Nesta segunda-feira (01/02/2021), estiveram reunidos na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro os Srs. Leonardo Pavão (Sub Prefeito do Centro do Rio de Janeiro e do Bairro de São Cristóvão, representando o Prefeito Eduardo Paes), o seu Assessor Luís Gustavo, o Engenheiro Civil Marcelo Paiva (representando o Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário – doravante denominado GVRESJ) e Maurício Mendes (Presidente da Câmara Comunitária do Bairro de São Cristóvão, representando as lideranças comerciais e autoridades do bairro e arredores), de modo a debaterem viabilidades para o entorno do Estádio de São Januário e o bairro de São Cristóvão.
Foram entregues ao Sub Prefeito: um documento de 76 páginas, composto de matérias jornalísticas sobre o entorno de São Januário; Posicionamentos do Poder Público relativos àquela região; Demandas técnicas necessárias para viabilizar a acessibilidade e a mobilidade urbana naquela região, esquecida há mais de setenta anos pelo próprio poder público; Cópia da petição e protocolo de um abaixo-assinado eletrônico entregue em Outubro de 2012, reivindicando à Prefeitura do Rio de Janeiro a Revitalização do Entorno de São Januário (o GVRESJ, através deste documento, representa 10.313 assinaturas).
Na reunião lembramos a Prefeitura que até hoje não obtivemos uma resposta a respeito desta reivindicação.
Foi uma reunião pontual e conceitual para que o próprio Poder Público tenha a ciência das demandas necessárias, as quais virão a corrigir os quesitos de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, possibilitando abrir o potencial de investimentos habitacionais e comerciais nesta região.
Entre essas demandas está o cumprimento de um pré-requisito para posterior ampliação/modernização do Estádio de São Januário, pertencente ao nosso amado Club de Regatas Vasco da Gama, cuja tratativa desta ampliação foi iniciada pela diretoria anterior, em Agosto de 2020, e que será continuada pela nova administração, empossada em Janeiro deste ano.
Bons argumentos foram apresentados nesta reunião, onde a Prefeitura irá avaliar tais demandas e a reivindicação justa por parte do GVRESJ, cujo trabalho destes abnegados vascaínos completará dez anos de existência, neste ano de 2021.
Vale ressaltar que nas 3 últimas Diretorias do CRVG, o GVRESJ esteve sempre presente com as mesmas, apresentando este trabalho de excelência para o Vasco da Gama. Infelizmente somente a última administração conseguiu avançar um pouco nesta questão vital para o clube e para a região.
Após esta reunião, aumentamos a nossa convicção perante ao meio vascaíno de que este nobre propósito possa lograr êxito, visando o futuro do CRVG e desta região carente de investimentos públicos há sete décadas.
Ganharão os moradores locais, o Vasco da Gama, os trabalhadores que se movimentam nesta região e a Cidade do Rio de Janeiro, com esta revitalização reivindicada.
Como resultado prático desta reunião, o Sub Prefeito do Centro do Rio e do Bairro de São Cristóvão, Sr. Leonardo Pavão, nos posicionou a dificuldade financeira atual do Município e da época atual de exceção em virtude da Pandemia da Covid-19, mas mesmo assim irá apreciar o material deixado pelo GVRESJ, assim como os argumentos apresentados nesta reunião de modo a fazer uma profunda avaliação destas demandas, para posteriormente apresentar as mesmas ao Prefeito do Rio de Janeiro, Sr Eduardo Paes.
Afinal o Club de Regatas Vasco da Gama – CRVG é um “Ícone” local e tais esforços conjuntos, através de Vontade Política de ambas as partes, TRARÃO BENEFÍCIOS TAMBÉM CONJUNTOS a toda essa região.
Foi combinado com a Câmara de São Cristóvão que em breve a Prefeitura irá ouvir outras demandas necessárias ao Bairro Imperial de São Cristóvão com Moradores, Comerciantes, Autoridades da Região e os diversos ícones do Bairro em uma nova reunião a ser marcada em breve no próprio Bairro.
