ELAS & O PROFESSOR
POR LUIZ CARLOS ROCHA
A entrevista de setembro de 2023, com Fernanda Ferreira Couto Moreira é dedicada à mais especial das vascaínas, minha filha, meu amor infinito , minha maior fonte de inspiração. Enfim, meu mundo: Úrsulla Rocha.
FÊ, motorista de aplicativo, casada mamãe do Matheus e da Manu, 41 anos, de Religião Católica, não sabe o signo, pois revelou não acreditar, moradora de Campo Grande-RJ. Nas horas vagas, costuma se reunir com seus amigos. Não tem Escola de Samba do coração, mas mas costumava torcer pela Mocidade, e têm simpatia pela Unidos da Tijuca por causa do Vasco. Quanto a gastronomia ela adora a Caldos, especialmente caldo verde e angu à baiana.
O treinador Ramón Diaz acertou mesmo o time do Vasco da Gama?
Sim. Ramón, na minha opinião, foi o gol perfeito do Vasco esse ano!
Visionário, o treinador esbanja competência, além de ser um misto de autoridade e docilidade com seus atletas. Trouxe excelentes jogadores, tem uma capacidade extraordinária, quase celestial, de acreditar e recuperar, técnica e psicologicamente, pessoas antes consideradas peças nulas. Assisti a um vídeo no qual ele dá uma bronca em seus jogadores pela má atuação contra o América Mineiro e ao finalizar o puxão de orelhas, ele sorri e os parabeniza pelo resultado. Maravilhoso!
Gary Medel é o Xerife da zaga vascaína?
Certamente. Acho que os zagueiros têm uma vida bem difícil. É uma posição bastante ingrata. O jogador precisa estar focado na defesa enquanto observa a disposição dos demais para iniciar de forma efetiva a reação. Penso que Medel exerce muito bem esse papel: habilidoso na função propriamente dita e, o quê considero fundamental, motiva o grupo. Vejo-o como uma peça edificante à equipe.
Finalmente o Cruzmaltino saiu da Zona de Rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Será por quanto tempo?
Será para sempre. Nunca mais ocuparemos esse lugar. Não é nosso. Nunca foi. Nem mesmo quando estivemos na série B. Nosso papel no futebol é de protagonista. Passamos por um bom tempo em sofrimento, mas quem é gigante na essência, sabe seu tamanho e sabe também o lugar que ocupa no espaço. Ramón imprimiu uma nova cara ao Vasco. É um time aguerrido, forte, resiliente. Esse é o meu Vasco. O temido! Tão amado! Eu estava com saudades desse sentimento. Vasco não volta mais a esse lugar. Me chame de romântica e/ou iludida, mas eu acredito no trabalho dessa galera.
A rivalidade Uber e Táxi seria como Vasco e Flamengo?
Olha, sem clubismo aqui, serei muito sincera. Eu só amo quem admiro. E eu tenho muitos motivos pra amar o Vasco! Não gosto do Flamengo. Particularmente, considero o Flamengo uma mentira inventada pela grande mídia. Timaço dos anos 80 e a partir de 2019. E só isso mesmo. Existe sim uma grande rivalidade entre Vasco e Flamengo. Isso, porque, o futebol mexe com as emoções. Mas não vejo como uma rivalidade leal. Frases como “roubado é mais gostoso” ou a torcida e o clube não se importarem e até ficarem felizes com o tal apito amigo, a mim pelo menos, incomoda. Para ser rival do Vasco, teria de ser um grande clube, não somente em títulos ou midiaticamente, mas em ações e dignidade. Entendo que ser grande vai bem além do futebol, e é por isso que não enxergo essa rivalidade: Vasco é muito maior! Vasco deveria ser ensinado nas escolas. Acho pouquíssimo provável que o “grandãozinho” Flamengo tivesse conseguido se manter de pé se passasse por tudo o que o Vasco da Gama passou, exatamente da forma como foi, sem as famosas ajudinhas a que está acostumado. Não vejo grandeza no Flamengo.
Qual a sua expectativa para a temporada 2024?
