Vamos todos comemorar, nesta data especial, os 115 anos de existência da mais bela História Esportiva e Social do mundo: A História do nosso amado Clube de Regatas Vasco da Gama!
É uma longa História recheada de Conquistas, não só na terra, na água, na areia, etc …, mas também na nossa Sociedade, com o Maior de todos os Troféus: A Inclusão Social!
Voltamos ao ano de 1898, mais precisamente em 21 de Agosto daquele ano, quando sessenta e dois rapazes, em sua maioria Portugueses, reuniram-se em uma sala da Sociedade Dramática Filhos de Talma, no Bairro da Saúde (Rio de Janeiro) e resolveram fundar uma Associação destinada à prática de Remo. Com a inspiração das celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, pelo Navegador Vasco da Gama, estes rapazes batizaram a nova Associação com o nome do Heróico Português, que alcançara tal feito, parafraseando o nosso belíssimo Hino. Com isso nasceu assim o Clube de Regatas Vasco da Gama (CRVG), orgulho do Esporte, da Sociedade e de Milhões de Torcedores mundo afora.
A partir daí iniciou-se à MAGNÍFICA HISTÓRIA DE GRANDEZA, DESTE CLUBE POPULAR e não “POPULISTA”, a exemplo de outros que não vale a pena aqui citar e que se “gabam” de possuírem Torcidas numerosas, com o apoio do “Sistema”, como se o nosso Amado Vasco da Gama estivesse fora deste patamar.
Daí a razão de DEFENDERMOS O CENSO DO FUTEBOL BRASILEIRO, cujo instrumento viria a ESCLARECER a realidade e o tamanho da nossa Torcida e a dos outros, assim como outros aspectos Sócio Econômicos visando Políticas Públicas dentro do Esporte. Pois todos nós sabemos, que somos uma das três maiores Torcidas deste País e que o nosso amado Clube nunca precisou de “populismo”, para mostrarmos ao mundo a nossa POPULARIDADE conquistada através de Títulos (em diversas modalidades) e também pela DEMONSTRAÇÃO DE GRANDEZA, através da “Resposta Histórica” (em 1924) promovendo à INCLUSÃO SOCIAL NO FUTEBOL MUNDIAL!
Cópia da Carta da Resposta Histórica – Um dos maiores troféus do CRVG, se não o maior
Fonte: Portal do CRVG
Daí poderemos ver que o Vasco da Gama é o maior EXEMPLO de GIGANTISMO e de PIONEIRISMO EM TUDO!
Quanto ao tamanho da nossa Torcida, daremos apenas dois exemplos visíveis como poderíamos citar aqui inúmeros:
1) Quem não se lembra da recepção “apoteótica” da Torcida ao Time Vascaíno Campeão da Copa do Brasil 2011, no Aeroporto Santos Dumont – RJ até o Estádio de São Januário (mais de 10.000 Vascaínos em um dia de Semana).
2) Quem também não se lembra, quando o nosso Amado Clube esteve na Série B (em 2009 – Série que nunca deveríamos ter caído) e que muitas das vezes, em jogos na casa dos adversários DIVIDÍAMOS os Estádios e até em muitas ocasiões TÍNHAMOS mais Torcida do que estes mesmos adversários. Com isso foi gerada a ENERGIA nas diversas arquibancadas, inclusive as do Maracanã e de São Januário, que nos reconduziram ao nosso lugar de GIGANTE do Futebol Brasileiro.
Isto é um fato que muitos IGNORAM, ou que talvez estes muitos não queiram ter o “TRABALHO” de se LEMBRAREM!
Um recado para todos aqueles que não são Vascaínos: Isto aqui é VASCO DA GAMA! Mesmo com todos os atuais problemas, os quais a qualquer dia SERÃO SOLUCIONADOS, a nossa CONDIÇÃO DE GIGANTE NINGUÉM NUNCA IRÁ NOS TIRAR!
Voltando a História do nosso Amado Clube, coincidentemente nesta época do presente ano, o Vasco da Gama completa 90 Anos do seu 1º Título Estadual no Futebol. Feito este em 1923, na estreia do Vasco da Gama na Elite do Futebol do Rio de Janeiro, que projetou esta Gigantesca Instituição, como uma POTÊNCIA DO FUTEBOL MUNDIAL!
Time Vascaíno de 1923 – Fonte: Portal do CRVG
Vale ressaltar que o Título acima é o 1º de uma série FANTÁSTICA de Títulos, tais como:
Títulos no futebol
Que o PODER PÚBLICO FAÇA A SUA PARTE em avaliar o Abaixo Assinado Eletrônico (10.313 Adesões) REIVINDICANDO A REVITALIZAÇÃO DO ENTORNO DE SÃO JANUÁRIO. Pois esta é uma REIVINDICAÇÃO da Sociedade Civil Organizada, manifestada neste DOCUMENTO ENTREGUE E PROTOCOLADO AO PREFEITO DO RJ (em 24/10/12), com Cópia ao PRESIDENTE DO CRVG, comunicando esta Linha de Ação! Pois até o momento, NÃO HOUVE UM POSICIONAMENTO SOBRE ESTE DOCUMENTO, POR PARTE DESTAS AUTORIDADES!
O fato é: Ou COBRAMOS AGORA (no bom sentido) do Poder Público, tais BENFEITORIAS ou ficaremos esperando, pelas mesmas, até que um dia esta possibilidade saia da condição de FACTÍVEL para a de IMPOSSÍVEL?
Uma resposta
Marcelo,
meus parabéns pela ótima Coluna. Que os governantes Vascaínos tenham consciência da importância e necessidade de revitalizar o entorno de SJ e vir assim a viabilizar a Arena SJ!
Ao Vasco tudo! Incondicionalmente!!!