saudações Vascaínas!

Você pode querer ler...

About the Author

André Pedro
André Pedro
André Pedro é sócio remido do Vasco da Gama com mais de 30 anos de clube, e também fundador e editor responsável do portal webvasco.com. Sua formação é na área de informática e comanda a empresa Digital Solutions, especializada em soluções de internet.

2 Comments on "E a verdade estava com… Webvasco, claro!"

  1. Nunca tivemos duvida disso!

    Parabéns!

  2. Parabéns André Pedro, por esta Matéria CONCLUSIVA!

    Na qualidade de Colunista deste CONCEITUADO E ÍNTEGRO PORTAL, assino tudo em baixo o que você escreveu e acrescento, o seguinte:

    Muitos ainda não acreditam. Mas verdade seja dita: O PAÍS ESTÁ MUDANDO E ISTO É FATO (vejam as Eleições Brasileiras – 52% Dilma x 48% Aécio – ELEIÇÃO DIVIDIDA)!

    Como podemos ver, a atual Diretoria tirou o antigo Presidente e numa PÍFIA E SOFRÍVEL Administração, “RESSUSCITOU” o anterior Presidente em detrimento de uma nova POSSIBILIDADE ADMINISTRATIVA.

    Tudo isso por causa de POLITICAGENS BARATAS, QUE ASSOLARAM O VASCO DA GAMA NOS ÚLTIMOS 6 ANOS E O AMADORISMO, TAMBÉM (não podemos esquecer), NOS ÚLTIMOS 14 ANOS!

    Como resultado prático, ficou VISÍVEL nesta última Eleição, que o Eleitor Vascaíno preferiu o ANTIGO do que o MODERNO NAS MÃOS DE POLÍTICOS.

    CONCLUSÃO: DIVISÃO NO CLUBE: (50,1% para a Chapa Vencedora – 120 Cadeiras – (cujo eleitor optou por um Nome que em tese “briga” pelo Vasco) contra 49,9% (SOMA dos 28,8% da Chapa 2ª colocada – 30 Cadeiras (que seria a possibilidade de REDENÇÃO no Clube, mas que o Sócio ficou com “um pé atrás” em função de “NÃO ACREDITAR MAIS” em “apostas”, e em função da PÉSSIMA E INCOMPETENTE DIRETORIA ATUAL) COM a chapa 3ª colocada – ZERO CADEIRAS (que serviu APENAS PARA TIRAR VOTOS DO 2º colocado, cuja mesma chapa JÁ SABIA DISSO, onde a pesquisa da webvasco.com (QUE MOSTROU A VERDADE), como outras, já TRADUZIAM EM NÚMEROS A REALIDADE OCORRIDA NESTA ELEIÇÃO)).

    Ou seja: A SOBERBA DEFINIU ESTA ELEIÇÃO!

    Portanto é bom que todos os Leitores, deste PORTAL GENUINAMENTE VASCAÍNO, TENHAM A CIÊNCIA DOS FATOS, para que lá na frente, NÃO CAIAM MAIS EM “CANTOS DE SEREIAS”!

    SV a todos e que TODO O VASCAÍNO PENSE NO VASCO EM 1º LUGAR! Independentemente de quem ganhou, neste caso refiro-me aos demais Eleitores que não votaram no Eurico!

    E quanto ao candidato vencedor, MEUS SINCEROS PARABÉNS! Embora não tenha sido com o meu voto! Mas como Democrata que sou, terei que respeitar a Eleição e desejo que o novo Presidente, agora numa nova OPORTUNIDADE que o Destino lhe permitiu, possa COLOCAR A LOCOMOTIVA DE VOLTA AOS TRILHOS!

    Quem pensar diferente, me desculpem: Estará errado! Pois se não COLOCARMOS O VASCO DA GAMA ACIMA DE TUDO, o nosso amado Clube PERDERÁ PARA ELE MESMO!

    Antes de qualquer coisa, todos aqui devem saber que SOMOS TODOS VASCAÍNOS!

    Um abraço a todos e a VERDADE SEMPRE PREVALECERÁ, como PREVALECEU!

    Parabéns, mais uma vez André Pedro, por esta EXCELENTE E CONCLUSIVA MATÉRIA!

    Marcelo Paiva – Colunista deste Portal e Membro do Grupo Voluntário e INDEPENDENTE da Revitalização do entorno de SJ (cujo nosso EMPENHO INCONDICIONAL permitiu que a Revitalização tenha saído do papel e hoje seja uma realidade).

Comments are closed.