De nada adiantou a vitória ontem do Vasco, por 2 a 0, sobre o Náutico, no Maracanã, com gols marcados por Edmílson e Bernardo, em partida válida pela 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro. Os concorrentes diretos para não frequentarem a Série B em 2014 também venceram. Diante disso, no próximo domingo, dia 08 de dezembro, o Gigante da Colina precisa vencer o Atlético/PR, em Joinville e torcer por resultados. Ou seja, na última rodada da competição é fazer a prova e torcer para que adversários se saiam mal. Um verdadeiro concurso público!
Por mais que um candidato se prepare bem, para alcançar o objetivo num concurso público é preciso estudar, ter controle emocional e contar com a sorte. A situação do time de São Januário é mais ou menos assim. Entenda o que é preciso para que o Vascão fique no Grupo da Elite do futebol Brazuca:
Em caso de vitória – é o que esperamos do time – precisamos torcer por uma derrota simples do Criciúma ou um empate ou derrota do Coritiba. Se empatarmos – não é o ideal, mas ainda não está perdida a esperança – o Coxa precisa perder por três ou mais gols de diferença, e o Florminense pelo menos empatar sua partida. Em caso de derrota é rebaixamento imediato. Ou melhor, é pedir a Deus que mate e o Diabo que carregue.
Vale ressaltar, que as Tricoletes jogarão contra o Bahia, na Fonte Nova. Já o Criciúma encara os Chorões, ops, digo, Botafogo em local a definir com mando de campo da equipe de General Severiano. E o Alviverde curitibano irá até a cidade de Itu-SP jogar no Estádio Dr. Novelli Júnior, contra os Bambis paulistas, digo, São Paulo.
A situação do Vasco da Gama é bem complicada, mas não é impossível. Vejamos os fatos futebolísticos: Embora difícil, é mais confortável do que a situação das Guerreiras da Segundona. Até, porque, é mais do que justo – a justiça divina não falha – que eles paguem a Série B, na qual devem desde o ano 2.000. Foram “convidados” numa ridícula e imoral virada de mesa naquela época a frequentar a elite APENAS aquele ano, de lá para cá, estão de PENETRA!
Cá entre nós, o Vasco está nessa situação de “concurso público” porque tem um presidente de merda, Roberto Bombinha afundou ainda mais o clube desde que assumiu o cargo principal do Gigante da Colina. As dívidas existiam, porém, aumentaram. A receita que era menor agora é maior. Ele conseguiu ganhando mais gastar mais também. O que agravou a situação financeira do clube. Já dizia aquele outro inútil: “Nunca na história deste país eu vi o Vasco numa crise tão grave”!
A Imensa Torcida Bem Feliz merecia outro final de campeonato. Outrora brigávamos pelo título. Isto é, quando não éramos campeões por antecipação. Lamentável. Torço para que o Vasco consiga se manter na Primeira Divisão no próximo ano, primeiro pela grandeza e história linda que o clube tem. Segundo porque será ano de Copa do Mundo, justamente no Brasil, país do futebol. Se cairmos, despencará também nosso prestígio internacional no segmento dos “boleiros”.
Terminarei a crônica de hoje fazendo dois pedidos ao torcedor vascaíno. Inicialmente para que acredite e tenha fé. Afinal as vibrações de energias positivas em alguns casos tem muito sentido. Depois para que pense bem em quem votará nas eleições no próximo ano. Para dirigir o Vasco precisamos de um vascaíno de verdade, que seja acima de tudo torcedor de coração (doente, ou melhor, saudável pelo Vascão), que seja honesto, humilde para governar com espírito de equipe, competente e empreendedor. Precisamos de um cartola de verdade! Saudações Vascaínas a todos os meus leitores.
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.