Ao cair de quatro, ontem, para o São Paulo, no Estádio Mané Garrinha, em Brasília, em partida válida pela 12ª Rodada do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama – mais uma vez – foi alvo das mais diversas piadinhas que envolvem o futebol. O resultado não foi negativo apenas no âmbito social, foi também a experiência vivida por Dom Charuto e sua trupe na veloz saga do apequenamento. Além disso, o Cruzmaltino desceu uma posição na tabela de classificação, e agora ocupa a vice-lanterna! Os gols dos Bambis foram marcados por Pato, Michel Bastos, Wesley e Boschilia. No sábado, certamente levaremos outra porrada, desta vez para o Grêmio.
Foram 12 jogos e apenas 9 pontos ganhos. Os incríveis 27 pontos jogados fora poderão fazer falta em dezembro (término da peleja). Temo pelo Gigante da Colina se acostumar com os fracassos. Quando descemos para a Série B pela primeira vez, foi uma lástima profunda. Já a segunda vez (se Roberto Bombinha fosse firme usaria o regulamento e não teríamos caído) alguns torcedores não sentiram tanto. Tenho a máxima certeza, que se acontecer uma terceira vez (tudo indica que sim), será um fato “normal”. O ataque é de nervos. O meio de campo não cria nada. A defesa é uma peneira. Os goleiros, de pelada. O treinador nem para futebol de mesa (popular botão). Mas a culpa mesmo é de Eurico Miranda e sua reles gestão.
Os atletas medíocres que hoje vestem o manto sagrado vascaíno (jamais escreverei que nos representam!), estão no clube porque alguém contratou. Dirigentes amadores acham que contrataram Messis da vida e sequer admitem que erraram. Dom Charuto que tanto criticou Roberto Bombinha, tem a administração bem similar. Sem direito inclusive de alegar que não entende de gerenciamento, pois durante muitos anos foi à sombra de Antônio Soares Calçada (deveria ter aprendido alguma coisa), e já esteve à frente do clube em outra oportunidade.
No que tange ao direito administrativo, a Carta Magna determina em seu artigo 40, parágrafo primeiro, inciso dois, o limite etário de 70 anos completos para a aposentadoria compulsória do servidor público. Sei que em alguns casos a mente humana ainda está muito produtiva, mas em sua grande maioria já clama pelo descanso. No labuto privado a legislação supracitada deveria se fazer presente também, em especial no mundo dos “boleiros”.
É nítido que Dom Charuto não tem forças sequer de administrar a sua casa, que dirá ser síndico de edifício e muito menos ditar as regras de uma instituição centenária e que outrora fora tão temido, e, sobretudo, respeitado pelos adversários. O Presidente (como gosta de ser chamado) está obsoleto! Ganhou um Estadual porque os adversários eram mais fracos do que o Vasco e agora numa competição nacional mostra como anda mal das pernas (da cabeça, das mãos no caso dos goleiros, e principalmente do coração, no caso do torcedor que está cada vez mais pacifico e aceitando de forma pacata o fracasso de toda uma vida).
Cadê a Compulsória? Eurico Miranda é tão ardiloso, que certamente ele responderia que em 2011 – final do ano – o Estado do Piauí, através da sua casa do caralho, entenda-se Assembléia Legislativa, alterou o artigo 57, parágrafo primeiro, inciso dois, da Constituição Estadual, elevando o tal limite de idade de 70 para 75 anos, contrariando inclusive a Constituição da República. Formado em direito, Dom Charuto deveria saber que o ato é inconstitucional. Ademais, a sede do Vasco da Gama é no Rio de Janeiro, devendo seguir normas Cariocas. Embora descumprir o certo e criar preceitos próprios é a especialidade deste senhor!
O fato é que o Vasco precisa ganhar no mínimo mais 36 pontos, dos 78 que irá disputar até dezembro para não frequentar a Segundona em 2016. Até agora somou apenas 9 pontos, em 12 rodadas, e para fugir da degola é necessário 45 pontos ao término da competição. Não é difícil, mas é triste ver o Machão da Gama fazendo contas para não cair, em vez de calcular se vai ficar ou não com o título! Mais feio ainda é ver a possibilidade de estar na Segunda Divisão exatamente nos anos da Copa do Mundo e das Olimpíadas, e justamente no Brasil!! O Cruzmaltino sempre foi um clube de vanguarda. Uma história positiva. Não podemos deixar Dom Charuto transformar o Vasco em um América ou São Cristóvão da vida.
DIVULGUEM ESSA COVARDIA: GOSTARIA DE PEDIR A TODOS OS MEUS AMIGOS E LEITORES QUE TIRASSE UM TEMPINHO PARA LER A PETIÇÃO PÚBLICA, AO QUAL SEGUE ABAIXO O LINK. TAL DOCUMENTO REFERE-SE A UM ATO DE COVARDIA POR PARTE DA VOLKSWAGEN DO BRASIL EM COAUTORIA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (GRUPO AB) CONTRA ESTE VELHO JORNALISTA. A REFERIDA CONCESSIONÁRIA ESTÁ ME LESANDO DESDE FEVEREIRO DE 2013. MEU CARRO FOI BATIDO DENTRO DA OFICINA, FURTARAM ACESSÓRIOS, TEM PROBLEMAS CAUSADOS POR ELES, ALÉM DE DEFEITOS DE FABRICAÇÃO. O CARRO 0 KM COMPRADO POR MIM HOJE SE ENCONTRA NA OFICINA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (CENTRO DE NITERÓI) DESDE 10 DE JUNHO DE 2013, OU SEJA, HÁ 24 MESES, OU SEJA, 2 ANOS. TEM APENAS 729 KM RODADOS PARA COMPROVAR O CALVÁRIO TENHO DOCUMENTOS, GRAVAÇÕES DE AUDIO E VÍDEO, MAIS DE 400 FOTOGRAFIAS E E-MAILS TROCADOS COM FUNCIONÁRIOS DO BAIXO, MÉDIO E ALTO ESCALÃO DA EMPRESA. POR FAVOR, ASSINEM O DOCUMENTO PARA QUE OUTROS CONSUMIDORES NÃO SEJAM LESADOS POR EMPRESAS DESTE NÍVEL. https://secure.avaaz.org/po/petition/Aos_Orgaos_de_Defesa_do_Consumidor_e_ao_Poder_Judiciario_JUSTICA_CONTRA_UMA_MARCA_E_SUA_REVENDERORA_QUE_DESCUMPREM_A_LEI/?lJEcNfb&pv=0
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.