O Florminense garantiu a vantagem de empatar duas vezes contra o Vasco nas semifinais para ter vaga garantida na finalíssima do Campeonato Carioca contra o Povo do Gueto. Pois é, mas a vantagem mesmo é saber que o futebol é um esporte para os grandes times. Foi aí que a coisa mudou de figura. Agora o Gigante da Colina aguarda a hora de depenar a Galinha de Macumba!
Eu poderia definir o clássico com a velha máxima: Os primeiros milhos são para os pintos. Ou: Futebol é para homem. E até quem sabe: Quem rir por último rir melhor! Nada disso será preciso. Isto, porque, no fundo, no fundo (sem brincadeiras com os fundos dos jogadores tricolores) as Tricoletes já sabiam do destino, que é ser um eterno freguês do Vascão! O gol de Edmilson aos 44 minutos da etapa inicial apenas confirmou a superioridade que eu já sabia.
Na crônica anterior, eu escrevi que se o Machão da Gama atuasse da mesma forma na partida de ontem, iríamos atropelar “as rosinhas”. De fato só deu o time de São Januário, tendo inclusive o placar injusto pela posse de bola – 64% V, 36% F, no primeiro tempo e 60% V, 40% F, na etapa complementar – e pelo domínio na parte tática e, sobretudo, técnica. Poucos atletas vascaínos erraram.
O plantel cruzmaltino não é dos melhores, pelo contrário, precisa de reforços em todos os setores. Mas há união e determinação. Não há vaidade. Isso faz a diferença futebolística. No geral não vejo superioridade dos Molambos. Existem alguns valores individuais. Porém, bons jogadores também temos. O goleiro Martín Silva é muito bom e já provou isso para a Imensa Torcida Bem Feliz.
Destaque também para o zagueiro Luan, que tem futuro. Giñazú é um tanque de guerra importante no esquema de jogo. Douglas é um maestro. Everton Costa joga muita bola. Tomara que não fique mascarado. O xodó do torcedor Thalles é oportunista. E Edmilson o artilheiro da competição com 11 gols marcados. Outros medianos e alguns ruins.
Num todo, se o Vasco atuar com a mesma vontade nos próximos dois domingos, certamente gritaremos: “É Campeão!” A massa vascaína terá um papel mais do que importante, uma missão fundamental. Têm de ir ao Maracanã e empurrar a equipe os 180 minutos. Não desanimar. Acreditar que a Taça do Cariocão, versão 2014 irá para nossa sede.
HOMENAGEM: Gostaria de dedicar a crônica de hoje ao Capitão-Médico da Policia Militar do Rio de Janeiro, Dr. Leandro Vale, ilustre vascaíno que presidiu a junta médica que me curou de incômodos renais, através dos procedimentos cirúrgicos realizados nos últimos dias 13 e 24 deste mês, no Hospital Espanhol. Tenho certeza que o amigo Leandro deve estar muito feliz com o destino, digo, a vitória do Vascão. Obrigado por tudo doutor. É um privilégio ser paciente de um profissional competente e, sobretudo, torcedor do Gigante da Colina.
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.