Caros Amigos Vascaínos!
Depois de algum tempo ausente em minhas colunas, em virtude de longos compromissos profissionais, venho colocar a questão da Revitalização do Entorno do Estádio de SJ (São Januário), novamente no meio Vascaíno.
Entorno Atual de SJ
Fonte da imagem: Internet
Como todos os Vascaínos sabem, este portal (webvasco.com) é um conceituado veículo de interação entre os Vascaínos nas redes sociais e a questão da Revitalização do Entorno de SJ, que é o pré requisito para a posterior Ampliação/Modernização do nosso estádio, e é uma das BANDEIRAS VASCAÍNAS a qual empenhamos, como também a empenho fazendo parte do Movimento Voluntário pela Revitalização do Entorno de SJ, em conjunto com os Srs: André Pedro, Marcus Simonini, Raimundo Almeida, Maurício Mendes e Phillipi Labanca.
Todos sabemos que este viés já teria acontecido, caso o evento olímpico “Rugby Rio 2016” acontecesse no estádio do nosso amado Clube, cujo evento demandaria tais obras de Acessibilidade e Mobilidade Urbana em seu entorno, em conjunto com o Programa “Morar Carioca” da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Obras pontuais de MODERNIZAÇÃO, também seriam feitas dentro do estádio, de modo a se realizar este Esporte que retorna ao cenário olímpico após 92 anos.
Vamos lembrar alguns fatos dentro deste contexto:
Uma Carta de Intenções, objetivando esta linha de ação, foi assinada entre o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o CRVG (Clube de Regatas Vasco da Gama) em Julho de 2010 (VEJAM AO CLICAR AQUI – http://www.sidneyrezende.com/
Vascaína, perdemos este viés olímpico, cuja diretoria anterior não deu até hoje uma explicação plausível para esta irreparável perda.
Este evento olímpico nos proporcionaria uma IMENSA VISIBILIDADE, ao nosso Clube para o mundo, além das benfeitorias que viriam com essa linha de ação.
Assinatura da carta de intenções, entre o COB e o CRVG, visando o Rugby Rio 2016 em São Januário
Fonte da imagem: vasco.com.br
Mesmo com a perda do Rugby Rio 2016 em SJ, o Programa “Morar Carioca” se manteve ativo e a Revitalização do Entorno do Estádio de SJ foi novamente apalavrada, pelo Sr Prefeito da Cidade do RJ, em Julho de 2014 (VEJA AO CLICAR AQUI – http://www.rio.rj.gov.br/web/
Como podemos ver, independente da perda do Rugby Rio 2016 em SJ, a Revitalização do Entorno está em aberto, no compasso de espera em seu modo macro, embora algumas pequenas intervenções estejam sendo feitas
até aqui.
Fonte da Imagem: Jornal O Globo – RJ – 06/03/13
Quanto ao PROJETO INICIAL ORÇADO EM R$ 100.000.000,00 (Cem Milhões de Reais) previsto para aquela região, quando o CRVG estava com uma carta de intenções assinada para sediar o Rugby Rio 2016 (VEJA AO CLICAR AQUI – http://noticias.r7.com/rio-de-
Um quesito que o projeto da Prefeitura GUARDOU SEMELHANÇA, com as nossas sugestões, foi a rua prevista acessando a Av. Brasil a rua General Almério de Moura, onde se encontra o estádio de SJ.
Tivemos uma boa recepção, por parte da Coordenadora e REPRODUZIMOS NA IMAGEM ABAIXO, de modo simplista e artesanal, o QUESITO ACESSIBILIDADE previsto naquele projeto:
modo a se realizar o Rugby Rio 2016.
do Entorno do Estádio de SJ,
Lembramos a todos os Vascaínos que esta linha de ação é pontual e necessária para o entorno, pois beneficiará não somente o CRVG, mas sim a todos os moradores, trabalhadores, comerciantes e até mesmo a população da Cidade do Rio de Janeiro, que ganharão novas portas de entrada para aquela região do Bairro de São Cristóvão e adjacências.
Essa iniciativa conta com o apoio de moradores, comerciantes, empresários da região e autoridades do Bairro Imperial de São Cristóvão e seus arredores, pois irá alavancar o potencial de investimentos naquele Bairro ao revitalizá-lo, abrindo a possibilidade de novos imóveis habitacionais, comerciais, industriais, culturais, tais como: shoppings, Lojas, Cinemas, Áreas de Lazer, Postos Médicos, entre outros, que mudarão a situação atual de “REGIÃO ESTAGNADA” para “REGIÃO POTENCIALIZADA”!
