Foi evidente o desgaste. O Vasco da Gama sofreu, ontem, de virada, mais uma derrota, pelo mesmo placar da rodada anterior. Éderson marcou um golaço de voleio inaugurando o marcador, mas Gilvan, Bruno Veiga e João Lucas para o Paysandu definiram a patética participação cruzmaltina na partida. Com isso o time carioca perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro, Série B, no Mangueirão.
Inegavelmente é nítido que o treinador Jorginho perdeu o controle da situação faz tempo. A 29ª Rodada, em Belém/PA, só corroborou a tese do descontrole. Não adianta reclamar da arbitragem, pois quem reclama faz isso para esconder a incompetência de não ter talento para conquistar o pódium em dezembro. Agora com apenas 51 pontos ganhos na tabela de classificação, o Vasco vê o Atlético/GO assumir a liderança, com 52 pontos. O Papão fez a festa!
Manter a Comissão Técnica é preciso. Primeiro, porque, arrumar um louco que queira comandar a equipe neste momento do Brasileirão é utopia. Ademais, o que falta ao plantel é vergonha e não comando! Segundo, porque pelo preço que se pode pagar a um técnico e seus auxiliares Jorginho cum Zinho são os menos piores à disposição.
Dizer que o Vasco é o time da virada e ver o time tomar justamente uma virada não é fácil. E agora Dom Charuto? Cadê o respeito? Acabou faz tempo! Atualmente é uma humilhação atrás da outra! Assim o respeito não voltará tão cedo!
O mais otimista dos torcedores, já perdeu a esperança faz tempo. A Imensa Torcida Bem (nem tanto assim) Feliz, viu o Vasco ser rebaixado por Roberto Bombinha, que outrora foi o maior ídolo da história do clube. Não bastou e viu o repeteco. O mesmo Camisa 10, teve nota Zero em gestão quando permitiu uma nova queda. Não sabia sequer o regulamento da competição, que poderia nos livrar deste segundo e fatídico boléu.
Vale mais ter a imagem dele como atleta, do que como cartola. Certamente Carlos Roberto de Oliveira não foi um bom presidente. Tanto, que perdeu inclusive a chance de se eleger vereador no município do Rio de Janeiro. Para quem já foi deputado estadual com os votos dos vascaínos, saber que não ganha eleição nem para síndico do prédio é deprimente.
Assim a massa cruzmaltina foi levando as pancadas futebolísticas e perdendo as esperanças, e consequentemente também o respeito. Mas tinha uma parte da torcida que venerava um cartola com o ar de gângster que no passado resolvia tudo. De forma autoritária ou não, ninguém desdenhava ou fazia piadas com o Gigante da Colina.
Simpatizantes ao retrocesso naquele momento articulavam a volta de Dom Charuto. Afinal, segundo eles o Vasco nunca mais passaria por humilhações e voltaria a brilhar no cenário desportivo. Alguns diziam que o time só caiu porque o “Doutô” Eurico não estava no comando. Se estivesse duvido!
Com certeza foi pura ilusão. O tão temido nos velhos tempos Dom Charuto envelheceu e ficou obsoleto como qualquer mortal. Perdeu as forças. Tanto que passou um campeonato inteiro com suas falácias – muitas vezes desnecessárias – afirmando que o Vasco não cairia. De fato, não caiu. Despencou! Três rebaixamentos em apenas oito anos é muito mais do que cair ou despencar, é chegar as trevas!
O melhor é saber que na vida tudo tem começo, meio e fim. É preciso que o sócio votante reflita melhor nas propostas dos candidatos ao cargo mais importante do clube nas próximas eleições. Encontrar alguém que seja competente, honesto, carismático, lúcido e principalmente agregador. Não há mais espaços no Vasco para correntes A ou B. A coesão de divergentes possíveis mandatários se faz necessário para que o clube em poucos anos não se torne um América da vida. Com todo o respeito ao Diabo. Até, porque, de anjo mau o Machão da Gama está recheado. É preciso uma ação rápida para que não aconteça o que escrevi com poucas letras no início de cada parágrafo desta crônica. Podemos começar com uma boa vitória, diante do Londrina, na Arena da Amazônia, em Manaus, sábado, às 18h30m.
FESTA DAS CRIANÇAS: A Torcida Ira Jovem, promoverá um evento nobre. No dia 12 de outubro, às 10h, em São Januário, acontecerá uma festa para as crianças. A garotada terá um dia especial, com lanches gostosos e muita brincadeira. Também terá distribuição de brinquedos. Uma forma bonita de perpetuar a Imensa Torcida bem Feliz. “Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”.
DIVULGUEM ESSA COVARDIA: GOSTARIA DE PEDIR A TODOS OS MEUS AMIGOS E LEITORES QUE TIRASSE UM TEMPINHO PARA LER A PETIÇÃO PÚBLICA, AO QUAL SEGUE ABAIXO O LINK. TAL DOCUMENTO REFERE-SE A UM ATO DE COVARDIA POR PARTE DA VOLKSWAGEN DO BRASIL EM COAUTORIA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (GRUPO AB) CONTRA ESTE VELHO JORNALISTA. A REFERIDA CONCESSIONÁRIA ESTÁ ME LESANDO DESDE FEVEREIRO DE 2013. MEU CARRO FOI BATIDO DENTRO DA OFICINA, FURTARAM ACESSÓRIOS, TEM PROBLEMAS CAUSADOS POR ELES, ALÉM DE DEFEITOS DE FABRICAÇÃO. O CARRO 0 KM COMPRADO POR MIM HOJE SE ENCONTRA NA OFICINA DA ABOLIÇÃO VEÍCULOS (CENTRO DE NITERÓI) DESDE 10 DE JUNHO DE 2013, OU MELHOR, HÁ 39 MESES, OU SEJA, 3 ANOS E TRÊS MESES. TEM APENAS 729 KM RODADOS PARA COMPROVAR O CALVÁRIO TENHO DOCUMENTOS, GRAVAÇÕES DE AUDIO E VÍDEO, MAIS DE 600 FOTOGRAFIAS E E-MAILS TROCADOS COM FUNCIONÁRIOS DO BAIXO, MÉDIO E ALTO ESCALÃO DA EMPRESA. POR FAVOR, ASSINEM O DOCUMENTO PARA QUE OUTROS CONSUMIDORES NÃO SEJAM LESADOS POR EMPRESAS DESTE NÍVEL. https://secure.avaaz.org/po/petition/Aos_Orgaos_de_Defesa_do_Consumidor_e_ao_Poder_Judiciario_JUSTICA_CONTRA_UMA_MARCA_E_SUA_REVENDERORA_QUE_DESCUMPREM_A_LEI/?lJEcNfb&pv=0
APÓS AS TODAS AS PARTIDAS DO VASCÃO EM MEU PERFIL DO FACEBOOK (QUEM QUISER RECEBER AS CRÔNICAS DE PRIMEIRA MÃO É SÓ ME ADICIONAR), E NOS SITES WEBVASCO (www.webvasco.com), E VASCAÍNOS UNIDOS (www.vascainosunidos.com.br) TEM A OPINIÃO DO JORNALISTA LUIZ CARLOS ROCHA. LEIAM! COMPARTILHEM E CURTAM! VASCAÍNOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.