ELAS & O PROFESSOR
POR LUIZ CARLOS ROCHA
A entrevista de maio de 2019, com Anne Carolina Faria de Lima é dedicada à Úrsulla Rocha, minha linda vascaína, que é o meu amor infinito.
Anne, 33 anos, professora de geografia, casada, do signo de áries, moradora de Curitiba/PR, tendo como cidade natal Niterói/RJ, é torcedora da Escola de Samba Viradouro. Sua cor predileta é o roxo. Nas horas de lazer curte ver filmes e séries na TV.
Você aprovou a contratação do Wanderley Luxemburgo como treinador?
Vou aprovar a partir do momento que as coisas começarem a dar certo.
O Luxa levará o Vasco da Gama a um lugar de destaque no Campeonato Brasileiro?
Creio que qualquer coisa além dos 46 pontos já é um lucro.
Qual o número ideal de atletas no plantel profissional de futebol do clube?
Pela alta competitividade do futebol hoje em dia, pautado em desempenho em alto nível, o mínimo que se espera de uma equipe que almeje títulos de expressão, é um elenco reserva completo que se equipare ao titular. Além de contar com uma base forte que dê conta do recado quando necessário. Temos tradição nisso.
De certo tempo para cá você acha que o Cruzmaltino virou motivo de piadas?
De forma alguma, mas entendo a malandragem inerente ao futebol, e também o papel da mídia na construção desse discurso.
Qual o setor dentro de campo merece uma repaginada imediata?
O setor ofensivo. Futebol é bola na rede.
Sidão é goleiro para o Gigante da Colina?
Não.
A polêmica que a o clube “paga” para usar os uniformes da Diadora te deixou irritada, uma vez, que clube grande têm de ter prestígio com fornecedora de material esportivo?
É mais um descontentamento com a gestão do clube, porém não fiquei surpresa.
Nos últimos anos 19 anos, o Vasco foi campeão 3 vezes (2003, 2015 e 2016) e vice 6 vezes (2000, 2001,2004, 2014, 2018 e 2019) ficando de fora em todas as outras decisões do Campeonato Carioca. O que está errado?
Futebol é cíclico, mas compreender a importância dos campeonatos estaduais, e a relevância que os mesmos têm na construção de identidade com o clube e na relação com os rivais é fundamental. É preciso ter vontade de vencer os rivais.
A frase do ex-presidente Cyro Aranha: “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”, ainda é muito atual ou já não têm muito valor?
Sempre será atual.
Quais os objetos do Vasco da Gama que você possui?
Nossa, são muitos. Tenho de tudo. Bolsa de praia, toalhas, copos e canecas, garrafinhas, maiô, chinelo, boné, bandeira, faixas, material escolar… Não faço ideia do número de camisas que tenho.
As empresas estão com medo de investir no clube?
Sim.
Eurico Miranda deixou discípulos?
A julgar pela maneira como o atual presidente foi eleito ao cargo, bem como o modo como ainda se conduz o clube politicamente, seria ingênuo pensar que não.
FOTOGRAFIAS FORNECIDAS PELA ENTREVISTADA.