O Grupo Voluntário de Revitalização do Entorno do Estádio de São Januário (GVRESJ) se reúne com o Club de Regatas Vasco da Gama e a Equipe Técnica da Ampliação do Estádio de São Januário.

6 min read

Por Marcelo Paiva e Phillipi Labanca

      Nesta quinta feira, 11 de abril de 2024, reuniram-se em um escritório empresarial, no bairro da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, os Srs.: Eng.º Civil, Dr. Marcelo Paiva e o Publicitário, profissional de Comunicação e Marketing, Sr. Phillipi Labanca Cantanhede, representando o GVRESJ (o Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno do Estádio de São Januário), o Assessor da Presidência do Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG), Sr. Thiago Nascimento e os Srs., Arquitetos/Urbanistas, Dr. Sérgio Dias e Dr. Fernando Costa, o Arquiteto William Freixo, ambos representando a Equipe Técnica que estão a frente da Ampliação/Modernização do Estádio de São Januário, pertencente ao Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG).

Da esquerda para a direita: Arquiteto Urbanista – Dr. Fernando Costa, Assessor do Presidente do CRVG – Sr. Thiago Nascimento, Comunicação/Marketing – Sr. Phillipi Labanca (GVRESJ), Eng.º Civil – Dr. Marcelo Paiva (GVRESJ), Arquiteto Urbanista – Dr. Sérgio Dias e Arquiteto – Dr. William Freixo
Fonte: GVRESJ.

      Foi uma importante reunião técnica onde o GVRESJ, em seus 13 anos de trabalho voluntário, passou a sua expertise e as suas articulações – ao longo desse tempo de representatividade da comunidade do bairro de São Cristóvão, a experiência, especialidades, vivência e habilidades técnicas de sua equipe – de modo a agregar valores a equipe de Ampliação/Modernização do Estádio de SJ (CRVG), referente ao segmento de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que irão permitir um acesso a facilitar o fluxo dos torcedores antes das partidas de futebol da equipe do Vasco da Gama e o seu escoamento. E ao final das partidas, com o objetivo de gerar uma perfeita fluidez de deslocamento de entrada e de saída, tanto do equipamento esportivo quanto da região do bairro, para outras regiões da cidade.

      Independente da visão destes profissionais que estarão preparando o complemento do projeto definitivo da reforma do estádio de São Januário, com muita competência, até pela vasta experiência, reforçamos a ideia de que haverá a necessidade de uma adaptação da acessibilidade de acordo com a capacidade nominal da ampliação/modernização desta reforma, uma vez que o nosso estádio, ainda com a capacidade atual, de 22 mil expectadores, passará para uma capacidade de 47 mil e 800 expectadores, cuja obra dobrará os problemas de deslocamentos, se nada de significativo for feito a propósito, no aspecto urbanístico.

Imagem ilustrativa relativa ao Projeto de Revitalização do Entorno de SJ, da Prefeitura do Rio de Janeiro, no aspecto de Acessibilidade (quando o CRVG estava previsto para realizar o Rugby Rio 2016).
Fonte: Google Maps – lustração:GVRESJ

      Houve uma sinergia positiva de todos presentes, nesta reunião, nas articulações visando os mínimos detalhes que enriquecerão construtivamente a reforma do nosso estádio, simultaneamente as obras necessárias do seu entorno.

      Lembramos também que a Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, visando o trâmite do “Potencial Construtivo”, estará a qualquer momento divulgando as datas das audiências públicas, sendo a primeira, na Câmara dos Vereadores, a segunda, no bairro de São Cristóvão, mais precisamente no bairro Vasco da Gama, onde se situa o Estádio de São Januário e, a terceira, no bairro da Barra da Tijuca, onde será destinado o “Potencial Construtivo” do Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG).

Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro – local onde será
Votado o potencial Construtivo, após as Audiências Públicas, para a aprovação do “Potencial Construtivo”.
Fonte: GVRESJ

      Lembramos que será importante haver uma presença expressiva de cidadãos, nestas audiências públicas, para que a sociedade tenha o conhecimento deste propósito, de modo a que todos possam esclarecer suas dúvidas pertinentes e apresentarem possíveis sugestões.

      Enfaticamente, todos sairão ganhando com a potencialização de investimentos públicos/ privados numa região da cidade esquecida há mais de setenta (70) anos.

      Passadas as três etapas (três audiências públicas), já avaliadas as críticas e sugestões dos cidadãos, posteriormente os trâmites do processo, haverá o próximo e último passo, a votação no plenário da Câmara, tendo a aprovação positiva ou negativa do “Potencial Construtivo” pelos Vereadores. Isto terá que ser realizado até o fim do primeiro semestre, em virtude do segundo semestre haver a corrida eleitoral, em se tratando de um ano onde ocorrerão Eleições Municipais.

      Lembrando que dos cinquenta e um (51) Vereadores do município da cidade do Rio de Janeiro, se houver um número maior ou igual a vinte seis (26) votos, o “Potencial Construtivo” será absolutamente Aprovado.

O último trâmite será a Câmara dos Vereadores enviar a aprovação para o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, o Sr. Eduardo Paes, para que o próprio aprove por decreto a razão do Potencial Construtivo.

Prédio da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Google

      Quem efetivamente ganhará com este nobre propósito: O Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG); que irá arrecadar recursos financeiros para única e exclusivamente reformar o seu estádio e o seu Entorno; os moradores vizinhos ao clube e, consequentemente; a população com essa nova realização. Assim poderão fazer a aquisição do seu excedente de metragem quadrada para possíveis compradores usarem o seu Potencial Construtivo, em outras localidades da Cidade do Rio de Janeiro.

       O Potencial Construtivo dará uma nova dinâmica ao Rio de Janeiro, Pós-Pandemia, com a geração de renda, geração de empregos (via Construção Civil), aquecendo a economia do município, gerando Impostos, os quais consequentemente serão revertidos para a população nos segmentos de educação, saúde, transporte, esporte, cultura, saneamento básico, entre outros importantes que irão gerar um significativo lastro financeiro para o desenvolvimento do município Carioca.

Visão interna do projeto do Novo Estádio de São Januário, com a área social preservada e adaptada com camarotes. Fonte: Google

GVRESJ e Assessoria da Presidência do
CRVG. Fonte: GVRESJ

GVRESJ e Equipe Técnica da Ampliação/Modernização do Estádio de São Januário.
Fonte: GVRESJ.

      Para finalizar, o Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário (GVRESJ) agradece publicamente a recepção do Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG) e a Equipe Técnica da Ampliação/Modernização do Estádio de São Januário e do seu Entorno, para nos ouvirem e debatermos demandas pertinentes e tão importantes para os cidadãos e, principalmente, para os torcedores Vascaínos em todo Brasil.

      Esta sinergia de ambos trabalhando com competência e altruísmo incondicional consistirá em sua essência, para um futuro vencedor do nosso clube, nos seus esportes amadores e olímpicos e no seu futebol amador e profissional, com a modernização e ampliação do nosso emblemático e histórico estádio, o qual fará o seu centenário no ano de 2027.

      Essa é a nobreza do nosso gigante clube, que tem no seu DNA centenário, a alma vencedora na amplitude do esporte, na sua consciência social e na grandeza de sua rica e magnífica história institucional, na participação de um Brasil, de norte a sul, melhor, mais plural e diversificado.

      Saudações Vascaínas!

26 thoughts on “O Grupo Voluntário de Revitalização do Entorno do Estádio de São Januário (GVRESJ) se reúne com o Club de Regatas Vasco da Gama e a Equipe Técnica da Ampliação do Estádio de São Januário.

  1. Parabéns pelo trabalho!
    Isso é tão Vasco! A vida do vascaíno sempre foi ir à luta pra alcançar os objetivos. Contra e contra todos, se preciso for.
    Que Deus abençoe e dê direção!

    1. Estimada Fernanda, o que você postou é FATO! A grandeza do CRVG está na Abnegação de cada Vascaíno, no Brasil e no Mundo, através do seu Amor e Resiliência (condição que só os vencedores possuem, de saberem o vosso momento e a vossa hora). Através deste Amor Incondicional, independente do Amor e da Dor, Somos um Clube (Torcedores, Sócios e Dirigentes (apesar de alguns nos últimos anos, não terem correspondido ao Tamanho do Vasco da Gama)), que atravessamos um Século com a História Mais Vencedora de um Clube, no Mundo, em referência ao Esporte e ao Social. Somos um Clube que possui Nome e sobre Nome. Abraços!

  2. Belo trabalho, parabéns aos vascaínos que estão à frente desta empreitada tão difícil só que muito valorosa para nós vascaínos. Lutar e vences essa é nossa vida!

    1. Obrigado Kirk! Concordo contigo a respeito de nós Vascaínos lutarmos para o bem do Vasco da Gama. Isso está no DNA de Grandes Vascaínos, que fazem algo relevante para o clube, assim como no reconhecimento da Imensa Torcida Vascaína, que “abraça” as Causas justas do CRVG. Como, por exemplo, no Abaixo Assinado de 10.313 Assinaturas Eletrônicas, em 2012, Reivindicando a Revitalização do Entorno de SJ, entregue a prefeitura do Rio de Janeiro, quando o Vasco da Gama teve a carta de intenções, do COB, para realizar o Rugby Rio 2016 e que perdemos este viés olímpico. Hoje temos esta oportunidade, com a provável Aprovação do Potencial Construtivo. Assim seja!

    1. Estimado Diego Pina: Respeito a sua opinião, mas Política de Crítica agora não ajudará em nada este Nobre Propósito. Temos que trabalhar muito, dentro da Política Atual, para que TODOS ENXERGUEM os POTENCIAIS DE INVESTIMENTOS, que este Propósito trará a “Reboque”, para Toda a Região e a Cidade do Rio de Janeiro, com a Aprovação do “Potencial Construtivo” na Câmara Municipal, chancelando a Prefeitura para Aprovar e Decretar este Nobre Propósito! Este Decreto, irá gerar a Renda Necessária, para a Ampliação/Modernização do nosso Emblemático Estádio e a Revitalização do seu Entorno, vindo a Reparar as Demandas da Região, Carentes de Ações, há mais de 70 Anos. O meu abraço!

  3. Parabéns pelo belo trabalho desse grupo!!
    Se Deus quiser sairá do papel e ser um grande marco para o desenvolvimento região e principalmente, o entorno de SJ.

    1. Essa é a Essência deste Nobre Propósito, Beto! Saindo do Papel, TODOS serão Beneficiados: O CRVG, a Vizinhança Local e principalmente, a Cidade do Rio de Janeiro. Potenciais de Investimentos, darão Qualidade de vida aquela Região esquecida de Ações Públicas/Privadas, há 7 décadas.

  4. Parabéns a equipe pelo trabalho que vai revitalizar os acessos ao entorno do Estádio São Januário faltando 3 anos para o seu centenário. Beneficiará o clube e também empresários,/comerciantes e moradores das adjacências do estádio situado no bairro de Vasco da Gama na região de São Cristóvão.

    1. Exatamente, Primo! É esta a Essência deste Nobre Propósito e você tocou num assunto altamente pertinente: São Januário estará Completando 100 Anos de Existência, em 2027, e a Possibilidade da Reinauguração do mesmo, já Ampliado e Modernizado, é Factível ou, na pior das Hipóteses, estará na Fase de Acabamento, dependendo dos Trâmites para isso.

  5. Precisamos que esse projeto maravilhoso saia do papel , isso será de grande importância para o clube e também para o estado do Rio de Janeiro, nós que somos torcedores e vivemos em outro estado , queremos chegar para visitar São Januário e ter orgulho deste entorno que vai ficar lindo , parabéns ao meu colega de profissão, meu amigo, Marcelo Paiva por essa luta que vai fazer mais de 13 anos , espero que a 777 também abrace esse lindo projeto e que ajude a sair do papel junto com os órgãos responsáveis!

    1. Perfeito Colega de Profissão e Amigo, Eraldo Gusmão! Você além de ter entendido este Nobre Propósito que visa o Benefício do CRVG, através da Ampliação/Modernização do nosso Estádio, assim como dos Vizinhos e da Cidade do Rio de Janeiro, ENXERGOU que se permitirá a Questão Cultural e Turística, como Visitação de um Estádio “Emblemático”, no Segmento Esportivo e Social. Afinal ali, desfilaram Escolas de Samba Cariocas, num determinado período do Século XX, ali foi Plocamada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho, ainda vigente no País, através do Presidente da Época, Sr Getúlio Vargas, que Afirmam ter sido Vascaíno) e no seu Imenso Espaço de Troféus, um dos Maiores da Magnífica História Vascaína: “A Resposta Histórica”!

  6. Parabéns, a toda equipe que vem trabalhando severamente para as coisas acontecerem. É de suma importância esse olhar atencioso para a mobilidade e comércio de uma localidade tão acolhedora, que diretamente tira do entorno seu ganha pão. Estamos em uma nova era, cada detalhe tem que ser delicadamente pensado para evitarmos transtornos futuros.
    Mais uma vez, parabenizo a todos, principalmente ao amigo Marcelo por estar tão envolvido com a causa.

    Saudações Vascaínas!

    1. Perfeito Amiga Juliana! Essa sua Observação de “Olhar Atencioso” é a “Mola Propulsora”, para que tal Vultuosa Obra, permita ao Setor Público/Privado ENXERGAR E REALIZAR DEMANDAS ATRASADAS, há mais de 70 Anos naquela Região! A Potencialização de Investimentos, com a REVITALIZAÇÃO DO ENTORNO e da AMPLIAÇÃO de São Januário, permitirá a Valorização dos Imóveis Vizinhos, assim como GERAÇÃO DE RENDA aos Vizinhos da Barreira do Vasco, que se Beneficiarão no Antes, Durante e Após os Jogos do Vasco da Gama. Assim como, também será GERADA RENDA, nos dias que não terão Jogos, com as Visitações Públicas de Turistas, Escolas, Público em Geral, que gostarão de comprar Lembranças, nestas Visitas.

  7. Olá, bom dia!
    É uma luta de todos os vascaínos, de norte a sul.
    A reforma e ampliação do Estádio de São Januário, juntamente com a revitalização do entorno do estádio, são fundamentais para o futuro do Vasco e de todas as populações da região dos bairros de Vasco da Gama, São Cristóvão e adjacências.
    A aprovação do Potencial Construtivo do Vasco está próxima e em breve poderemos ter o início das obras e o poder público precisa se unir a esses esforços.
    A luta é de todos nós!

    1. Você foi “Cirúrgico”, Jorge Luiz! Você como Vascaíno de outro Estado Brasileiro e Escritor do “Emblemático” Livro, “Paixão da Gama”, ENXERGOU o Viés deste Nobre Propósito! Abraços!

  8. É de extrema importância não apenas a reforma do estádio de São Januário porém todo o entorno do mesmo, pois a mobilidade urbana é de fundamental importância para o êxito desta fantástica obra, dependemos dos nossos ilustres vereadores e do nosso prefeito.

    1. Exatamente, Joe Ricardo! Em todos estes 13 Anos de Trabalho Voluntário do nosso Grupo, conseguimos PROVAR a estas Autoridades Públicas e ao CRVG, que a Acessibilidade e a Mobilidade Urbana BENEFICIARÁ A TODOS (ao CRVG e aos seus Vizinhos).

  9. Vai ser um Marco na História da Cidade do Rio de Janeiro,bairro de São Cristóvão que sempre teve uma grande Importância na Cidade Maravilhosa e do C.R.V.G.
    Trazendo muitos benefícios para todos.
    Parabéns pelo projeto.

  10. Um belo projeto visando a melhoria do bairro, do estádio na saída e entrada durante os jogos.
    Uma grande vitória para o entorno de SJ e para o RJ, os voluntários estão de parabéns ao visar o que a reforma vai precisar para não afogar o trânsito e a vida de quem mora na comunidade Vasco da Gama e São Cristóvão, excelente, Meu amigo Marcelo!

    1. Obrigado Marques! É essa a Idéia Central, a respeito da Acessibilidade e da Mobilidade Urbana, no “Ir” e “Vir” durante as partidas! Pois além do Estádio ser Ampliado, terá que ter a sua Acessibilidade Resolvida e não mais “Comprometida” do que já é! Além de que, esta Redentora Obra irá proporcionar a Potencialização de Investimentos Públicos/Privados, BENEFICIANDO TOTALMENTE os moradores da Região e da Cidade do Rio de Janeiro, com esta Benfeitoria.

  11. Que notícia maravilhosa, amigo Marcelo!! Essa reunião é um grande passo para mais essa conquista. O Grupo Voluntário é, sem dúvida alguma, um exemplo de “vascainidade”, de determinação (que é o DNA vascaíno) e de competência, haja vista todo empenho, ao longo desses 13 anos. Vocês representam a luta dos nossos antepassados, estes mesmos que ergueram São Januário. A revitalização do entorno trará tantos benefícios à nossa cidade, aos moradores da Comunidade da Barreira, ao Bairro de São Cristóvão e ao CRVG, ao ponto de gerar um crescimento econômico e social de toda a região e trazendo benefícios de tamanha grandeza. Parabéns, mais uma vez!! Vocês são a nossa voz, os nossos olhos e o nosso coração vascaíno. SV.

    1. Minha amiga, Janaína: Você simplesmente foi “cirúrgica”, no seu Nobre Comentário! O Vasco da Gama é um Clube Diferenciado, porque o nosso DNA é de Lutar e Vencer, no Esporte e no Social. Somos o Clube do Amor e Deus irá nos Abençoar, na hora certa e no tempo dele. Obrigado pelas palavras e parabéns pelo excelente e conceitual comentário!

  12. Parabéns mais uma vez a toda equipe que vem lutando a anos para a reforma de São Januário e a revitalização de toda a área fo entorno do nosso estádio.
    O futuro começa por todos vocês que são os verdadeiros arquitetos dessa obra magnífica,
    e da qual os grandes vencedores serão o Club de Regatas Vasco da Gama, sua legião de torcedores e os moradores dos bairros Vasco da Gama , Sao Cristivao e adjacências.
    Muito honrado de ser um eterno admirador dessa luta em prol do nosso clube.
    Abraços à todos.

    1. Muito obrigado, Luiz! Um elogio vindo de um Grande Vascaíno, como você, é uma honra. Creio que ao longo destes incansáveis 13 anos de luta, neste Nobre Propósito, a “semente” que plantamos em Maio de 2011, gerou uma “árvore” que agora dá os sinais de que começará a dar Excelentes “Frutos”, para o Entorno e para o nosso Estádio de São Januário, casa do Amado Clube que nos unem! SV!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © Todos os direitos reservados. | Newsphere by AF themes.