ELAS & O PROFESSOR – MIRIAN CHAVES SAMPAIO

POR LUIZ CARLOS ROCHA

 

Dedico esta entrevista de Novembro de 2016, sobre a vida de Mirian Chaves Sampaio a minha pequena-grande e ilustre vascaína Úrsulla Rocha. Te Amo filhotinha!

       MIRIAN CHAVES SAMPAIO, 41 anos, motorista de transporte coletivo, moradora do bairro do Jóquei/SG, casada há 15 anos com Arlem. Desta união nasceu Sarah (14). A Rodoviária também abraçou Letícia, sua enteada. Apaixonada pelo Vasco da Gama sempre defende o time e faz da frase O Vasco é o time da virada e do Amor seu lema de vida. Muito simpática, gentil e sorridente Mirian afirmou que a profissão de motorista é a ideal para a sua vida, e que a família é o seu bem maior. Nas horas vagas ela curte com eles programas normais, tais como cinema, bar, praia e jogos do Vascão!

 

Quando você se descobriu vascaína?

Sempre gostei do Vasco. Mas, há 15 anos meu sogro Joanir me apresentou a história e as conquistas do time. Me apaixonei ainda mais.

 

Você é integrante de alguma torcida organizada?

Não. Mas me emociono toda vez em que vejo as torcidas, seus gritos de guerra e suas bandeiras.

 

Edmundo, Romário ou Roberto Dinamite? Quem foi o maior ídolo do Vasco?

Dinamite. Ele sempre foi um grande ídolo. Romário bagunçou um bocado com a gente, depois voltou para fazer o milésimo gol, foi um grande jogador, mas não ídolo. Edmundo na minha opinião foi bem melhor que o Romário, apesar de ter jogado bem menos, porém, acho que vestiu bem mais a camisa do nosso time do que o Romário.

 

O que você acha da administração do Eurico Miranda?

Eurico Miranda é um grande administrador. Vascaíno. Está meio devagar, mas ele tem crédito, tem muito crédito como dirigente do Vasco.

 

Qual o melhor e o pior jogador do atual time do Vasco?

Considero o Nenê, pois ele puxou a responsabilidade para si. O time é muito nivelado, não tendo, inclusive, um banco de reservas apto a suprir as necessidades técnicas. O Leandrão ainda não disse a que veio, foi uma contratação infeliz.

 

De qual forma você se mantém informada quanto ao Vasco da Gama?

Acompanho pela TV e pelo rádio. Participo de uns grupos no Facebook. Mas principalmente pelo Site Web Vasco, que sempre contém matérias inteligentes e bem-humoradas.

 

Quantas camisas do Vasco você tem?

Atualmente duas.

 

Além de você, quem mais em sua casa torce pelo o Vasco?

Minha família é 99% Vascaína. Marido, filha, cunhado, sogro, sogra, sobrinhos e irmãos. Minha enteada fugiu do padrão, ela é tricolor.

 

A melhor defesa é o ataque?

Acredito que sim.

 

Qual o maior adversário do Vasco?

O maior adversário nesse Campeonato Brasileiro foi o próprio Vasco.

 

Juninho ou Edmundo, quem é o melhor comentarista?

Na minha opinião é o Juninho.

 

Quem você gostaria de ver como presidente do Vasco em 2018?

Eu gosto do Eurico Miranda. Ainda acredito nele.

 

Por que o rendimento do time caiu nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro?

Muito se fala de dados e estatísticas. Mas, na minha opinião aconteceu algo sério que poucos na imprensa divulgaram, mas a matéria com o título Grupo Rachado, publicada por vocês do Web Vasco explica isso, não é?

 

Você conversa de futebol com os passageiros?

É complicado falar sobre futebol. Cada um com sua opinião. Além do fato de ser mulher, pois alguns homens machistas acham que por si só já é um motivo de não entender sobre esse esporte que é a paixão nacional. Mas não me intimido e em alguns momentos até alfineto.

 

Qual foi a maior loucura que você já fez pelo Vasco?

Fui assistir à partida entre Vasco X Santos, em São Januário. Neste dia ganhamos por 2 a 0. Um dos gols foi do Juninho e o outro do Dedé. Além de passar o jogo todo no celular narrando para meu sogro, gritei muito no fim, ao ver o Reizinho dar a volta no campo e passando perto de mim. Gritei tão alto que ele ouviu e acenou para mim.

 

(Fotografias fornecidas pela própria Mirian Sampaio)

 

dsc_0016 dsc_0701 dsc_0702  fb_img_1479056784904 fb_img_1479069315693 fb_img_1479069473565 fb_img_1479069528530  2016-04-05-10-17-00-331

Você pode querer ler...

About the Author

Prof. Luiz Carlos Rocha
O Prof. Luiz Carlos Rocha é o Jornalista responsável pelo Webvasco.com (26153 MTB/RJ) com pós-graduação em jornalismo esportivo, além de ser Fotógrafo profissional. Entre sua vasta experiência profissional, estão a Revista Amiga e o Jornal dos Sports. Você pode encontrá-lo no Facebook clicando aqui!