MAIS UMA VITÓRIA: INTEGRAÇÃO METRÔ/TRENS AO VASCO!

     Caros Amigos Vascaínos!
 
     Trazemos mais uma informação relevante, no tocante as pretensões da Revitalização do Entorno do Estádio de São Januário (pré requisito para a posterior construção da nova Arena), bem como a todos os moradores do entorno e suas adjacências: Está implementada a Integração Metrô/Trens/Ônibus, ligando as Estações de Metrô e de Trem de São Cristóvão ao Estádio do Clube de Regatas Vasco da Gama.
 
     Esta benfeitoria foi anunciada nesta última Quinta Feira (09/05/13) pelo Secretário Municipal de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro, Sr Carlos Roberto Osório, o qual demonstrou a importância deste Histórico e Importante Bairro Carioca, inclusive acolhendo novas reivindicações da Sociedade Civil, representada pelos Convidados presentes naquele evento de alto nível, realizado no Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 (Maçonaria), situado no Campo de São Cristóvão nº 114, São Cristóvão – RJ.
FOTO 1Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA (Maçonaria) – São Cristóvão – Rio de Janeiro
 
     Há de se ressaltar o grande acolhimento desta Instituição, em especial ao Soberano Grande Comendador, Sr Enyr Costa e Silva, em receber o Secretário Municipal e o Presidente da Câmara Municipal de São Cristóvão, Sr Maurício Mendes, onde os mesmos iniciaram este evento anunciando esta grande benfeitoria para o Bairro Imperial de São Cristóvão. Destaque também para os Srs Cid, Antônio Carlos, Ailton e Manuel que em conjunto com o Sr Enyr, ao cederem este magnífico espaço, proporcionaram uma aprazível manhã aos convidados. Ao final do evento, tivemos o prazer de presenciar o Secretário Municipal, Carlos Roberto Osório, atender pedidos e puxar o tradicional “Casaca”.


     
FOTO 2 – Início do Evento – Presidente da Câmara Comunitária de São Cristóvão, Sr Mauricio Mendes, Secretário Municipal de transportes, Sr Carlos Roberto Osório, Soberano Grande Comendador Enyr Costa e Silva
 
     Este evento contou com a presença de autoridades, personalidades do bairro, empresários e membros de associações de moradores. Alguns nomes que conseguimos registrar: Sr Helismar Leite (Centro de Tradições Nordestinas), Sr Eugênio Cruz (CADEG- Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara), Sra Sheila Lima (Administradora Regional de São Cristóvão), Sra Elizabete Trancoso (Colégio Brasileiro), Sras Fátima e Eliane (Museu Nacional da Quinta da Boa Vista), Sr Rubens Alves (Clube de Regatas Vasco da Gama), Sr Ivo Daflon (Holográfica), Sra Vânia Silva (Associação de Moradores da Barreira do Vasco), Sr Dário Miranda (Associação de Moradores do Tuiuti), dentre outros, os quais pedimos antecipadamente desculpas caso não tenhamos registrado aqui.

FOTO 3 – Sra Fátima (Museu Nacional RJ), Secretário Municipal de Transportes, Sr Carlos Osório e Presidente da Câmara Comunitária de São Cristóvão, Sr Maurício Mendes



     Devemos destacar o mérito desta conquista da Integração Metrô/Trem/Ônibus à Câmara Comunitária de São Cristóvão, na figura do seu Presidente Sr. Maurício Mendes. De forma incansável vem desenvolvendo um grande trabalho, visando sempre o melhor para os bairros de São Cristóvão, Benfica e adjacências, pois esta é uma das reivindicações antigas que foram feitas ao Poder Público e conquistada por esta Cãmara.
 
     Imaginem, Amigos Vascaínos, o quanto de benefícios esta articulação irá trazer aos nossos torcedores, no tocante a acessibilidade e deslocamentos, em dias de jogos do nosso amado Vasco da Gama no Estádio de São Januário? Muitos! Apenas o fato de haver uma integração de transportes de massa já irá proporcionar conforto aos torcedores e otimização nos deslocamentos. Mais eloquente é a melhoria de transporte para os moradores do Bairro Vasco da Gama, bem como daqueles que são oriundos de outros bairros em suas atividades na região.
 
