Justamente no dia do aniversário do cantor vascaíno Roberto Carlos, o herói da partida vestiu azul (Martín Silva) e emoções foram vividas. “Quando eu estou aqui. Eu vivo esse momento lindo. Olhando pra você (Cruzmaltino). E as mesmas emoções sentindo”. No ritmo do Rei, o Vasco atropelou o time do Gueto, e venceu por 1 a 0, com gol de Gilberto, o adversário em um Maracanã lotado (53.134 presentes). O resultado levou a equipe de São Januário às finais do Campeonato Carioca.
As finalíssimas serão dia 26 de abril e 03 de maio, ou seja, os próximos domingos, no mesmo palco futebolístico. A Cachorrada tem a vantagem de dois empates para sagrar-se campeã. Enquanto o Campeonato Brasileiro não começa, O Molambo poderá fazer uma excursão pelos presídios para não ficar parado! Fred a Cia. poderão contribuir na referida sugestão com uma indumentária cabível às tradições tricoletes: mini saia bordô, top branco e pompom verde nas mãos!
Depois de muita pressão na etapa vestibular, aos 6 minutos do tempo complementar, o zagueiro Rodrigo cabeceou uma bola que o arqueiro do mal Paulo Victor tentou esconder, mas a bola entrou! O árbitro Rodrigo Nunes de Sá engoliu a cena, entrou no clima da roubalheira e não validou o gol. Mas a justiça de Deus não falha: “Toda essa multidão. Tem no peito amor. E procura a paz. E apesar de tudo. A esperança não se desfaz”.
Exatamente o herói do título estadual do ano passado ao marcar um gol no último minuto contra o mesmo Vasco, Márcio Araújo provou do mesmo veneno. Errou um passe no ataque, que deu origem à jogada que terminou no pênalti que o atacante Gilberto converteu, e consequentemente eliminou o Lixo.
A partir deste momento a Imensa Torcida Bem Feliz só pensou no título estadual: “Os segundos vão passando lentamente. Não tem hora pra chegar. Até quando te querendo, te amando. Coração quer te encontrar”. A canção que definiu o cabelinho na moda pega rapaz, no estilo alça de boquete, do jogador rubro-negro, Ewerton: “Detalhes tão pequenos de nós dois. São coisas muito grandes pra esquecer. E a toda hora vão estar presentes. Você vai ver”.
Muita gente não acreditou. Achou que daria Chorões e Ladrões na finalíssima. Até, pela facilidade da vantagem. Mas o Vasco da Gama é o time da virada de placar e situações. É o time do sentimento: “Nunca se esqueça, nem um segundo. Que eu tenho o amor maior do mundo. Como é grande o meu amor por você”. Foi nessa base que buscamos o resultado!
Nas arquibancadas ecoava alegria, tamanha era a felicidade: “Por isso uma força me leva a cantar. Por isso essa força estranha no ar. Por isso é que eu canto. Não posso parar. Por isso essa voz tamanha”.
Bobeira de Rafael Silva ao ganhar um cartão amarelo por atitude infantil de retardar o jogo em sua saída. Quando soube que o meia Bernardo entraria em seu lugar, a malandragem era se jogar no chão e sair de maca. Ganharia muito mais tempo e não teria nenhuma anotação na sua conta. Aliás, a entrada do rebelde Galinho de Briga valeu pela caneta linda que deu no Bressan aos 44 minutos, do segundo tempo. Quase marca um golaço. Quando quer Bernardo joga muito!
Para concluir: um domingo perfeito e cheio de brilho não poderia ser diferente. Vasco da Gama na final do Cariocão. Palmeiras na final do Paulistão e Atlético na final do Mineirão. O Gigante e seus coirmãos brigando por títulos. Diria Bebeto: “Bicho, me emocionei muito. Gostei”. Ao Machão da Gama tudo, jamais abandonar: “Sei tudo que o amor é capaz de me dar. Eu sei já sofri. Mas não deixo de amar. Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”.
DEDICATÓRIA: A crônica de hoje é dedicada a um aniversariante ilustre, Roberto Carlos Braga, capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, nascido em 19 de abril de 1941, e que se consagrou com suas canções românticas que embalou gerações. Também em niver hoje minha amiga e vascaína Thaís do Vale, ilustre professora de vôlei do PIE. Por fim dedico também ao amigo vascaíno João Canelas e a minha filha vascainíssima Úrsulla Luiza.
DIVULGUEM ESSA COVARDIA: GOSTARIA DE PEDIR A TODOS OS MEUS AMIGOS E LEITORES QUE TIRASSE UM TEMPINHO PARA LER A PETIÇÃO PÚBLICA, AO QUAL SEGUE ABAIXO O LINK. TAL DOCUMENTO REFERE-SE A UM ATO DE COVARDIA POR PARTE DA VOLKSWAGEN DO BRASIL EM COAUTORIA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (GRUPO AB) CONTRA ESTE VELHO JORNALISTA. A REFERIDA CONCESSIONÁRIA ESTÁ ME LESANDO DESDE FEVEREIRO DE 2013. MEU CARRO FOI BATIDO DENTRO DA OFICINA, FURTARAM ACESSÓRIOS, TEM PROBLEMAS CAUSADOS POR ELES, ALÉM DE DEFEITOS DE FABRICAÇÃO. O CARRO 0 KM COMPRADO POR MIM HOJE SE ENCONTRA NA OFICINA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (CENTRO DE NITERÓI) DESDE 10 DE JUNHO DE 2013, OU SEJA, HÁ 22 MESES. TEM APENAS 703 KM RODADOS PARA COMPROVAR O CALVÁRIO TENHO DOCUMENTOS, GRAVAÇÕES DE AUDIO E VÍDEO, MAIS DE 400 FOTOGRAFIAS E E-MAILS TROCADOS COM FUNCIONÁRIOS DO BAIXO, MÉDIO E ALTO ESCALÃO DA EMPRESA. POR FAVOR, ASSINEM O DOCUMENTO PARA QUE OUTROS CONSUMIDORES NÃO SEJAM LESADOS POR EMPRESAS DESTE NÍVEL. https://secure.avaaz.org/po/petition/Aos_Orgaos_de_Defesa_do_Consumidor_e_ao_Poder_Judiciario_JUSTICA_CONTRA_UMA_MARCA_E_SUA_REVENDERORA_QUE_DESCUMPREM_A_LEI/?lJEcNfb&pv=0
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.