As eleições do Vasco se aproximam. Temos hoje 4 chapas principais, mas esse número poderá aumentar muito (em 2014 tivemos mais de uma dezena de chapas inscritas, restando apenas 3 no dia da eleição).
Hoje o Vasco tem definitivamente dois caminhos a seguir: Ou o ”Euriquismo” se mantém e continua, ou o clube, através de seus sócios, decidem que um novo rumo deve ser tomado.
Não vou aqui ficar recapitulando o que significa uma continuidade de Eurico no poder do clube. Seria bobagem listar as coisas boas e que deram certo em sua gestão e as coisas que não deram certo. Seria bobagem também recapitular o que significa o “Euriquismo”. Quem é vascaíno que acompanha o clube de perto sabe muito bem quais são as práticas do atual mandatário. Você pode concordar com essas práticas, apoiar ou discordar. Mas dizer que não as conhece seria total falta de conhecimento da política vascaína. Para esses, sugiro maior aprofundamento desses assuntos, para não se tornar um “inocente útil” na hora do voto. Vote em qualquer opção, mas faça isso de forma consciente!
Seguindo no tema principal, a opção que temos para contrapor o Euriquismo seria a renovação da política Vascaína, iniciando com uma nova administração que se proponha a fazer as necessárias reformas para que o clube adentre finalmente o século XXI, com um estatuto moderno, que favoreça a democracia interna, fortaleça os controles institucionais e permita maior inserção política dos sócios vascaínos, evitando assim novos “Salvadores da Pátria” e perpetuações no poder. Mas é justamente neste ponto que temos um grande dilema: Quem conduzirá nossa nau?
Meu amigo Marcus Simonini costuma se referir ao Titanic para exemplificar a situação de nosso clube atualmente. E ele está corretíssimo! Assim como no verdadeiro Titanic, aqueles que o comandavam estavam muito convictos que o navio jamais afundaria! Ele tinha tantas proteções contra avarias, e era tão grande e robusto, que achavam até cômico alguém tocar no assunto da possibilidade do navio afundar.
Mas o Titanic afundou!
E o Vasco, meus amigos e amigas, pode também afundar! Ele não é invulnerável e não aguentará tanto apequenamento por tempo indefinido.
E quem pode mudar isso? Não será a situação, obviamente, pois ela não acredita que o Titanic afundará! Só nos resta a oposição! Independente de “cores”, “cheiros” e “sabores” de cada um dos pratos oferecidos por cada uma das chapas, é indubitável que se os pratos forem oferecidos separadamente, o alimento será insuficiente. Não haverá “energia” suficiente para alavancar as mudanças… E os eleitores vascaínos já perceberam isso! Hoje o que mais percebo em conversas com eleitores é que se não houver uma única chapa concorrendo contra Eurico, é bobagem discutir quem chegará em 2º, 3º ou 4º lugar – isso não importa… O que importa é que Eurico chegará em primeiro, independente de quantos eleitores ele efetivamente terá, haja visto o histórico eleitoral do nosso clube.
E o que cada uma das chapas hoje está discutindo? Estamos discutindo qual será a suíte que cada chapa ocupará na viagem do Titanic? Vamos ficar discutindo quem terá vista para o mar, ou quem terá a sala de estar mais bem decorada, enquanto o navio ruma em direção ao Iceberg? Ou discutiremos quem será o capitão, sendo ou não a melhor escolha (mas a escolha possível) e tomamos o leme do navio antes que ele se esborrache contra o gelo?
Espero, e não apenas eu, mas todos aqueles que desejam ver um Vasco moderno, unido e protagonista do cenário esportivo nacional novamente, que todas as chapas decidam logo se querem realmente tirar o Titanic do rumo da destruição, ou se querem apenas ocupar uma bela suíte nesse navio, já que possuem botes salva-vidas a sua espera e tanto faz se o navio afunde ou não…
Hoje haverá uma reunião que pode resolver isso! Os eleitores vascaínos que querem que o navio saia da direção do iceberg estão aguardando essa definição e precisam ser motivados a ir votar na opção definida, seja ela qual for! Nesta eleição de 2017, veremos se efetivamente iremos salvar o Titanic ou apenas decidir quem ocupará as suítes dele…