Ficou comprovado hoje, no Mineirão, que figurinha repetida não completa álbum. Nada fizeram os medalhões do Vasco, diante do forte Cruzeiro que o derrotou por 5 a 3, em partida válida pela 17ª Rodada do Campeonato Brasileiro. Pelo Cruzmaltino marcaram André e Willie duas vezes. Com o resultado, o Gigante da Colina caiu para a 14ª colocação na tabela de classificação. Apenas quatro pontos distanciam a equipe de São Januário da Zona de Rebaixamento.
O próximo martírio do Vasco, digo, confronto, será na próxima quinta-feira, às 21h, fora de casa contra o lanterna Náutico, na qual temos a obrigação moral e futebolística de vencer e convencer! Nossa situação é muito complicada, precisamos modificar esse quadro urgentemente para não sofrermos mal pior ao término do Brasileirão, em dezembro. O fantasma do rebaixamento sempre nos ameaça. Um clube da grandeza do Vasco não pode permitir que isso aconteça uma só vez, que dirá com frequência. Nós últimos anos (exceto 2011) vivemos esse dilema.
Culpa disso é uma diretoria incompetente e arrogante. É achar que figurinha repetida completa álbum. Não adianta repatriar jogador. Muitos deles já vivem realidades diferentes. Não é só em outro clube que isso acontece. Muitas vezes um atleta é ótimo em determinado time, sai e quando volta apresenta um futebol diferente. Melhor ou pior. O talentoso músico Guilherme Arantes em sua canção Pedacinhos, define bem o que quero citar: “Pra que ficar juntando os pedacinhos do amor que se acabou, nada vai colar, nada vai trazer de volta a beleza cristalina do começo…”
O que fizeram Fágner e Juninho na partida de hoje? Nada! Bernardo de migué no chinelinho ganhando fácil do clube. Carlos Alberto tanto fez até ser rescindido seu contrato e agora suspenso por um ano. E por aí vai. O Vasco sempre foi um celeiro de craques. Precisamos prestigiar os meninos da base. A prata da casa. Marlone vem atuando bem. O menino Willie foi o nome do jogo hoje. Ontem o Vasco venceu o Vitória/BA por 1 a 0, com gol do garoto Jhon Cley – que já passou pelo time titular profissional do Gigante – e sagrou-se Tricampeão da Taça BH de Futebol Juniores. É uma prova cabal que precisamos valorizar e aproveitar mais esses meninos que ainda não tem a marra dos veteranos. Que ainda jogam por amor à camisa e não por dinheiro no bolso.
Para gastar uma fortuna com jogadores velhos, cheios de manias, arrogantes e visando somente o salário em dia no final do mês, é melhor o Vasco mandar todos eles embora e investir mais nas categorias de base. Apoiar mais o competente técnico Aguinaldo Sorato. Tenho certeza que o resultado será melhor. Fechar bons contratos com essa garotada para que os “tubarões” da bola não fiquem cercando nossos craques e os levem para o exterior como aconteceu num passado nem tão distante assim, nos casos de Alex Teixeira e Phillipe Coutinho.
A dica para essa gestão incompetente de Roberto Bombinha e seus comandados é simples. Investir mais na base, fazer contratos amarradinhos com as jovens promessas, construir um CT digno das tradições vascaínas, fechar boas parcerias para patrocínios e apoios e contratar quem realmente trabalha e ama o Vasco da Gama. Enquanto não for feito isso, os jogadores profissionais não darão frutos. Colhemos o que plantamos! Aprenda Sr. Bombinha!
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.