Verme, incompetente, pífio… Tantas palavras negativas poderiam definir o Vasco da Gama na partida de ontem, na qual perdeu para o fraco Figueirense, por 1 a 0, com gol de Marcão, em pleno Maracanã, em partida válida pela 21ª Rodada do Campeonato Brasileiro. De nada adianta, pois temos a cartolagem mais sem vergonha de todos os tempos. Dirigentes medíocres que só exploram o clube, sugando as suas últimas tetas. O presidente Dom Charuto cada vez mais desacreditado por seu blá, blá, blá sem fundamento! O Pançudo bem parecido com um sapo: língua inútil e grande, que só serve para papar moscas (todos sacaneiam o Cruzmaltino e ele não faz porra nenhuma!), pernas curtas que só permitem saltos pequenos para iludir momentaneamente o torcedor vascaíno, olho grande (principal característica de sua soberba), quer sempre mais para si, pouco importa a imagem centenária da instituição, e por fim gosta de viver na lama, talvez por isso for o principal responsável pelo primeiro e o próximo rebaixamento para a Segunda Divisão (com data marcada para 06 de dezembro, em Coritiba, diante do Coxa). Na quarta, o Vasco visita o Inter, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, às 19h30m.
Citar atuações dos atletas ontem é ser masoquista! Comentar chances de evitar a forca é redundante, inúmeras foram às explanações aqui por mim. Diante de um quadro cada vez mais crítico e de reais chances, aliado a boatos, vejamos o que REALMENTE SALVARIA O VASCO:
Comenta-se à boca miúda, que em 2016 não haverá Campeonato Brasileiro. Que dirigentes fariam um Torneio Nacional (como em 1987, Copa União, e em 2000, Copa João Havelange), com a participação de 24 clubes. O que significaria não descer ninguém, e ainda subirem os quatro primeiros da Série B. A referida competição seria nos moldes de mata-mata. Mas existem dois problemas. Vamos a eles.
Preliminarmente precisaremos de um “boi de piranha”, “laranja”, “bode expiatório” ou adjetivos afins para justificar que uma das 20 equipes da atual competição possa se “rebelar” e mostrar publicamente seu descontentamento, com possível Ação Judicial a fim de tumultuar o Brasileirão 2015. Um clube rebaixado e outro com atleta irregular ficando na Série A. Como exemplo o Gama, na versão de 1999.
O segundo é que o Brasileirão 2015 está em andamento, o que implica em mudança no regulamento para as próximas edições. Certamente o Ministério Público (Fiscal da Lei) meteria o bedelho, a fim de fortalecer a Lei 10.671/2003, batizada de Estatuto do Torcedor. Basta observar o art. 9º, § 5º (É vedado proceder alterações no regulamento da competição, desde a sua divulgação definitiva). Combinado com o art. 10, §3º (Em campeonatos ou Torneios regulares com mais de uma divisão, será observado o princípio do acesso e do descenso). Ou seja, tais dispositivos, em suma, fazem alusão à íntegra do regulamento da competição supracitada, conforme o art. 5º, inciso I. Qualquer alteração fora dos padrões vai dar merda!
Ainda sobre a Lei 10.671/03, o artigo 41, que ressalta a parte dos crimes, precisamente o art. 41-E, (Fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado da competição esportiva).
Porém a velha máxima indaga: “O que é um pum, para quem está todo borrado?”. Pois é. Diante da sabedoria popular, dos inúmeros fracassos do Vasco, da diretoria de bosta do clube e da salvação de uma marca, a ÚNICA SOLUÇÃO será criar um torneio na próxima temporada, na qual as regras serão distintas e a participação de um número maior (para justificar a ausência do descenso) de participantes. Já haverá tanta manipulação, fraudes e principalmente violações a legislação, e, sobretudo, a ética disciplinar do futebol, porque não titular a possível competição de COPA JOSÉ MARIA MARIN, em justa homenagem a um ícone da sacanagem!
Seus organizadores podem aproveitar a empossar o Dr. Eurico Miranda, como presidente da Comissão de Arbitragem. Delúbio Soares de Castro como Diretor Financeiro. Para chefe do Departamento Jurídico da ilibada competição o Dr.José Dirceu de Oliveira e Silva. José Genoíno Guimarães Neto é um bom nome para a Chancelaria. Como não precisa mais de diploma para exercer o cargo de jornalista – pelo menos em empresas de pequeno porte, no estilo Casa da Mãe Joana – sugiro que José Renan Vasconcelos Calheiros, Roberto Jefferson Monteiro Francisco, Anthony William Matheus de Oliveira e Marcos Valério Fernandes de Souza forme a quadrilha, digo, Assessoria de Imprensa. Os doutores Antônio Palocci Filho e Pablo do Nascimento Mussolim (falso médico que atuava em SP) irão comandar o Departamento Médico.
O corregedor geral Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar o início da competição para 171, corrigindo 17/01, ou melhor, 17 de janeiro. Brincadeiras à parte, falando MUITO SÉRIO, somente uma atitude deste porte salvará o Anão (Gigante neste momento não cabe) da Colina de frequentar o Módulo de Acesso, justamente no ano de Olimpíadas, no Rio de Janeiro.
Olha que nem citei, bem como explanei passo a passo os artigos 41-C e 41-D do Estatuto do Torcedor, por aqueles que administram atualmente o Vasco da “Grana”. Sem falar em gestões pretéritas…
DIVULGUEM ESSA COVARDIA: GOSTARIA DE PEDIR A TODOS OS MEUS AMIGOS E LEITORES QUE TIRASSE UM TEMPINHO PARA LER A PETIÇÃO PÚBLICA, AO QUAL SEGUE ABAIXO O LINK. TAL DOCUMENTO REFERE-SE A UM ATO DE COVARDIA POR PARTE DA VOLKSWAGEN DO BRASIL EM COAUTORIA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (GRUPO AB) CONTRA ESTE VELHO JORNALISTA. A REFERIDA CONCESSIONÁRIA ESTÁ ME LESANDO DESDE FEVEREIRO DE 2013. MEU CARRO FOI BATIDO DENTRO DA OFICINA, FURTARAM ACESSÓRIOS, TEM PROBLEMAS CAUSADOS POR ELES, ALÉM DE DEFEITOS DE FABRICAÇÃO. O CARRO 0 KM COMPRADO POR MIM HOJE SE ENCONTRA NA OFICINA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (CENTRO DE NITERÓI) DESDE 10 DE JUNHO DE 2013, OU SEJA, HÁ 26 MESES, OU SEJA, 2 ANOS E DOIS MESES. TEM APENAS 729 KM RODADOS PARA COMPROVAR O CALVÁRIO TENHO DOCUMENTOS, GRAVAÇÕES DE AUDIO E VÍDEO, MAIS DE 600 FOTOGRAFIAS E E-MAILS TROCADOS COM FUNCIONÁRIOS DO BAIXO, MÉDIO E ALTO ESCALÃO DA EMPRESA. POR FAVOR, ASSINEM O DOCUMENTO PARA QUE OUTROS CONSUMIDORES NÃO SEJAM LESADOS POR EMPRESAS DESTE NÍVEL. https://secure.avaaz.org/po/petition/Aos_Orgaos_de_Defesa_do_Consumidor_e_ao_Poder_Judiciario_JUSTICA_CONTRA_UMA_MARCA_E_SUA_REVENDERORA_QUE_DESCUMPREM_A_LEI/?lJEcNfb&pv=0
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.