Outro argumento interessante, que podemos passar dentro do contexto, é o fato daquela região possuir o apelo Histórico e Cultural. Pois a cerca de 2 Km de São Januário existe a “QUINTA DA BOA VISTA” que é um Parque a céu aberto, na Cidade do Rio de Janeiro (semelhante ao “Central Park” da Cidade de Nova York – E.U.A.), cujo local está o MUSEU IMPERIAL que remonta a História do Brasil Império, assim como a proximidade do CENTRO DE TRADIÇÕES NORDESTINAS (Popular Feira de São Cristóvão), está próximo da CADEG (Centro de Abastecimento Alimentício do RJ), idem para o POLO RIO DE LUSTRES DE BENFICA (O maior polo de Iluminação do RJ), como também o OBSERVATÓRIO NACIONAL, a RÁDIO TUPI RJ (1280 AM/ 96,5 FM), entre outros atrativos daquela Região Histórica e Cultural do Brasil, que está situada numa das Regiões mais CENTRAIS da Cidade do Rio de Janeiro.
Quanto que o Município do Rio de Janeiro, o CRVG e a Iniciativa Privada não perdem, assim como os moradores e turistas da Cidade, em não se PROMOVER um CIRCUITO ESPORTIVO, CULTURAL E HISTÓRICO, aproximando e integrando estes equipamentos com a População?
Fonte da imagem: yourholidayhome.com
Fonte da imagem: www.riofilmcommission.com
Queremos lembrar aos Vascaínos, que o nosso Grupo Voluntário da Revitalização do Entorno de SJ teve reuniões de intercâmbio, tanto com a diretoria anterior do CRVG, quanto a atual.
Em relação a anterior, a mesma se mostrou interessada em promover a aproximação com o Poder Público, de modo a se buscar esta benfeitoria comum ao CRVG, aos moradores e a toda aquela região, mas que na prática não teve pró atividade suficiente para se buscar e se realizar esta importante linha de ação.
Em relação a atual diretoria do CRVG, tivemos uma reunião com a mesma, em Dezembro de 2014, onde apresentamos o nosso trabalho voluntário, como também a razão deste propósito ser realizado, assim como deixamos um farto material sobre este trabalho. Apresentamos também, o APOIO INCONDICIONAL de moradores, empresários e autoridades daquele Bairro, que ENXERGAM O POTENCIAL HABITACIONAL, COMERCIAL E TURÍSTICO, com a Revitalização daquela área. Pois o CRVG é o “carro chefe” de qualquer linha de ação naquele local.
Infelizmente não obtivemos ainda um retorno da atual diretoria sobre este trabalho e sobre o seu apoio. Pois o CRVG TEM QUE SER O MAIOR INTERESSADO nessas benfeitorias, por mais que voluntariamente estamos todos lutando por isso e por mais que o Torcedor Vascaíno almeje isto.
Possa ser que a atual diretoria do CRVG esteja maturando essa possibilidade, perante o Poder Público, de modo reservado?
Esperamos que seja isso! Pois o Vasco da Gama tem que ser GIGANTE também nesta condição!
Quanto ao Poder Público, neste caso a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a mesma possui em mãos um ABAIXO ASSINADO ELETRÔNICO, de 10.313 assinaturas (VEJA AO CLICAR AQUI NO FIM DAQUELA COLUNA – http://www.webvasco.com/
Após todos estes bons argumentos citados até aqui, percebemos que para esta importante linha de ação se concretizar é de suma importância o CRVG procurar o Poder Público e solicitar que o projeto de referência para a Revitalização do Entorno de SJ, aquele inicial quando o Vasco da Gama estava previsto sediar o Rugby Rio 2016, SAIA DO PAPEL através da VERBA JÁ DESTINADA PARA ISSO, conforme visto anteriormente.
Tudo é questão de VONTADE POLÍTICA entre as partes, de modo que no entendimento de ambos seja ENXERGADA e EXECUTADA essa obra de infra estrutura comum ao Clube, aos moradores, ao comércio e indústria local, e até mesmo ao próprio Poder Público.
Que o CRVG aja o mais rápido possível e que a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro ENXERGUE a POTENCIALIZAÇÃO daquela região, carente de ações Públicas há décadas.
Antes que um dia o nosso Estádio de SJ, quase centenário, seja possivelmente INTERDITADO pelas “Forças Ocultas”, alegando obsolência e fadiga do equipamento.
São Januário DEVE e MERECE uma modernização, seguida de ampliação nos conceitos atuais de sustentabilidade (Captação de água de chuva para limpeza em geral e irrigação do gramado. Captação de energia solar para armazenamento, de modo a iluminar alguns pontos do Estádio, entre outros …).
Para isso ocorrer recaímos novamente na necessidade do pré requisito “Revitalização do Entorno de SJ” SER CUMPRIDO, de modo posterior a “Modernização/Ampliação” do estádio ocorrer a “reboque” no momento
certo!
