Infelizmente o Club de Regatas Vasco da Gama, nos últimos 16 anos, vem sofrendo da Síndrome do Inho! Isto, é, vem se acostumando com coisas miúdas e consequentemente se apequenando a cada dia. Do ano 2001 para cá foram apenas quatro títulos conquistados (Copa do Brasil, em 2011 e Campeonato Carioca, em 2003, 2015 e 2016), para tantos fracassos. Dentre eles três rebaixamentos no Campeonato Brasileiro. Pobre Vasquinho!
Tudo veio ficando pequenininho no clube. Outrora chamado de Gigante da Colina, diante de tantos encolhimentos, hoje certamente pode ser chamado de Anãozinho da Colina! E os amesquinhamentos não param por aí. As arquibancadas de São Januário foram reduzidas. A capacidade do Estádio nesses 16 anos ficou menor.
Na contenção das despesas a diretoria economizou inclusive na conta de água, tendo o fornecimento cortado! Uma lástima. Times tenebrosos foram apresentados ao torcedor neste período. Treinadores-aprendizes comandaram os planteis. Tudo era pequenino demais. É a Síndrome do Inho!
Nesta peleja da Série B, que foi comandada pela dupla Inho, digo, Jorginho e Zinho, treinador e auxiliar, respectivamente, fomos obrigados a ver o Diguinho – o pior Inho – atuar por diversas vezes com o manto sagrado e manchando a imagem do time. E até mesmo o Andrezinho, esqueceu de crescer em determinados momentos, deixando o André no vestiário, indo para o gramado apenas com o Inho. Que pena!
Contratações pífias. Jogadinhas políticas. Enriquecimento as custas de sugar a marca Vasco da Gama. Tudo isso fez parte do contexto. Dom Charuto tanto criticou o Robertinho (Bombinha), mas fez igual ou pior. Com sua imagem do clássico gangster – suspensório, charuto e guarda-costas – detentor de uma falácia polêmica e forte, sempre afirmou que em sua gestão o Machão da Gama não cairia para a Segundona. De fato, não caiu, despencou!
Se analisarmos minuciosamente direta e indiretamente Dom Charuto foi responsável pelas três quedas no Brasileirão. Claro que o Bombinha também. A diferença é que Roberto Dinamite jamais se colocou como um ser supremo que o Vasco precisa dele, e que é peça insubstituível no cenário desportivo vascaíno. Mas isso é só o comecinho. Vai piorar ainda mais.
Para a temporada 2017, o presidente dispensou Jorginho e Zinho, e apresentou no dia 01 de dezembro de 2016 o técnico Cristóvão Borges, que já teve uma passagem pelo clube. Para refrescar a memória da Imensa Torcida Bem Feliz, o referido treinador era estagiário (leia-se auxiliar técnico) de Ricardo Gomes, que em 2011 deixou tudo encaminhado para a Tríplice Coroa, quando teve um AVC e o estagiário assumiu o comando da equipe. O Vasco foi campeão da Copa do Brasil, vice-campeão brasileiro com diferença de 2 pontos para os Gambás, que levantaram o Caneco, e a eliminação nas quartas de final da Copa Sul Americana.
Moral do retrospecto: Tinha tudo para ganhar três títulos, mas só ganhou um. O trabalho do Ricardo Gomes foi impecável até a chegada de Cristóvão Borges que estragou tudo. Fora do Cruzmaltino os números são ainda mais desesperadores. Em 156 partidas, foram apenas 66 vitórias, 37 empates e acreditem 53 derrotas.
Em tempos de apequenamento, na qual o Inho impera em São Januário e outras sedes do Vasco da Gama, fala-se nos bastidores que o mandatário “delegou” todos os poderes. Que hoje é mais um chanceler do que propriamente um presidente. Que o cartola de fato é um, e o de direito é outro. Seguindo a linha de raciocínio desta crônica não é difícil de desvendar o nome do atual homem forte do Vasco, não é Eurico?
PERPLEXO COM O PODER JUDICIÁRIO:
DEPOIS DE AGUARDAR 41 MESES, OU SEJA, 3 ANOS E CINCO MESES (CARRO DESDE 10 DE JUNHO DE 2013) COM O CARRO PRESO NA OFICINA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS COM APENAS 729 KM RODADOS, EM UM PROCESSO COM 6 VOLUMES, NA 1ª VARA CIVEL, DA COMARCA DE NITERÓI/RJ, REGIONAL OCEÂNICA, A SENTENÇA FOI INDEFERIR TODOS OS MEUS PEDIDOS E AINDA CONDENAR EM 10% DE CUSTAS JUDICIAIS. OU SEJA, FIQUEI SEM CARRO ESSE TEMPO TODO (MESMO PAGANDO À VISTA POR ELE), JUNTEI PROVAS COMO REGISTRO DE OCORRÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL/RJ, BOLETIM DE OCORRÊNCIA DA POLICIA MILITAR/RJ, ORDENS DE SERVIÇO, MAIS DE 600 FOTOGRAFIAS, MAIS DE 40 ÁUDIOS, NOTAS FISCAIS, NOTAS DE TÁXI, PRONTUÁRIOS MÉDICOS, POIS NESTE PERÍODO TIVE PROBLEMAS DE SAÚDE, BEM COMO MEUS FAMILIARES, TENDO UMA FILHA QUE HOJE TEM APENAS 5 ANOS, NA ÉPOCA POUCO MAIS DE 1 ANINHO. TUDO ISSO PARA NADA. QUEM GOSTOU DO RESULTADO DA DOUTA MAGRISTRADA FORAM AS EMPRESAS RÉS – QUE ME LESARAM – ABOLIÇÃO VEÍCULOS E VW DO BRASIL (PROCESSO: No 0016370-44.2013.8.19.0212).
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NO SITE WEBVASCO (www.webvasco.com), TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.