O empate por 2 a 2 entre Vasco e Botafogo hoje, no Maracanã, em partida válida pela 30ª Rodada do Campeonato Brasileiro serviu para reforçar tudo aquilo que eu já sabia. O próximo desafio do time de São Januário será quinta-feira, pela Copa do Brasil, quando enfrentará o Goiás, no Maracanã, pelo jogo de volta. O de ida foi 2 a 1 para o Esmeraldino.
Em apenas 6 minutos de jogo, o Alvinegro já vencia por 2 a 0, com gols de Dankler e Lodeiro. Mesmo atuando com equipe sem sete titulares a garotada de General Severiano é muito melhor – ou pelo menos tem mais compromisso com o futebol – do que os “craques” cruzmaltinos. Isso eu já sabia. Não tinha nenhuma dúvida.
Eu também já sabia desde o início da temporada que teríamos muitas decepções e problemas com esse plantel, que é fraquíssimo. A maioria dos atletas são refugos de outras equipes. Saldão! Promoção! Coisas do tipo. Por isso eu já sabia que não daria certo. O incompetente presidente Roberto Bombinha levará o Vasco para a Segundona em 2014. Não basta descer, tem de vir o rebaixamento acompanhado de humilhação e vexame de ver um clube com a história futebolística mais bonita do Brasil jogar a Série B, em pleno ano de Copa do Mundo, justamente quando o país do futebol irá sediar a competição da FIFA.
Com todo respeito aos botafoguenses (meu falecido pai era torcedor ferrenho), mas a Estrela Solitária não tem a mesma força da camisa cruzmaltina. Nem de longe a mesma pressão da torcida. Não temos apenas uma estrela, somos uma constelação no que tange ao desporto. Por isso eu já sabia que não poderia perder esse jogo.
Mas eu também já sabia que infelizmente nossa defesa é péssima. Que nosso arqueiro não é nada eloquente. Tinha certeza que qualquer chute, mesmo que de longe entraria sem o menor esforço. Eu já sabia que se Dorival Júnior colocar cones de treinos no lugar da zaga vascaína será a mesma coisa.
Outra coisa que eu também sabia é que com a entrada de Juninho na equipe o placar iria mudar. De fato aconteceu. Os gols de Jomar e Pedro Ken saíram de bolas paradas, dos pés do Reizinho. A majestade é sempre perigoso. Um jogador que sabe manusear a redonda.
A garotada da base do Gigante se esforça mais do que os figurões. Eu já sabia que os frutos somente poderiam ser colhidos se plantados pela prata da casa. No que diz respeito à renda do clássico eu também sabia que seria ruim. O Botafogo embora vivendo um bom momento, tem uma torcida pequena. Já o Gigante com sua Imensa Torcida Bem Feliz, vive turbulenta crise dentro e principalmente fora das quatro linhas.
Enfim, eu já sabia de todas as dificuldades que teríamos nesta competição devido ao time sem vergonha que o Vasco tem. Só não sabia que o time além de sem vergonha era também sem talento e sem comprometimento. Portanto, cobrar é normal. Afinal, o Vasco tem a terceira maior torcida do Brasil e como tal seus torcedores estão apreensivos com o incerto futuro do clube. É muito fácil parte da imprensa (marrom) citar que não é com violência ou cobrança que a coisa resolverá. A segunda queda para a Série B em cinco anos será uma espécie de violência contra o torcedor que dá a vida por este amado clube. Se colocar no lugar do torcedor ninguém faz, ou quase ninguém!
Eu sempre estarei ao lado do torcedor. Custe o que custar. Goste quem gostar. Acho que a Imensa Torcida Bem Feliz deve cobrar mesmo a atual diretoria. Indagar soluções ao presidente Roberto Bombinha. Eu já sabia que ao reelegermos um bosta a situação seria essa! Força Vascão! Vamos precisar contar com a sorte.
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.