A 38ª Rodada do Campeonato Brasileiro decretou, ontem, o final da competição, bem como o pouco de prestígio que o presidente do Vasco da Gama, Eurico Ângelo Miranda ainda tinha entre os torcedores e sócios conservadores. O empate por 0 a 0 com o Coritiba, no Estádio Couto Pereira fez com que o Cruzmaltino chegasse apenas aos 41 pontos ganhos durante todo o Brasileirão. Consequência: Queda para a Série B!
Foram 114 pontos disputados, diluídos em 38 rodadas. O Vasco deixou de ganhar 73 pontos. Faltou planejamento. Depois de ganhar o Campeonato Carioca, Dom Charuto e seus discípulos acharam que esse pífio plantel seria suficiente para brigar em um torneio nacional de nível alto. Ledo engano! A cartolagem vascaína está cada vez mais amadora. Enquanto algumas equipes de São Paulo tratam futebol de forma séria e profissional, os dirigentes em São Januário brincam de “banco imobiliário”, no que tange a administração.
Já na guerra das vaidades vascaínas, o jogo é outro: “war”, na tentativa de dominar o mundo futebolístico. Com isso, o “imbatível” Eurico Todo Poderoso Miranda vem decaindo junto com o vasco (propositalmente com letra minúscula). Dom Charuto vem se apequenando a cada dia. Visivelmente abatido e sem moral, o ex-homem forte cruzmaltino viu o seu pouco de notoriedade ir pelo ralo ao prometer que com ele no comando jamais o Vasco cairia para a Segundona, se isso acontecesse iria morar na Sibéria! Já deve estar de passagem comprada!
Deus criou o homem com dois ouvidos, um cérebro e uma boca. Que serve para escutarmos mais do que falarmos, e assim mesmo pensar o que dizer. Se Dom Charuto fizesse isso talvez não tivesse hoje em uma situação complicada, de “saia justa”.
Pressionado ou não, um presidente de clube tem de saber lidar com a emoção e a razão, e usá-las em momentos oportunos. Retrucando as provocações, Miranda afirmou que mudaria de país se o Vasco fosse para a Divisão de Acesso. Foi e ponto. Defecou pela boca Dr. Eurico! E agora?
Advogado, dirigente de futebol com 50 anos de experiência, ex Deputado Federal e conhecedor do funcionamento da máquina Vasco da Gama, Eurico Charuto Miranda, não pode alegar desconhecimento. Até, porque, no Gigante da Colina há assessor para tudo. Além de contar com um forte Departamento Jurídico. Portanto, as trapalhadas efetuadas pelo Pançudo, bem como a maldita promessa de morar na Sibéria foram teoricamente pensadas. Não há de se citar a palavra: Desculpa!
E agora Dom Charuto?
Esta será a terceira passagem do Vasco pela Série B, em apenas 8 anos, mostrando que as gestões do Cruzmaltino mudam de nomes, mas não de filosofia e modo de trabalho. Na Segundona o clube terá um enorme prejuízo financeiro, cerca de R$ 30 milhões. Os patrocinadores serão mais modestos. Primeiro porque a Série B não tem tanta visibilidade, depois porque o presidente do clube não é muito querido no cenário desportivo.
As bilheterias também terão queda. É fato. As vendas de produtos oficiais serão abaladas. Sem citar a própria imagem do Cruzmaltino que terá uma grande rachadura, pois ficará pelo menos um ano maculada (se voltar logo em 2016, porque poderá ficar muito mais tempo).
Certo narrador esportivo, ao apito final dizia que a torcida vascaína aplaudia a equipe, dando a entender que o torcedor fazia alusão ao rebaixamento. Nada disso! Não tente ridicularizar uma Instituição Centenária de muito respeito! Acontece que na primeira queda para a Série B foi um choque! Fato inédito! O segundo rebaixamento (por culpa exclusiva do Roberto Bombinha, que não soube usar o regulamento do Brasileirão 2013) foi triste, mas o abatimento bem menor. Agora virou mulher de malandro, acostumada a levar porrada! Da série: Sorrir para não chorar!”
Agora entendi o porquê da Sibéria. É porque a volta do Eurico Miranda ao poder vascaíno seria uma fria para a história do clube. Que o futebol do Vasco seria congelado durante todo o seu pleito. E que o valimento do Eurico quando colocado em emoções quentes derreteria facilmente! E agora Dom Charuto?
DIVULGUEM ESSA COVARDIA: GOSTARIA DE PEDIR A TODOS OS MEUS AMIGOS E LEITORES QUE TIRASSE UM TEMPINHO PARA LER A PETIÇÃO PÚBLICA, AO QUAL SEGUE ABAIXO O LINK. TAL DOCUMENTO REFERE-SE A UM ATO DE COVARDIA POR PARTE DA VOLKSWAGEN DO BRASIL EM COAUTORIA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (GRUPO AB) CONTRA ESTE VELHO JORNALISTA. A REFERIDA CONCESSIONÁRIA ESTÁ ME LESANDO DESDE FEVEREIRO DE 2013. MEU CARRO FOI BATIDO DENTRO DA OFICINA, FURTARAM ACESSÓRIOS, TEM PROBLEMAS CAUSADOS POR ELES, ALÉM DE DEFEITOS DE FABRICAÇÃO. O CARRO 0 KM COMPRADO POR MIM HOJE SE ENCONTRA NA OFICINA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (CENTRO DE NITERÓI) DESDE 10 DE JUNHO DE 2013, OU SEJA, HÁ 29 MESES, OU SEJA, 2 ANOS E CINCO MESES. TEM APENAS 729 KM RODADOS PARA COMPROVAR O CALVÁRIO TENHO DOCUMENTOS, GRAVAÇÕES DE AUDIO E VÍDEO, MAIS DE 600 FOTOGRAFIAS E E-MAILS TROCADOS COM FUNCIONÁRIOS DO BAIXO, MÉDIO E ALTO ESCALÃO DA EMPRESA. POR FAVOR, ASSINEM O DOCUMENTO PARA QUE OUTROS CONSUMIDORES NÃO SEJAM LESADOS POR EMPRESAS DESTE NÍVEL. https://secure.avaaz.org/po/petition/Aos_Orgaos_de_Defesa_do_Consumidor_e_ao_Poder_Judiciario_JUSTICA_CONTRA_UMA_MARCA_E_SUA_REVENDERORA_QUE_DESCUMPREM_A_LEI/?lJEcNfb&pv=0
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.