Webvasco Entrevista: FAUES CHERENE JASSUS (MUSSA)

O Webvasco entrevistou Faues Cherene Jassus, sócio Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama, mais conhecido no meio vascaíno como “Mussa”, em referência a seu pai, o saudoso Mussa Chaim Jassus.

Mussa é um membro atuante da vida social e política do clube, sendo conselheiro pela primeira vez em 1979. Já foi, inclusive, Vice Presidente do Departamento Social da nossa amada instituição. Fora do Vasco é um conhecido Empresário no ramo de confecções, foi Diretor da Casa de Espanha, é sócio do Clube Monte Líbano e foi honrosamente contemplado com a medalha de Mérito Pedro Ernesto pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 2011. Está na linha de frente dos recentes encontros que vêm acontecendo com as lideranças das oposições vascaínas no Clube Monte Líbano e nos brindou com uma entrevista sobre a atual situação das eleições cruzmaltinas.

[WV] O Sr. vem realizando reuniões que visam a união das oposições e, pelas recentes entrevistas, mostra que acredita firmemente nisso. O que o levou a buscar essa coalizão das oposições?

[Mussa] O que me levou a buscar  essa coalizão das oposições foi primeiro amar o Vasco, e, sabendo que mais de um candidato será a nossa derrota. O Vasco não suporta mais três anos com Eurico, e com o Vasco unido nós venceremos.

[WV] O Estatuto do Club de Regatas Vasco da Gama é antigo e muitos afirmam que ele está fora de sintonia com o século XXI. O Sr. concorda com isso? A reforma do Estatuto é realmente necessária para a nossa instituição?

[Mussa] O estatuto do Vasco é sem dúvida uma das primeiras coisas a serem feitas pela nova administração. A reforma do estatuto é, de fato, urgentíssima.

[WV] A situação financeira do Vasco dificulta a revitalização de nosso estádio. O grupo voluntário que luta pela Revitalização do Entorno de São Januário prega que essa revitalização do entorno, pelo poder público, é fundamental para viabilizar a revitalização do nosso estádio. O Sr. concorda com isso? Qual sua opinião sobre a revitalização, tanto do entorno, como do próprio estádio?

[Mussa] Sobre a revitalização do entorno de São Januário eu concordo! Sem dúvida é um dos meus sonhos.

[WV] Temos hoje, no cenário político do clube, três chapas lançadas (Alexandre Campello, Julio Brant e Otto Carvalho). Além disso, a mídia noticia que Horta e José Luiz Moreira podem também lançar uma chapa. Embora não seja consenso no meio vascaíno, muitos sócios vêem Otto, Horta e José Luiz Moreira como “chapa branca”. O Sr. acredita na coalizão das oposições, mas caso estes vascaínos que trabalharam na administração do Eurico queiram participar do pleito, seria possível uma união de modo a formar uma chapa “supra-partidária”, unindo todas essas correntes vascaínas em prol do clube? Como o Sr. enxerga essa possibilidade?

[Mussa] Hoje nós temos praticamente três candidatos, Campello, Julio Brant  e Otto – todos são bons candidatos, mas eu acho que até o fim de julho deve aparecer mais um ou dois candidatos. Vamos aguardar.

Visão geral do local da eleição de 2014. Fonte: Internet

[WV] Nos últimos anos a torcida vascaína tem visto as eleições do Vasco sendo questionadas pela oposição, inclusive na esfera judicial, como a de 2006 que acabou resultando na eleição de 2008. Como o Sr. enxerga o processo eleitoral deste ano? Será uma eleição limpa ou pesará suspeitas sobre ela?

[Mussa] O processo eleitoral deste ano infelizmente não deve ser diferente. O que nós gostaríamos é que as eleições fossem transparentes, mas com Eurico nós ficamos muito preocupados. Vamos tentar urnas eletrônicas e a mudança de São Januário para o Calabouço.

[WV] A torcida vascaína não tem unanimidade no perfil ideal para o candidato a presidência. Muitos falam em um Perfil de Gestão Empresarial, outros em um perfil político para unir os vascaínos, outros defendem um perfil mais “forte” e centralizador. Na sua visão, qual o perfil ideal para um candidato a presidência do Vasco?

[Mussa] O perfil ideal para um presidente: primeiro amar o Vasco. Servir o Vasco e não se servir dele. Procurar Profissionais competentes. Tem que ter paixão e profissionalismo.

[WV] Na última eleição, de 2014, tivemos várias pesquisas eleitorais. O Webvasco teve, inclusive, a honra de publicar uma pesquisa que ficou muito próxima ao resultado final da eleição. Este ano fala-se em contratar institutos de pesquisa para avaliar qual nome de oposição está mais bem posicionado para se tentar uma união em torno desse nome. Como o Sr. avalia essas pesquisas eleitorais, bem como essa possibilidade da união ser formada com base em uma pesquisa?

[Mussa] As pesquisas têm que ser independentes com duas ou três empresas e todos os candidatos participando do pagamento e também os desempenhos dos candidatos.

[WV] O Sr. declarou em entrevistas recentes que está muito preocupado com a situação atual do Vasco. Pode nos dizer quais são seus maiores temores? E como resolver essas questões?

[Mussa] Preocupação todos nós estamos muito preocupados! O Vasco tem que ser administrado com amor e competência. Um presidente que declara que o projeto dele para o Vasco é ele, não precisa falar mais nada.

[WV] Para finalizar, gostaríamos de uma mensagem sua aos milhões de torcedores vascaínos. O Sr. é otimista em relação ao clube? Como o Sr. enxerga o futuro do Vasco?

[Mussa] Eu sempre fui otimista! O Vasco tem jeito. Nós não podemos mais errar. Se Deus quiser vamos encontrar um candidato à altura do nosso querido Vasco da Gama. Saudações Vascaínas! Faues Mussa Jassus.

Você pode querer ler...

  • OURO, PRATA E “BRONZE”!     No último dia 11 de novembro, terça-feira passada, o Vasco da Gama conheceu a chapa vencedora nas eleições de 2014.  No decorrer […]
  • ENCONTRO HISTÓRICO!              Aconteceu neste último sábado (24/08/2013), no Bar da Portuguesa, em Ramos, o I Encontro de Colecionadores Club de Regatas […]
  • Enquanto Houver um Coração Infantil Em uma época em que nosso clube ainda luta para ter uma administração à altura da grandeza do clube, onde a atual administração terá […]
  • O GIGANTE DESPERTOU!      Caros Amigos Vascaínos: Estamos todos extasiados, com este título de Campeão Carioca de Futebol […]
  • 118 ANOS DE VIDA!118 ANOS DE VIDA! Vencer, verdade, virtude, valente, viver... São várias as palavras que começam com a letra V. Porém, o nome Vasco da Gama é quem faz […]

Faça seu comentário aqui!


(passe o mouse sobre cada um dos ícones abaxio para escolher a melhor opção para escrever)

Leave a comment

Your email address will not be published.


*