O silêncio é o santuário da prudência

4 min leitura

“O silêncio é o santuário da prudência”

(Baltasar Gracián)

Amigos vascaínos!

Ontem eu “entrei em off” faltando exatamente 5 minutos para o início do jogo. Soube que o Flamengo estava perdendo por conta de meu cunhado e soube da virada por motivos óbvios: a gritaria fanática dos flamenguistas, pois moro próximo a uma área de intensa atividade social, com bares, lanchonetes, quiosques e etc. Posso, portanto, ter o orgulho de afirmar que não fui uma das pessoas que deu audiência ao Flamengo e ajudou a que seu índice de audiência (45 pontos) fosse menor inclusive que Fluminense e LDU (47 pontos), anos atrás. Isso é importante? Claro sim! Na pior das hipóteses comprovou definitivamente que a tese que o Flamengo dá mais audiência que os demais clubes é falsa, mostrando que isso tudo não passa de “desculpa” para que a Globo “patrocine” seu time favorito com cotas maiores.

Já deitado para dormir, vi rapidamente algumas mensagens de amigos nas redes sociais. Havia um mix de decepção, raiva e até desistência… Sim! Desistência…. Vi várias mensagens de pessoas que acreditam que a situação é irreversível e que não adianta mais lutar, pois nosso clube não irá melhorar e o Flamengo irá crescer mais ainda.

Minha vontade sincera era de não escrever e nem falar sobre o assunto. O silêncio é muito bom nessas horas, e o título deste artigo não é mera coincidência. Foi esse mesmo silêncio me fez pensar e refletir que seria necessário compartilhar algo com os amigos. E aqui vamos:

A primeira conclusão que faço questão de compartilhar é: O Flamengo não é mais nosso principal rival! Esqueçam o Flamengo!

SIM! Esqueçam ele….

E por quê? Muito simples: eles fizeram o dever de casa… foram pragmáticos e arrumaram o clube financeiramente.

Mas tiveram ajuda da mídia e da arbitragem? Sim! Nenhuma pessoa sensata irá discordar disso… Mas sinceramente, eu já sei que eles tem essa ajuda desde que eu me tornei sócio do clube, há mais de 30 anos atrás. E o Vasco sempre brigou de igual com eles. Portanto, o que realmente difere hoje nosso clube do deles é o dinheiro! Eles foram pragmáticos e enriqueceram o clube deles, lhes dando poder de fogo para contratações caras, não apenas de atletas, mas de um técnico de ponta. E o que nosso clube fez nesse tempo? Nossos dirigentes nos últimos 30 anos fizeram o caminho contrário: esvaziaram os cofres do clube!

Portanto, esqueçam o Flamengo! Estamos discutindo o foco errado! Eles estão surfando na melhor onda porque fizeram por onde, e vão continuar surfando nela por um bom tempo! Podemos vencer eles nos confrontos diretos futuros? Sim! Até porque é futebol! Mas nosso maior rival real é outro!

E nesse “novo rival”, é que entra a segunda conclusão que também faço questão de compartilhar: em primeiro lugar, o Vasco é só para quem é forte! Fomos discriminados desde o nosso nascedouro! Fomos tratados como “seres inferiores”… Fomos discriminados até por não ter estádio! Temos a principal mídia do Brasil contra nós sempre diminuindo nossos méritos e amplificando nossos erros! Algum de nós espera que algo miraculoso irá cair do céu e nos ajudar a sair do buraco que estamos?

Claro que não! Acordem! Se você, que está lendo estas linhas não for forte, não for determinado(a), e não for resiliente, você quer mesmo torcer para o Vasco? Vascaíno é raíz! Vascaíno é sinônimo de coragem! É lutar contra o sistema e mostrar a esse sistema que existimos e merecemos respeito! Ser vascaíno é ser forte!

Se você não se sente em condições de lutar, tudo bem. Cada um sabe onde o seu calo dói… Siga seu caminho e tenha o Vasco em um lugar de carinho em seu coração! Mas se você, que ainda tem energia e possui valores morais compatíveis com a grandeza histórica do Vasco e com o exemplo que nossos antepassados nos deram, fazendo nosso clube possuir uma das histórias mais lindas e exemplares do mundo esportivo, então se faça merecedor de carregar a Cruz Templária em seu peito! Sacuda a poeira, jogue fora o desânimo e encha o peito de energia e moral para fazer o que tem que ser feito: resgatar nosso clube dos vampiros que sugaram o sangue de nosso corpo!

Como fazer? Há muitos caminhos! Mas um deles, essencial e basilar, é que resgatemos a democracia do clube, trazendo o poder de decidir o futuro do clube de volta aos sócios, bem como à torcida!

Se você é sócio, participe da campanha “Nova Resposta Histórica”! Ela é essencial para resgatar o poder de decisão do sócio no futuro do clube! É apenas um primeiro passo (outros precisarão ser dados), mas ele é fundamental para que tenhamos ao menos a esperança de manter nosso clube vivo e em condições de um dia voltar a lutar para ser novamente protagonista do futebol brasileiro e até mundial. Temos história para isso! Só precisamos retomar novamente as rédeas de nosso destino, que nos foram tiradas nas últimas décadas por quem estava mais interessado em si mesmo do que no clube.

E chega de choro e desesperança! Nosso sangue é de luta! E iremos lutar!

Saudações Vascaínas a todos!

 

PS: Link do movimento pela AG que poderá trazer eleições diretas em nosso clube: https://novarespostahistorica.com

Faça seu comentário aqui!


(passe o mouse sobre cada um dos ícones abaxio para escolher a melhor opção para escrever)

Deixe um comentário!

Copyright © Todos os direitos reservados. | Newsphere by AF themes.