… O VASCO SERÁ IMORTAL!

12 de Outubro, Dia das Crianças!

Durante o primeiro mandato de Ciro Aranha (1942), o Grande Benemérito Álvaro do Nascimento Rodrigues, o Cascadura, criou a famosa frase “Enquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal“. Atribui-se a Ciro Aranha essa frase porque ele criou o Departamento Infanto-Juvenil (DIJ), mas foi Cascadura que capitaneou o DIJ, criando a famosa frase, a qual ele extensamente repetiu em sua coluna “Uma Pedrinha na Chuteira” no famosíssimo Jornal dos Sports – jornal este em que ele também foi um de seus fundadores.

A data de hoje é, portanto, muito importante para todos os vascaínos! Desde seus primórdios, nosso clube se preocupa com aqueles que irão perpetuar nossos ideais! A formação adequada de nossas crianças são o legado mais valioso que um clube pode deixar para a transformação de nosso mundo. E nosso clube possui valores que valem a pena ser consolidados na formação de nossas crianças!

Mas a história do Vasco inspira tantos bons valores que os próprios vascaínos extrapolam os limites físicos das dependências de nosso clube para irem muito além! Ontem eu tive a oportunidade de passar uma tarde agradável com um casal de verdadeiros “gigantes” vascaínos. São eles a Ângela Diniz e Junior, o casal que capitaneia o Projeto “Enquanto Houver um Coração Infantil…“.

whatsapp-image-2016-10-12-at-9-39-32-amO encontro não foi fortuito! Como participei de uma rifa visando levantar fundos para seu Projeto, e que sortearia uma camisa do Projeto autografada pelos campeões do Estadual de 2016, acabei sendo o sortudo que ganhou a camisa. Obviamente não esperava isso, mas agradeço a Deus por ter me proporcionado algumas horas de uma bela conversa sobre como é possível fazer algo extremamente significativo pelo nosso clube, com tão poucos recursos.

Talvez poucos se dão conta da grandeza do Projeto! É na mais tenra idade que o ser humano cria os alicerces dos valores pessoais que carregará ao longo da vida! Uma boa formação na infância ajudará muito o indivíduo a superar possíveis dificuldades e avaliar o que é bom e o que não é para si mesmo. Valores pessoais é um assunto que deveria receber um enfoque muito maior por parte dos pais e da própria sociedade e ser tratado com mais seriedade, pois há grupos que estão distorcendo esses valores em prol de uma suposta “liberdade de escolha” das crianças, quando na verdade as próprias crianças estão em busca dessas referências (pelo simples fato de que não as têm ainda). Sua mente é um livro em branco que precisa ser escrita ainda, e os valores que ela adquire ao longo de sua infância é que serão os mais sólidos em sua adolescência, bem como em sua fase adulta!

E são nesses valores que o Projeto “Enquanto Houver um Coração Infantil…” se foca! São eles:

Formação de cidadãos de bem através da educação;

Responsabilidade social perante a sociedade e nossa torcida;

Disseminação da bela e rica história do VASCO entre os participantes do projeto.

O Projeto é simples, porém muito eficiente: Para estimular o Estudo, crianças que se cadastram no programa recebem material escolar e uma camisa do Vasco no final do ano, caso passem de ano!

Ao longo dos últimos anos o Projeto vem conquistando números formidáveis: 219 alunos atendidos, havendo uma aprovação escolar de 97%!

Eu sou um fã incondicional do Projeto! Conheço a Ângela e o Junior e posso atestar a dedicação, cuidado e carinho que tem pelo projeto. Como quase tudo no Brasil, as dificuldades são muitas e certamente tiveram percalços no percurso, até mesmo com injustos comentários de alguns vascaínos que não tem a mínima ideia do que significa o Projeto e do cuidado que Ângela e Junior tem com a transparência de todos os valores que eles gerenciam…

Sugiro aos amigos vascaínos que tomem conhecimento do Projeto em seus veículos oficiais de comunicação:

SITE: http://www.coracaoinfantil.com.br/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/enquantohouverumcoracaoinfantil/

Conheçam! Divulguem! Participem!

Quanto mais vascaínos ajudarem, seja em ideias, seja financeiramente, seja apenas uma palavra amiga de apoio, eu tenho certeza que esse Projeto crescerá muito mais ainda!

Um grande beijo em vossos gigantescos corações, Ângela e Junior, e continuem multiplicando esses belos valores vascaínos de seu Programa! Eles não estão apenas ajudando as crianças, mas também o Vasco e o nosso País!

Saudações Vascaínas e Parabéns!

PS: Agradeço ao portal Sempre Vasco, que me forneceu valiosas informações para escrever este artigo, através da página http://www.semprevasco.com/conteudo/conteudo.php?id=23

Você pode querer ler...

About the Author

André Pedro
André Pedro
André Pedro é sócio remido do Vasco da Gama com mais de 30 anos de clube, e também fundador e editor responsável do portal webvasco.com. Sua formação é na área de informática e comanda a empresa Digital Solutions, especializada em soluções de internet.