As melhores possíveis. Finalmente saímos do purgatório futebolístico. Acredito em títulos. Carioca (embora eu não confie nesse campeonato – penso que o Vasco deveria deixar os meninos dos juniores e jogadores pouco utilizados no profissional treinarem nessa disputa), Copa do Brasil, Brasileiro, Sulamericana. Vamos dar trabalho! O Vasco não é mais aquele time em que os rivais já consideravam pontos garantidos. O Vasco, daqui para frente, será temido e teremos boas participações.
Qual atleta é considerado um bom reforço para o próximo ano?
Aqui eu provavelmente não tenho muito a acrescentar, porque não acompanho muitos jogos, além do Vasco. Mas posso pedir Messi e CR7? Brincadeiras a parte, acho que podemos pensar em repatriar Douglas Luiz, tentar o Terans e observar o futebol argentino, que sempre traz boas ferramentas.
No que o Gigante da Colina ainda precisa melhorar?
A lateral direita ainda me incomoda. Acho interessante também pensar num cabeça de área e num meia de criação , porque, apesar do Payet ser acima da média, não sabemos como será ano que vem e não podemos ficar dependentes de jogador algum. Ah, não sei se Ivan permanece conosco. Se não, acho importante ter um bom goleiro, além do Léo Jardim (titular).
Em que momento o time vascaíno entrou na contra mão esse ano?
Quando contratou Luiz Melo, quando não demitiu Barbieri. Para início de conversa, penso que o cara que trabalha no Vasco precisa necessariamente ser vascaíno. Se tivéssemos desde o início com a liderança que temos hoje, o cenário seria bem mais positivo.
O lema é sempre atropelar o Fluminense?
Nem sei quem é Fluminense.
O atacante Pedro Raul foi o grande barbeiro em 2023?
Olha, eu ainda acredito no Pedro Raul. Ninguém desaprende a jogar futebol. Àquela altura, não só ele, mas todo o time viveu um apagão. Mas ele foi quem mais sofreu o assédio da torcida. Esperávamos muito dele, e toda a pressão que colocamos (o que é absolutamente normal) e a má fase acabaram afetando o psicológico do cara. E aí, se até você passa a duvidar de si, dificilmente a coisa anda. Mas acho que Pedro Raul, sob o comando de Ramón, seria brilhante. Ainda pode ser. Quem sabe?
O sentimento do torcedor é passageiro?
De alguns torcedores, com certeza. Mas estamos falando de Vasco não é? O sentimento do torcedor vascaíno só aumenta. Uma torcida que passa 20 anos ao lado de seu clube, apoiando, chorando, edificando, brigando e etc, não pode ser considerada efêmera. A torcida do Vascão é a maior do mundo, e seu sentimento é forte e sincero e foi o que manteve o clube grande, apesar de tudo. O Vasco tá no DNA da torcida. Essa torcida respira o Vasco. Isso é eterno!
O cartola Paulo Bracks é um bom condutor no cargo dele? Ou seja, está habilitado para trazer bons frutos para o Vasco da Gama?
Talvez. Não tenho ainda uma opinião fundamentada sobre ele, mas não sorrio quando penso nele. Atribuo muito ao Luiz Melo o fracasso o início do ano, mas o Bracks me soa apático. Não vejo ele como alguém de atitude, que assume, que chama a responsabilidade. Tomara que ele consiga mudar minha visão.
FOTOGRAFIAS FORNECIDAS PELO ARQUIVO PESSOAL DA ENTREVISTADA.
Respostas de 4
Minha querida amiga, você sabe muito de Vasco e dessa paixão infinita que carregamos no peito junto da cruz de malta. Parabéns pelas respostas, sempre lúcida e mostrando toda a paixão pelo Vasco. Vc representou demais!! Beijo grande e SV. ❤️💢
Nanda mandou super bem nas respostas. Parabéns. Bela entrevista!
Parabéns, Fê, excelente entrevista, do sempre otimista, Marques!
Mt bom Fernanda, adorei “Nem sei que é Fluminense” rsss Parabénsssss. SV