ELAS & O PROFESSOR
POR LUIZ CARLOS ROCHA
A entrevista de fevereiro de 2021, com Nubya Mattos de Azevedo é dedicada à mais bela vascaína, que será sempre a minha maior fonte de força e inspiração, meu amor infinito: Úrsulla Rocha.
NUBYA MATTOS, cirurgiã-dentista, foi candidata a vice-prefeita de Niterói pelo Partido Democracia Cristã (DC), com o número 27, nas últimas eleições municipais (2020), 56 anos, divorciada, têm uma filha, moradora de Icaraí, taurina, do dia 08 de maio, seu prato predileto é o camarão ao alho e óleo, se for acompanhado de uma boa música italiana é melhor ainda. Como niteroiense raiz sua Escola de Samba é a Viradouro, mas também torce paralelamente para a Beija-Flor. A simpática dentista nos revelou que em horas vagas estuda e pratica terapias alternativas, além da terapia do riso.
O time do Vasco da Gama chegou a liderar o Campeonato Brasileiro de 2021 e acabou sendo rebaixado. Você esperava isso?
De jeito algum, estava torcendo e vibrando para que fosse o Campeão.
A Guerra Política dentro do clube vem colaborando para os resultados negativos?
Sim, este clima mexe com o emocional dos jogadores, e de toda equipe, inclusive, a Pandemia de Covid-19 também contribui e muito para desestabilizar ainda mais o grupo.
Jorge Salgado é mais um presidente que sugará o Cruzmaltino ou tentará ajudar?
Acredito que fará um ótimo trabalho, e espero que cumpra as promessas feitas para transformar o Vasco da Gama no maior Clube do Brasil em arrecadação e número de sócios.
Do jeito que a coisa vai, você teme que os resultados negativos apareçam também no Campeonato Carioca?
Acredito sempre na superação. Que a equipe vai se empenhar para ser campeã para espantar a decepção do Campeonato Brasileiro
O que você faria para reestruturar o Vasco?
Faria uma auditoria e um planejamento estratégico de gestão e resultados, além de um trabalho de Psicologia Positiva com os jogadores e equipe técnica, muito treino e bastante estudo de estratégias para enfrentar os adversários.
A partir de qual momento o Gigante da Colina começou se apequenar?
Há pelo menos uns 20 anos o Vasco da Gama está indo ladeira abaixo, mas acredito que com este novo Presidente, que é um gestor, o Clube volte a crescer.
Os atacantes do time não usaram os caninos, e por isso os gols não apareceram?
Realmente pode ser feita uma avaliação dentária nos jogadores porque as decisões são tomadas e reforçadas com a oclusão (mordida) entre os dentes. Pode ser que estejam com a mordida prejudicada. Quem sabe uns implantes dentários, umas cirurgias ortognáticas, enfim, uma reabilitação dentária e esquelética. Precisam usar bem os molares para fazerem muitos gols e mostrar os caninos para impressionar os adversários.
A defesa pode ser considerada um Diastema (espaço encontrado na separação entre os dentes), uma vez que há sempre espaço?
No caso do Vasco os diastemas estão múltiplos, precisam fazer facetas e melhorar os pontos de contato para fechar a área de defesa.
A sina da Segunda Divisão é uma cárie?
Acho que a sina é uma Periodontite (infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes) que assim como a Cárie poderiam ser evitadas com cuidados preventivos simples.
Qual ou quais os jogadores que você faria uma extração do plantel?
Não faria extrações, só reabilitação total estética e funcional.
O time de São Januário atualmente tem motivos para sorrir?
Atualmente não, mas em breve estaremos sorrindo.
Fernando Miguel, é uma dentadura mal feita, visto que, o arqueiro está sempre caindo de produção?
Sempre se pode melhorar, se os atacantes trabalharem bem, a defesa fica tranquila. O mais importante é o conjunto trabalhar com unidade. A união faz a força. Vamos fazer uma arcada dentária nova e bem feita para o Vascão voltar a sorrir!
FOTOGRAFIAS FORNECIDAS PELA ENTREVISTADA.