O Vasco empatou hoje, com o Nova Iguaçu, por 1 a 1, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, em partida válida pela Sétima Rodada do Campeonato Carioca (Taça Guanabara). O resultado garantiu a invencibilidade – a única equipe na competição – mas não foi suficiente para manter a liderança. Com isso o time de São Januário caiu para a terceira colocação.
O Cruzmaltino – Gigante em rodadas anteriores – foi covarde. Além de atuar de forma errada na maioria do tempo regulamentar (sequer marcou seu gol, o lateral direito Peter fez contra), recuou após abrir o placar. Até que levou o gol do zagueiro Rhayne. Um time que tem o dever de apagar um passado negro recente, cheio de mágoas à torcida, que deseja ser campeão de uma competição inexpressiva e obsoleta (na modernidade do futebol não cabe mais espaços para competições regionais), não pode pensar em vencer uma equipe pequena por um placar magro, tem sempre de atuar para golear, que dirá empatar!
Não entendo essa coisa do Adilson poupar jogadores! Não é a primeira crônica que comento isso. NINGUÉM deve ser poupado. O plantel vascaíno recebe salário suficiente para “comer grama”. Futebol é para homem. O jogador que estiver casadinho que vá jogar nas Laranjeiras. Lá que é lugar de moça! O lateral direito Diego Renan errou tudo o que fez. Não pode ser gandula no Vasco, que dirá reserva. Titular? É sacanagem! O que abunda nem sempre prejudica, mas o que Abuda faz, sempre será prejuízo! Sabe Ken há muito tempo joga mal? Pedro. Está na hora de colocar a patinha na forma. A quantidade de gols que Edmilson perde merece ter contrato rescindido.
Um parágrafo dedicado especialmente para o meia-atacante Bernardo. Com todo respeito ao Edmundo – foi um dos maiores craques que já vi jogar, além de ser niteroiense (uma grande qualidade) – acho que ele foi extremamente infeliz ao declarar que Bernardo poderá ser o jogador substituto em termos de idolatria vascaína, após aposentadoria de Juninho. O Reizinho tinha prestígio porque tem carisma, profissionalismo, dedicação e muito talento. O badboy Bernardo insulta a Imensa Torcida Bem Feliz, deixou o Vasco por outro clube por qualquer ninharia financeira e seu futebol jamais poderá ser comparado ao de Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior. Bernardo não pode ser titular, não tem futebol para isso. É bom jogador de banco para entrar na etapa complementar.
Agora o Vasco terá uma semana para refletir os erros e colocar em prática o futebol de um Gigante. Domingo, às 16h, no Maracanã, palco maior do futebol, enfrentará os Molambos. Se jogarmos o Clássico dos Milhões da mesma maneira que atuamos contra a Laranja da Baixada certamente seremos engolidos pelo Povo do Gueto. Tempo para trabalhar o treinador Adilson Batista terá.
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.