     Uma informação importante: esta Linha de Ônibus funcionará com a denominação LECD (Linha Experimental de Coleta de Dados) pelo prazo de sessenta dias, prorrogáveis por igual período. Este prazo irá servir para coletar e avaliar a demanda, taxa de ocupação, intervalo médio, itinerário e demais dados operacionais, que venham a confirmar a necessidade proposta. Sendo assim é de suma importância haver uma máxima divulgação da existência desta nova linha de ônibus integração para que ao final deste prazo seja confirmada em DEFINITIVO ESTA RELEVANTE BENFEITORIA. Não temos dúvida no sucesso desta, em virtude não só da Torcida Vascaína ser imensa, mas também pelo fato que irá beneficiar mensalmente milhares de Moradores e Trabalhadores. Portanto, amigo vascaíno, divulgue não só para seus amigos vascaínos, mas principalmente para quem você conheça e que more na região. A viabilidade dessa nova linha só se dará com seu uso regular.



FOTO 4 –
Linha de Ônibus (Integração Metrô/Trem/Ônibus) que irá operar – Consórcio Internorte – Braso Lisboa
    Quanto ao trajeto desta linha, estão definidos os locais a serem transitados: Estação de São Cristóvão -> Quinta da Boa Vista -> Campo de São Cristóvão (Centro de Tradições Nordestinas) -> Clube de Regatas Vasco da Gama -> Quinta da Boa Vista -> Estação de São Cristóvão. É desejo da Câmara Comunitária de São Cristóvão, reivindicar a extensão (ou criação de uma nova linha) do trajeto passando no CADEG e no Polo de Lustres e Iluminação em Benfica, abrindo novas opções de locomoção entre estes Bairros. Há de se destacar também o lado Cultural deste trajeto, onde no mesmo podem ser apreciados vários locais Históricos do nosso País, como por exemplo a Quinta da Boa Vista (Museu Nacional (Sede Imperial), Zoológico, Parque a céu aberto, Restaurantes, etc…), Observatório Nacional, Centro de Tradições Nordestinas, Museu do 1º Reinado, Estádio de São Januário, entre outros ….
 
     Portanto, caros Amigos Vascaínos, esta é mais uma vitória (entre outras) nas pretensões da nobre causa vascaína da Revitalização do Entorno de São Januário, a qual permitirá ao nosso amado Clube, posteriormente, a construção da tão sonhada nova Arena de São Januário, associada as benfeitorias (a começarem) já alcançadas até aqui, como o Programa Morar Carioca na Barreira do Vasco, construção da Cidade do Samba II, BRT (Ônibus Expresso) nos arredores de São Januário, possibilidade do Parque Aquático de São Januário ser reformado e usado nas Olimpíadas Rio 2016, entre outras …. O futuro do Vasco da Gama começa aqui! Revitalização e nova Arena Já!
 
     Por hora é isso! Temos que acreditar e continuar lutando (todos juntos, Torcedor Vascaíno) por esta Revitalização! Afinal o Abaixo Assinado Eletrônico (10.313 adesões) reivindicando a Prefeitura esta benfeitoria e o fato desta histórica praça esportiva (São Januário) estar localizada numa área central da Cidade do Rio de Janeiro (entre dois aeroportos, cerca de 11 Km cada um), ao lado da Av Brasil e da Linha Vermelha, a 3 Km da Ponte Rio x Niterói (BR 101), a 5 Km da Linha Amarela, a 12 Km da BR 040 (Rio x BH), a 17 Km da BR 116 (Rio x SP) e a 8 Km do Centro do Rio, associado à força da nossa Torcida é que nos dão este respaldo.
 
     Que cada um de nós continue fazendo a sua parte. O Vasco da Gama é e sempre será um Gigante. Esta é a Alma Vascaína!
 
     Saudações Vascaínas!

Você pode querer ler...

About the Author

Marcelo Paiva
Marcelo Paiva
Marcelo Paiva é Engenheiro Civil, sócio do Vasco há mais de 30 anos e Autor de um Estudo de Viabilidade de Projeto no entorno de São Januário (entregue ao Poder Público), em função do Rugby Rio 2016 e que culminou na formação do Grupo voluntário e independente da revitalização do entorno de São Januário.