POR LUIZ CARLOS ROCHA
Dedico esta entrevista de Novembro de 2016, sobre a vida de Mirian Chaves Sampaio a minha pequena-grande e ilustre vascaína Úrsulla Rocha. Te Amo filhotinha!
MIRIAN CHAVES SAMPAIO, 41 anos, motorista de transporte coletivo, moradora do bairro do Jóquei/SG, casada há 15 anos com Arlem. Desta união nasceu Sarah (14). A Rodoviária também abraçou Letícia, sua enteada. Apaixonada pelo Vasco da Gama sempre defende o time e faz da frase O Vasco é o time da virada e do Amor seu lema de vida. Muito simpática, gentil e sorridente Mirian afirmou que a profissão de motorista é a ideal para a sua vida, e que a família é o seu bem maior. Nas horas vagas ela curte com eles programas normais, tais como cinema, bar, praia e jogos do Vascão!
Quando você se descobriu vascaína?
Sempre gostei do Vasco. Mas, há 15 anos meu sogro Joanir me apresentou a história e as conquistas do time. Me apaixonei ainda mais.
Você é integrante de alguma torcida organizada?
Não. Mas me emociono toda vez em que vejo as torcidas, seus gritos de guerra e suas bandeiras.
Edmundo, Romário ou Roberto Dinamite? Quem foi o maior ídolo do Vasco?
Dinamite. Ele sempre foi um grande ídolo. Romário bagunçou um bocado com a gente, depois voltou para fazer o milésimo gol, foi um grande jogador, mas não ídolo. Edmundo na minha opinião foi bem melhor que o Romário, apesar de ter jogado bem menos, porém, acho que vestiu bem mais a camisa do nosso time do que o Romário.
O que você acha da administração do Eurico Miranda?
Eurico Miranda é um grande administrador. Vascaíno. Está meio devagar, mas ele tem crédito, tem muito crédito como dirigente do Vasco.
Qual o melhor e o pior jogador do atual time do Vasco?
Considero o Nenê, pois ele puxou a responsabilidade para si. O time é muito nivelado, não tendo, inclusive, um banco de reservas apto a suprir as necessidades técnicas. O Leandrão ainda não disse a que veio, foi uma contratação infeliz.
De qual forma você se mantém informada quanto ao Vasco da Gama?
Acompanho pela TV e pelo rádio. Participo de uns grupos no Facebook. Mas principalmente pelo Site Web Vasco, que sempre contém matérias inteligentes e bem-humoradas.
Quantas camisas do Vasco você tem?
Atualmente duas.
Além de você, quem mais em sua casa torce pelo o Vasco?
Minha família é 99% Vascaína. Marido, filha, cunhado, sogro, sogra, sobrinhos e irmãos. Minha enteada fugiu do padrão, ela é tricolor.
A melhor defesa é o ataque?
Acredito que sim.
Qual o maior adversário do Vasco?
O maior adversário nesse Campeonato Brasileiro foi o próprio Vasco.
Juninho ou Edmundo, quem é o melhor comentarista?
Na minha opinião é o Juninho.
Quem você gostaria de ver como presidente do Vasco em 2018?
Eu gosto do Eurico Miranda. Ainda acredito nele.
Por que o rendimento do time caiu nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro?
Muito se fala de dados e estatísticas. Mas, na minha opinião aconteceu algo sério que poucos na imprensa divulgaram, mas a matéria com o título Grupo Rachado, publicada por vocês do Web Vasco explica isso, não é?
Você conversa de futebol com os passageiros?
É complicado falar sobre futebol. Cada um com sua opinião. Além do fato de ser mulher, pois alguns homens machistas acham que por si só já é um motivo de não entender sobre esse esporte que é a paixão nacional. Mas não me intimido e em alguns momentos até alfineto.
Qual foi a maior loucura que você já fez pelo Vasco?
Fui assistir à partida entre Vasco X Santos, em São Januário. Neste dia ganhamos por 2 a 0. Um dos gols foi do Juninho e o outro do Dedé. Além de passar o jogo todo no celular narrando para meu sogro, gritei muito no fim, ao ver o Reizinho dar a volta no campo e passando perto de mim. Gritei tão alto que ele ouviu e acenou para mim.
(Fotografias fornecidas pela própria Mirian Sampaio)