Concluindo, o Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário – GVRESJ, a convite da nova diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama – CRVG, se encontrarão em breve para uma reunião de modo a colaborar com a expertise deste propósito.
Saudações Vascaínas!
EM TEMPO: Para maiores informações deste propósito, leiam uma coluna do Marcelo Paiva na webvasco.com com detalhes inerentes as Linhas de Ações realizadas pelo Grupo Voluntário, assim como afirmativas comprovadas com os respectivos links.
Respostas de 9
Excelente matéria, iniciativa maravilhosa, poder público e o clube enxergar esse investimento que só vai ajudar a potencializar esse investimento que irá ganhar todos , vamos empenhar em realizar esse lindo e importantíssimo projeto . Saudações Vascainas.
Ass: Engenheiro Eraldo Gusmão, Vitória da Conquista- BA
Este projeto é maravilhoso para nós torcedores e para todos os moradores do entorno de São Januário. Parabéns, meu amigo Marcelo e todo o grupo voluntário, pelo empenho e dedicação ao projeto. Espero que, muito em breve, com o apoio do Prefeito vascaino, Eduardo Paes, possamos concretizar este sonho. SV
Grande projeto de suma importância tanto para os moradores da região quanto para o CR Vasco da Gama , com total certeza trará qualidade de vida em todos os sentidos aos que necessitam transitar na região , espero que os poderes público e privado enxerguem os benefícios dessa obra , excelente sorte a todos !!!
Vasco é feito por vascaínos, cada vascaíno (a) pode contribuir com o clube com coisas simples, não importa o importante é contribuir.
Esses nobres vascaínos fazem um trabalho cujo o resultado irá perpetuar por séculos, irá atingir positivamente aos vizinhos do Vasco, tão importante para nossa história.
Parabéns a todos os envolvidos, que em nosso futuro glorioso encontre a recompensa por esse esforço.
Saudações VAscainas!
Aqui é Michel Smarrito do programa A Voz do Vascaíno. Essa iniciativa é louvável e além de beneficiar o clube beneficia a sociedade tanto do local como de maneira geral. Quero dar os parabéns ao Engenheiro Dr Marcelo Paiva que vem a anos lutando por isso. Saudações vascaínas.
Que o poder público carioca possa finalmente dar início àquela região, pois não é somente o Vasco, mas principalmente todos os moradores de lá, que precisam de mobilidade e espaços públicos adequados.
Todos vão ganhar com o entorno melhorando,acredito até a segurança vai melhorar,conheço muitos vascaínos que deixam de ir ao s jogos noturnos. Desejo que melhore a economia dos moradores,muitos vivem do mercado local,consigam fazer com a reforma do caldeirão.
Vamos compartilhar,nos status daqui e.redes sociais,fazendo nossa parte,os políticos vão perceber que estamos juntos.
Parabéns pelo Projeto, Marcelo Paiva e equipe, pois ele ratifica a função histórica do CRVG junto à comunidade da Barreira e adjacências. Vale o esforço do Clube, Poder Público e Iniciativa Privada, pois seria uma obra de suma importância para uma população tão carente de infraestrutura e mobilidade urrbana, e que faz parte de um bairro tão rico de história, não somente do Município do Rio de Janeiro, mas sim do Brasil.
Que as autoridades vigentes que tem a responsabilidade por esta região tão necessitada de melhores condições de acesso e apaixonada por um dos esportes mais belos que existe que é o futebol e que com todas as dificuldades o Club de Regatas Vasco da Gama oferece exatamente esta ligação ainda mais restrita ao longo de tantas e tantas décadas, assim como abriram atenciosamente a porta para o aprofundar no tema, possa finalmente deixar sua marca neste empenhado projeto.
E tenho profunda estima por este precioso Grupo GVRESJ que vem incansavelmente buscado este alvo, que só exala o ser Cruzmaltino.