Somando a situação de crise que vive o Gigante da Colina ao misticismo de Mário Jorge Lobo Zagallo, pude encontrar com exatas 13 letras o título desta matéria. Mas não é só. Durante o X Fórum Internacional de Futebol, o velho Lobo em ENTREVISTA EXCLUSIVA AO WEB VASCO apontou pontos negativos e positivos vividos pelo Cruzmaltino na gestão Roberto Bombinha.
A frase de maior efeito de todos os tempos dita por ele é a famosa: Vocês vão ter de me engolir! Diante da oportunidade de perguntar, certamente indaguei ao treinador o que o clube deveria digerir em 2014, e ouvi: “O Vasco tem de engolir a Segunda Divisão para ter de voltar para a Primeira com dignidade”, em outras palavras vergonha na cara que o Florminense não teve.
No que tange a administração, não precisa ser gestor ou mesmo especialista para saber que vai de péssimo para pior. Mais um concordou comigo: “Precisa melhorar muito para poder voltar. Um clube se faz com administração e planejamento. Um nome como Vasco da Gama tem peso no cenário futebolístico. Times grandes não podem ter administrações pequenas”, disparou Zagallo.
Com uma carreira vitoriosa ímpar e inquestionável Mário Jorge ainda completou com uma análise de cunho estratégico, e, sobretudo, eficaz: “Eu gosto muito do Vasco, espero que acerte alguns pontos extracampo, para que depois o conserto chegue até as quatro linhas e a partir daí fazer uma campanha boa, a fim de voltar ainda mais forte para a Elite do futebol brasileiro. Hoje infelizmente o clássico de maior rivalidade no Campeonato Brasileiro para a próxima temporada será Botafogo e Flamengo, quando na verdade o principal jogo seria Vasco e Flamengo. Aliás, o clássico dos milhões é uma das principais partidas do país”.
Quanto ao comando do plantel: “Não posso citar sem pensar com cuidado o nome do treinador ideal para reformular o futebol do Vasco. É difícil citar um no meio de tantos bons profissionais que temos no Brasil. Mas posso dizer que o Adilson (Batista) é bom”. O antigo Banco tinha um jingle assim: O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa”. Com Zagallo não é diferente. Por mais que os anos passem o treinador sabe cada dia mais sobre futebol e seu lado místico o acompanha: “O ponto mais negativo do Vasco ser rebaixado este ano foi por ser em 2013”…
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.