FUI REVERENCIAR A EXCEPCIONAL DIFERENÇA!

4 min read
Luiz Carlos Rocha
 

         O título desta crônica define o jogo entre Vasco e Fluminense hoje na reabertura do Estádio Maracanã.  Com gols de Juninho, André e Tenório o Gigante da Colina massacrou os Tricoletes, que descontaram com Carlinhos. A lição serviu para mostrar às meninas das Laranjeiras que futebol é coisa para homem! Que esse tipo de esporte se ganha dentro de campo e não com beicinho, tampouco chiliquinho por espaço nas arquibancadas! Mais do que isso, na Oitava Rodada do Campeonato Brasileiro não poderia ser diferente, o Reizinho que veste o manto sagrado de número oito foi o nome da partida. Afinal, quem foi rei nunca perderá a majestade.
         De qual diferença refiro-me? Da história. O Vasco foi o primeiro clube carioca a ser campeão no Maracanã, primeiro do Rio também a ser campeão brasileiro, tem o recordista de gols na competição até os dias atuais (Roberto Dinamite), o artilheiro que marcou mais vezes numa mesma partida em Brasileirão (Edmundo), é de fato e de direito tetracampeão brazuca (1974/1989/1997/2000), bem diferente do Florminense que se intitula campeão em 1970 (mas o Campeonato Brasileiro teve a sua primeira edição em 1971) e em 2010 e 2012 não contam, pois desde 2000 disputa a Primeira Divisão como mero convidado, e como tal não pode ter o direito de conquistas ao que não está apto para isso. Ademais, convidado mal educado, porque quando o Vasco por meio do então presidente Eurico Miranda teve pulso que muitos cartolas não tiveram na época chamou as “bailarinas”, mas era apenas para aquele período e depois disso foram ficando de penetra na festa dos outros.
         E tantas outras diferenças que eu poderia citar. Mas o meu amigo e leitor Gabriel, que joga uma peladinha comigo lá na Praia de Icaraí toda quinta-feira vai chorar se eu continuar humilhando o Fluzinho. Gabriel, carinhosamente chamado pelos amigos de Cristal ainda é jovem. Com o passar do tempo – inteligente e educado – verá que fez a escolha futebolística errada. Quando elaborei o título desta crônica pensei muito nele e no meu amigo Fábio que vive  dizendo-me que pego pesado com o Fluminense. Porque será? Quando o clube das Laranjeiras que sequer tem estádio (chamar aquele lixo que fede a mofo de campinho já é muito!) não quiser mais ser o Gigante da Colina, se conscientizando que nunca será (como diria o Capitão Nascimento, na trama Tropa de Elite) eu pegarei mais leve.
         O principal atleta tricolor, Frederico é bom jogador, ídolo de um clube pequeno como o Fluzinho, que tem uma torcida que cabe dentro de um fusquinha. Deco desaprendeu desde que chegou ao clube. Da mesma forma com Sobis. Já Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, ou simplesmente Juninho é a nobreza em pessoa no que tange aos seus passes milimetricamente perfeitos. Seu faro de gol. Seu talento. Por isso, em homenagem ao Fred, que além de não jogar nada ainda prejudicou a sua equipe por um lance infantil e covarde, só porque estava perdendo a partida, resolvi colocar um título que fosse mostrar o que é ter um craque de verdade num time.  FUI REVERENCIAR A EXCEPCIONAL DIFERENÇA (frase construída com as iniciais do camisa 9 tricolete), mostra que é preciso aprender muito mais sobre futebol para querer ganhar do Vasco em plena reabertura do Maraca.
         Ficou claro o motivo da briguinha pelo espaço nas arquibancadas. Era porque já que não tinham história, tampouco futebol para vencer o clássico foram tentar a superioridade em qualquer outra coisa, apenas para ter a sensação de ser superior em algo. Coisa de mariquinha! Com o resultado de hoje o Machão da Gama assumiu a 11ª colocação na tabela de classificação com 10 pontos ganhos. A próxima vítima do Trem Bala da Colina será o Criciúma, em São Januário, sábado, às 18h30m.
         Poderia ter sido muito pior. Os “craques” do milionário Fluminense que tem as contas em dia e um “super” patrocínio jogou completo. Completo de erros, de arrogância e prepotência. Mas faltou carisma, história, camisa e principalmente futebol. Já os “pobres” operários do Vasco que atravessa a pior crise financeira e política de todos os tempos do clube, ainda atuou sem seus recém contratados reforços e deu um baile. Imaginem se estivessem em campo Fágner, Montoya e Guiñazú!
         As maiores autoridades e personalidades torcem para o Vasco da Gama. Mas já que o assunto é futebol em si, craques como Pelé (Rei do Futebol e maior de todos em qualquer época), Zico, Roberto Dinamite, Júnior (Leovegildo), Denner, Juninho, Tita, Mauro Galvão e tantos outros astros vestiram nem que por um jogo a camisa crulmaltina, e certamente jamais vestiriam a camisola tricolor! Vai um recado: Fluminense para de querer ser o Vasco, para quem sabe vencer o Vasco!
                               
 
 
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.

 
 
 
 
 
 
 

2 thoughts on “FUI REVERENCIAR A EXCEPCIONAL DIFERENÇA!

  1. Caro Colega, Luiz Carlos Rocha!

    A sua Coluna está Brilhante! Espero que, depois de ontem, o tal Clube que não sabe a diferença de Grande para GIGANTE, aprenda de uma vez por todas, o que é isso!

    Tenho à convicção que com o Fagner, Guiñazu e o Montoya no Time, o Vasco dará um enorme salto para se tornar um Time Competitivo. Pois o Rafael Vaz, Juninho e André, juntos com eles, farão esta “espinha dorsal”! Tudo isso sobre a direção do Competente Dorival Jr.

    Já não era hora desta Diretoria, excetuando-se poucos dela que puderam proporcionar o equacionamento com a Receita Federal e obtenção de novos e REDENTORES Patrocínios, “tomar vergonha na cara” e fazer CONTRATAÇÕES CERTAS!

    Pois caso o contrário, seria um teste para Cardíacos até o final deste Campeonato!

    Por hora é isso, Caro Luiz, e termino perguntando: Como deve estar, agora, a cara do Sr “filósofo” Autuori? Haja “força mental” para isso ….

    SV!

    1. Pois é Marcelo. Eles tem de aceitarem a superioridade. Quanto ao Autuori… Prefiro nem comentar. Heheheheh. As coisas vão melhorar. Dorival sabe o que faz, bas ter plantel O Vasco precisa de mais reforços na defesa. Obrigado pelo elogio.Abraços.

Comments are closed.

Copyright © Todos os direitos reservados. | Newsphere by AF themes.