Fonte da imagem: skyscrapercity.com
Fonte da imagem: inhabitat.com
Como Vascaínos visionários que somos devemos nos empenharmos em cobrar do CRVG, como “carro chefe” de quaisquer linhas de ações naquela região,providências perante o Poder Público, reivindicando tais benfeitorias explanadas nesta matéria. Assim como massificarmos na mídia em geral, este apelo.
Pois argumentos fortes e contundentes existem e não podemos deixar o 3º e último “cavalo selado” passar! Os outros dois foram: um no Pan Americano de 2007 e o outro, na Olimpíada Rio 2016.
Lembramos a todos os Vascaínos, ao Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro e a todos os postulantes a este cargo, seja de situação ou de oposição, que este é um ANO ELEITORAL em todas as Cidades Brasileiras e que Revitalizar o entorno de SJ é um BEM COMUM a toda aquela região e a toda a Cidade do Rio de Janeiro. E não somente ao CRVG.
Que o Vasco da Gama LUTE por essa premissa e posteriormente modernize e amplie o seu estádio.
Pois todo e qualquer grande Clube hoje que não possuir um estádio próprio atualizado, ou uma arena multi uso, tenderão a desaparecerem como grandes clubes no futuro próximo!
Que pequemos por excesso, mas nunca por omissão!
Pois um dia a História irá COBRAR POSITIVAMENTE ou NEGATIVAMENTE, a todos aqueles que direta, ou indiretamente, tiveram a oportunidade de FAZER, OU NÃO, esta BENFEITORIA comum ao CRVG e a toda aquela Região!
Saudações Vascaínas a todos e vamos a algumas imagens abaixo, que ajudam a complementar os argumentos apresentados nesta coluna:
QUADRO COMPARATIVO DE DISTÂNCIAS A PARTIR DO ESTÁDIO DE SÃO JANUÁRIO – RIO DE JANEIRO – RJ:
|
|
SJ x Av Brasil (BR 101):
|
0,3 Km
|
SJ x Ponte Rio/ Niterói (BR 101):
|
3 Km
|
SJ x Centro do Rio de Janeiro:
|
8 Km
|
SJ x Rodoviária do Rio de Janeiro:
|
4 Km
|
SJ x Porto do Rio de Janeiro:
|
6 Km
|
SJ x Aeroporto Santos Dumont (Centro do Rio de Janeiro):
|
10 Km
|
SJ x Aeroporto Internacional Galeão/Tom Jobim (Zona Norte do Rio de
|
12 Km
|
SJ x Rodovia BR 040 (Rio x BH):
|
12 Km
|
SJ x Rodovia BR 116 (Rio x SP):
|
17 Km
|
SJ x Estações de Trem e de Metrô, de São Cristóvão (ao lado da Quinta
|
2 Km
|
Como podemos ver, neste quadro, São Januário está numa Região Central do Rio de Janeiro. Mais ainda que o próprio Maracanã e o próprio Engenhão!
COMPARATIVO, POR SEMELHANÇA, DO ANTIGO ESTÁDIO DO PALMEIRAS – SP COM SÃO JANUÁRIO ATUAL:
(Antes da construção da nova Arena Multi Uso)
Fonte da imagem: Internet
Fonte da imagem: Internet
Reparem acima a SEMELHANÇA entre ambos!
VÍDEO, abaixo, SOBRE A NOVA ARENA DO PALMEIRAS – SP, após o Clube ENXERGAR um Nobre futuro através da Revitalização do seu equipamento. Mesmo com a sua acessibilidade não tão eficiente (trânsito intenso), com exceção da Av. Francisco Matarazzo e dos viadutos Pompéia e Antártica,quase ao lado.
Parabéns ao Clube Co Irmão de SP, SEP (Sociedade Esportiva Palmeiras) pelos seus Dirigentes pensarem grande e terem a coragem, e a sabedoria, de transformarem o seu obsoleto estádio em uma das Arenas mais funcionais do mundo!
Fica aqui um recado ao Clube de Regatas Vasco da Gama: Este é um exemplo a ser seguido! Afinal, História, Tradição e Grandeza TEMOS PARA ISSO! Como já a tivemos, em 1927, ao construirmos o Estádio de São Januário!
EM TEMPO: Para detalhes complementares, sobre este propósito, assistam após o término desta coluna (VEJA AO CLICAR AQUI – https://youtu.be/X-OaDK5fxFU ) a entrevista (35 min) do Grupo Voluntário, em Agosto de 2015, ao Programa “Expresso da Colina”!
ARENA ALLIANS PARQUE – S E Palmeiras – SP:
https://www.youtube.com/watch?
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS!