Água e óleo. PT e PSDB. Funk e música erudita. Brasil e Argentina. Amor e ódio. Corrupção e honestidade. Flamengo e Vasco da Gama. Esses são alguns exemplos que lados opostos jamais serão aliados. Uma fonte fidedigna procurou um dos editores do Web Vasco e apontou o motivo da queda de rendimento futebolístico da equipe profissional do Gigante da Colina.
Em 01 de outubro de 2016, o Cruzmaltino que era líder do Campeonato Brasileiro, da Série B, com 51 pontos ganhos até aquele momento, entrava em campo, na Arena Pernambuco para enfrentar o Náutico. Era a Rodada de número 28 da competição. O Machão da Gama tinha dois pontos a mais do que o vice-líder (hoje líder) Atlético/GO e poderia ficar a cinco pontos ganhos de distância, uma vez que teoricamente o Timbu era um adversário fraco.
Mas o resultado não foi o esperado e o time de São Januário perdeu a partida por 3 a 1. Para os donos da casa marcaram Rony (duas vezes) e Bergson. Madson descontou para os visitantes. A escalação carioca foi assim: Martín Silva; Madson, Luan Rodrigo e Júlio Cesar (Éder Luís); Júlio dos Santos (Thalles), Douglas Luiz, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique (Alan Cardoso) e Éderson.
Nada diferente do que estava sendo utilizado pela Comissão Técnica. Porém, o ponto cabal da desordem ficou por conta da conversa ao pé do ouvido no vestiário. Isto mesmo. Ao conversar com dos figurões severamente no intervalo, um membro da Comissão Técnica recebeu como resposta palavras agressivas. Não gostando o profissional retrucou, e recebeu mais uma vez ofensas do atleta. A coisa ficou tão feia que chegaram as vias de fato, sendo contidos pelos demais jogadores e outros da Comissão que ali estavam. Imediatamente o fato chegou ao conhecimento de Dom Charuto que abafou o ocorrido para que a imprensa marrom não pudesse aumentar ainda mais a crise.
Embora muito querido no clube e com um bom trabalho junto ao plantel, a tradição no país do futebol é derrubar os treinadores quando estes “batem de frente” com os medalhões dos times. Ou melhor, parte da equipe tomou partido do referido membro da Comissão Técnica, e outra ficou ao lado do atleta. Com isso o grupo está rachado! Depois deste dia o futebol vem caindo de rendimento, porque lado A não quer dar moral a lado B e vice-versa. Mediante a esta briga os resultados negativos apareceram.
O fato explicitado acima é mais uma prova da péssima gestão de Dom Charuto. Um presidente de um clube centenário como o Vasco da Gama não pode se preocupar em tentar abafar o caso, e sim em resolver o mesmo. Paliativos são para amadores. Os bons administradores têm de ter soluções. E principalmente pulso para dirimir os conflitos.
Para ativar a memória da Imensa Torcida Bem Feliz, aquela reunião de Dom Charuto com a Comissão Técnica, na qual logo depois o cartola fez questão de afirmar que Jorginho e Cia. ficam, foi um recado interno para os “brigões”. Mas também serviu para aqueles que especularam a saída do treinador. Só que Eurico disse apenas uma parte da reunião. Isto, porque Jorginho, Zinho e toda Comissão ficam, mas até dezembro! Independente da colocação do Vasco no Brasileirão. No dia em que Dom Charuto reuniu a mídia, e na coletiva comentou a permanência destes profissionais sem ter qualquer assunto que justificasse a decisão e /ou assunto que dessa liga, ninguém entendeu bem e pulga ficou atrás da orelha (como no velho ditado).
Hoje, sabemos o real problema no plantel. O disse-me-disse apontava que Jorginho teria perdido o comando. Mas o fato é que depois da briga – literalmente – entre um membro da Comissão Técnica com um dos jogadores referência do time tudo fica mais claro aos olhos do torcedor vascaíno. Não há qualquer chance de ficar com ambos no mesmo ambiente.
Procurei um membro da cúpula vascaína, que conhece o mandatário de longa data e tive como resposta: “Luiz Carlos, você é inteligente e está há um bom tempo escrevendo sobre futebol. Sabe bem que os empresários mandam e desmandam nas decisões. Aqui no Vasco não é diferente. A briga entre eles vai sobrar para a Comissão Técnica, porque o jogador é importante para o clube, para os demais jogadores, pois é ídolo e principalmente para os empresários”, disse fulano, que não deseja se identificar.
O diretor ainda completou: “No futebol moderno não existe inocente. Ninguém joga mais por amor à camisa. Hoje os atletas visam primeiramente o dinheiro. Eurico não tem forças para lutar contra isso”, disparou dando a entender que o clube está nas mãos de quem nem imaginamos!
Não há como dizer que o ambiente em São Januário é o mesmo do início da temporada. Tudo mudou. O clima é mais pesado. Os atletas tentam disfarçar, mas o semblante entrega. Espero sinceramente que Dom Charuto se imponha como “chefe” do time e não deixe o estrago ser pior, pois a última coisa que o torcedor vascaíno quer ver é a permanência da equipe na Segundona. Dom Charuto precisa ter consciência que cartolas vem e vão, que atletas são números, mesmo aqueles que se destacam, mas que a marca VASCO DA GAMA é eterna. Por isso é preciso mais empenho, mais profissionalismo, menos amadorismo e menos erros!
DIVULGUEM ESSA COVARDIA: GOSTARIA DE PEDIR A TODOS OS MEUS AMIGOS E LEITORES QUE TIRASSE UM TEMPINHO PARA LER A PETIÇÃO PÚBLICA, AO QUAL SEGUE ABAIXO O LINK. TAL DOCUMENTO REFERE-SE A UM ATO DE COVARDIA POR PARTE DA VOLKSWAGEN DO BRASIL EM COAUTORIA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (GRUPO AB) CONTRA ESTE VELHO JORNALISTA. A REFERIDA CONCESSIONÁRIA ESTÁ ME LESANDO DESDE FEVEREIRO DE 2013. MEU CARRO FOI BATIDO DENTRO DA OFICINA, FURTARAM ACESSÓRIOS, TEM PROBLEMAS CAUSADOS POR ELES, ALÉM DE DEFEITOS DE FABRICAÇÃO. O CARRO 0 KM COMPRADO POR MIM HOJE SE ENCONTRA NA OFICINA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (CENTRO DE NITERÓI) DESDE 10 DE JUNHO DE 2013, OU MELHOR, HÁ 40 MESES, OU SEJA, 3 ANOS E QUATRO MESES. TEM APENAS 729 KM RODADOS PARA COMPROVAR O CALVÁRIO TENHO DOCUMENTOS, GRAVAÇÕES DE AUDIO E VÍDEO, MAIS DE 600 FOTOGRAFIAS E E-MAILS TROCADOS COM FUNCIONÁRIOS DO BAIXO, MÉDIO E ALTO ESCALÃO DA EMPRESA. POR FAVOR, ASSINEM O DOCUMENTO PARA QUE OUTROS CONSUMIDORES NÃO SEJAM LESADOS POR EMPRESAS DESTE NÍVEL. https://secure.avaaz.org/po/petition/Aos_Orgaos_de_Defesa_do_Consumidor_e_ao_Poder_Judiciario_JUSTICA_CONTRA_UMA_MARCA_E_SUA_REVENDERORA_QUE_DESCUMPREM_A_LEI/?lJEcNfb&pv=0
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.