Que lástima! Deprimente! Uma verdadeira vergonha! Fundo do poço! Acabou! O Vasco da Gama ao ser derrotado, em partida válida pela semifinal, ontem, por 3 a 0, pelo Fluminense, não só deu adeus ao Campeonato Carioca, mas também serviu de alerta para o Campeonato Brasileiro, que começará no mês que vem, e o plantel está em desacordo com a história vascaína de grandes glórias.
Desta vez a diretoria do Cruzmaltino se superou no que tange a trapalhada, bem como as sinuosas condutas de gestão. Nem mesmo a cartolagem acreditava no time. Porém, como é ano de eleição no clube, o Gigante da Colina (ultimamente Anão!) precisava conquistar um título. Das competições disputadas: Carioca, Copa do Brasil, Brasileiro e Torneio da Flórida (USA), a competição regional seria a mais fácil de conquistar, uma vez que o relacionamento da FERJ é bem estreito com a Família Mimimi.
A partir daquele momento, elaboraram uma fórmula de disputa ridícula e inédita para o Cariocão, versão 2017. Sempre o confronto final foi o campeão da Taça Guanabara contra o campeão da Taça Rio. Se a modificação fosse para pontos corridos tudo bem. Mas o modo de disputa ficou pífio, uma vez, que de nada adiantaria sagrar-se vitorioso no primeiro e segundo turno, se ainda haveria uma semifinal com os quatros primeiros times colocados na soma de ambos os turnos. Ou seja, qualquer um podeRIA (é para rir mesmo) ser o primeiro colocado no Carioca, mesmo sem ganhar turno.
Tal fórmula foi pensando na deficiência futebolística vascaína, com a necessidade da manutenção da atual diretoria – falida – no poder do clube. Tudo devidamente “calculado”. Mesmo com um plantel tecnicamente inferior aos adversários (Chorões, Flores e Excluídos), o time de São Januário tinha tudo para ser tricampeão e maquiar o verdadeiro funcionamento da máquina administrativa.
Mas deu errado! Cansado de tanto ser criticado por montar um elenco de mediano para ruim e repatriar o estagiário Cristóvão Borges, Dom Charuto contratou Milton Mendes para comandar a equipe com o propósito de apagar a empolgação da Imensa Torcida Bem (In)Feliz, no que diz respeito às críticas, e de modo modesto levar a equipe disputar a final com a ajudinha administrativa da FERJ, para então iludir o eleitor vascaíno e ficar mais três anos à frente do Vasco.
Ou melhor, deu certo. O trabalho sério de Milton Mendes foi consertar os erros, dar continuidade nos poucos acertos e, sobretudo, adquirir maturidade e autoestima no time vascaíno. Ganhou do Botafogo e levou o caneco da Taça Rio. E na partida de ontem, que marcava a semifinal do campeonato tinha a missão de derrotar o FlorminenC. Não era tão árdua assim. Afinal, a história do Vasco ao longo dos anos superava a memória das Tricoletes. Além da massa vascaína que poderia empurrar o time.
Tanto, que a etapa vestibular foi em pé de igualdade. Mas no tempo complementar, logo aos cinco minutos, após cobrança de falta de Sornoza, Richarlison abriu o placar e acabou com a estabilidade emocional vascaína. Logo depois, aos dez minutos, Lucas deu um chapéu em Rodrigo (que não é difícil) na entrada da área e cruzou para Wellington Silva marcar o segundo. Aí o garoto Douglas que tem muito talento, mas ainda não disponibiliza de tanta experiência perdeu a cabeça e foi expulso. Resultado? O lateral Léo, aos 26, definiu o marcador.
A conclusão é que se não houvesse mexida na regra para o favorecimento vascaíno, a disputa seria entre Machão da Gama e Flores, campeões das Taças Rio e Guanabara, respectivamente, em dois jogos. Certamente – pelo estudo sobre futebol em instituições consagradas – que tem Milton Mendes, ao sofrer o primeiro gol dificilmente tomaria mais dois. Primeiro, porque haveria uma outra partida (a finalíssima) na qual o panorama poderia ser facilmente revertido. Depois, porque uma decisão em 180 minutos há tempo suficiente para escolher as melhores opções táticas e técnicas. Diferente de uma partida única com a desvantagem de um homem a menos e sem serventia o empate. A conduta do comandante seria outra.
Também não entendo como um atleta como Wagner é reserva e Luís Aposentado Fabiano é titular. Até agora nada. Nem mesmo o gol que fez no jogo passado serviu, porque de qualquer forma Douglas já tinha garantido a supremacia. Aliás, sei sim, porque muitos não poderiam ser nem gandulas (com respeito a categoria) e mesmo assim são titulares na Colina. São as fortes influências de empresários dando as cartas a todo momento. Além de um bobão metido a cartola (filhinho de papai) se metendo no trabalho dos treinadores. Prova disso, é que enquanto Jorginho e Zinho tinham autonomia a coisa ia bem. Assim que o trainee de cartola começou a meter o bedelho o trabalho da dupla despencou.
O fato é que a estreia do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro é justamente contra o atual campeão, o Palmeiras, dia 14 de maio. E não terá essa do Porco ser co-irmão, vão atuar para valer. Se acontecer um quarto rebaixamento o Cruzmaltino poderá fechar as portas! Acorda Vascão! Sócio eleitores tenham consciência de não reeleger Dom Charuto. Acabem com a dinastia Miranda no clube. Permitam que o Vasco volte a ser Gigante!
PERPLEXO COM O PODER JUDICIÁRIO:
DEPOIS DE AGUARDAR 46 MESES, OU SEJA, 3 ANOS E DEZ MESES (CARRO DESDE 10 DE JUNHO DE 2013) COM O CARRO PRESO NA OFICINA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS COM APENAS 729 KM RODADOS, EM UM PROCESSO COM 6 VOLUMES, NA 1ª VARA CIVEL, DA COMARCA DE NITERÓI/RJ, REGIONAL OCEÂNICA, A SENTENÇA FOI INDEFERIR TODOS OS MEUS PEDIDOS E AINDA CONDENAR EM 10% DE CUSTAS JUDICIAIS. OU SEJA, FIQUEI SEM CARRO ESSE TEMPO TODO (MESMO PAGANDO À VISTA POR ELE), JUNTEI PROVAS COMO REGISTRO DE OCORRÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL/RJ, BOLETIM DE OCORRÊNCIA DA POLICIA MILITAR/RJ, ORDENS DE SERVIÇO, MAIS DE 600 FOTOGRAFIAS, MAIS DE 40 ÁUDIOS, NOTAS FISCAIS, NOTAS DE TÁXI, PRONTUÁRIOS MÉDICOS, POIS NESTE PERÍODO TIVE PROBLEMAS DE SAÚDE, BEM COMO MEUS FAMILIARES, TENDO UMA FILHA QUE HOJE TEM APENAS 5 ANOS, NA ÉPOCA POUCO MAIS DE 1 ANINHO. VALE LEMBRAR, QUE OS PRIMEIROS DEFEITOS SE DERAM QUANDO O CARRO TINHA MENOS DE 30 KM RODADOS. TUDO ISSO PARA NADA. QUEM GOSTOU DO RESULTADO DA DOUTA MAGRISTRADA FORAM AS EMPRESAS RÉS – QUE ME LESARAM – ABOLIÇÃO VEÍCULOS E VW DO BRASIL (PROCESSO: No 0016370-44.2013.8.19.0212).
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NO SITE WEBVASCO (www.webvasco.com), TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.