Como foi a Terceira e Última Audiência Pública do “Potencial Construtivo” em SJ

10 min read

     Caros amigos Vascaínos, vimos por este Artigo, trazer Informações Básicas a respeito da Última Assembléia Pública, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, realizada em 11 de Junho de 2024, a Noite, no Ginásio de São Januário.

     Trata-se da 3ª e Última Assembléia Pública, para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLC) Nº 142/2023, que “institui” a Operação Urbana Consorciada, do Estádio de São Januário, estabelecendo Diretrizes Urbanísticas para a área de abrangência delimitada na operação, em Ambiente Híbrido (Presencial e Virtual)!

     Lembrando que, 2 Audiências Públicas (uma na Câmara Municipal e outra na Barra da Tijuca, onde se destinará o Potencial Construtivo de SJ) já foram realizadas antes, assim como as 17 Comissões de Vereadores já foram realizadas na Câmara, com a Aprovação das mesmas, de modo a se seguir o Rito.

      Após esta 3ª Audiência, faltará agora a Votação de Aprovação, em 2ª etapa, com as respectivas Emendas dos Vereadores, onde a maioria dando o “Sim”, o Poder Legislativo (Câmara Municipal) chancelará ao Poder Executivo (Prefeito) de modo ao mesmo Aprovar e Decretar o Potencial Construtivo, sendo que no dia a seguir, publicado em Diário Oficial (DO) do Município, o CRVG estará Apto a Negociar o seu Potencial Construtivo de SJ, para posteriormente iniciar a Reforma do Estádio de São Januário.

3ª Audiência Pública da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sobre o Potencial Construtivo em São Januário.
Fonte da Imagem – Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de SJ (GVRESJ/VSJ)

     Exatamente ás 19h27, do dia 11 de Junho de 2024, foi composta a mesa com os Senhores: Vereador Eliseu Kessler (MDB – Presidente da Assembléia Pública), Vereador Carlo Caiado (PSD – Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro), Vereador Zico (PSD – Comissão de Esportes e Eventos), Vereador Márcio Ribeiro (PSD – de modo Virtual), Vereador Alexandre Isquierdo (União Brasil), Sub Secretário Thiago Dias (Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo – SMDU), Pedro Paulo de Oliveira, Popular Pedrinho (Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama – CRVG), Dr Sérgio Dias (Autor do Projeto de Reforma do Estádio de São Januário do CRVG) e Vereador Willian Coelho (Democracia Cristã).

     A seguir foi feita a Chamada Nominal dos Componentes da Mesa, pelo Presidente desta Assembléia Pública, Vereador Eliseu Kessler.

Mesa da 3ª Assembléia Pública em São Januário. Da esquerda para a direita:
Dr Sérgio Dias (Autor do Projeto de Reforma de SJ), Pedrinho (Presidente do CRVG), Vereador Zico, Vereador Eliseu Kessler (Presidente da Assembléia Pública), Vereador Carlo Caiado (Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro), Sub Secretário Thiago Dias (SMDU), Vereador Alexandre Isquierdo e Vereador Willian Coelho.
Fonte da Imagem: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Confirmada as Presenças, a seguir, o Presidente da Assembléia Pública, Sr Eliseu Kessler, iniciou os Trabalhos desta Assembléia.

     O Presidente, anunciou a presença de várias Autoridades presentes nesta Assembléia Pública, entre elas Diversos Dirigentes do CRVG, Antigos Jogadores do CRVG, O Filho do Saudoso Roberto Dinamite (Rodrigo), Deputados, Líderes Religiosos, Presidentes de Associações de Moradores, GVRESJ/VSJ, Câmara Comunitária de São Cristóvão, Representantes dos Ícones de São Cristóvão, Representantes de Torcidas Organizadas do CRVG, Moradores da Região

     Estiveram também presentes, o Dr Pedro Seixas, Arquitetos William Freixo, Felipe Nicolau e Clarissa Peixoto.

Rodrigo Dinamite (Filho do Roberto Dinamite) 
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Goleiro Acácio Campeão Brasileiro de 1989
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Fabrício Carvalho e Sorato (Campeão Brasileiro de 1989)
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Cabo Daciolo
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de SJ (GVRESJ/VSJ)
da esquerda para direita:
Engenheiro Civil Dr Raimundo Almeida, Publicitário Sr Phillipi Labanca, Engenheiro Civil Dr Marcelo Paiva, Presidente da Câmara Comunitária de São Cristóvão Sr Maurício Mendes, Advogado Dr Marcus Simonini e Empresário em Tecnologia da Informação Sr André Pedro

     Logo após, o Presidente da Assembléia especificar como seria esta Assembléia Pública, o mesmo  passou a Palavra ao Sub Secretário da SMDU, Sr Thiago Dias, o qual detalhou algumas observações sobre o Potencial Construtivo, as suas Áreas de Abrangência e se colocou a disposição para eventuais perguntas.

Sr Thiago Dias – Sub Secretário Municipal SMDU
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeir

o

     Após a fala do Sub Secretário Thiago Dias, foi dada a palavra ao Dr Sérgio Dias, para Apresentar o Projeto de Ampliação/Modernização do Estádio de São Januário, onde logo após a sua apresentação, o mesmo foi muito aplaudido pelo Público presente.

Dr Sérgio Dias apresentando o Projeto de Ampliação/Modernização de São Januário
Fonte: Câmara Municipal do Rio de janeiro

     Foi a vez do Presidente do CRVG, Pedrinho proferir que, aquele Ginásio (local desta Audiência Pública) foi o local onde passou boa parte da sua vida (Infância, Adolescência), se emocionando ao lembrar de seu Pai que o acompanhava, até passar para o Futebol de Campo, onde se tornou um Homem e um Atleta e que ele fará parte da história desta Reforma do nosso Estádio.

Pedrinho, Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     A seguir, o Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, proferiu a felicidade de fazer parte deste propósito, assim como enalteceu o Futebol Carioca e Brasileiro e que São Januário continuará fazendo parte da história.

    O mesmo falou sobre a União entre a Câmara Municipal com a Prefeitura e que o futebol desenvolve o alcance social e o desenvolvimento econômico.

    Lembrou também que estas 3 Audiências Públicas serviram para o desenvolvimento deste Potencial Construtivo e as suas Finalidades.

Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Sr Carlo Caiado
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Posteriormente foi a vez do Vereador Zico, onde ele foi breve e agradeceu a presença dos Ídolos (Jogadores Campeões pelo Vasco da Gama).

Vereador Zico, Presidente da Comissão de Esporte e Lazer
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Logo após, teve a palavra o Vereador Alexandre Isquierdo, onde o mesmo no seu “boa noite” proferiu aos seus colegas e a todos os presentes, que iria falar, não como Vereador, mas sim como Torcedor do Vasco da Gama e agradeceu a Deus, a oportunidade de fazer história, com todos aqueles que trabalharam para que esta obra venha a ocorrer.

Vereador Alexandre Isquierdo
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

    Com a palavra, o Vereador Willian Coelho enalteceu tal projeto e lembrou dos benefícios que serão gerados com esta reforma e que é um orgulho de participar desta história, como Vereador e lembrou da sua passagem, como Jogador de futebol, nos campos do Clube e que morava em Sepetiba e levava cerca de duas horas para chegar ao Vasco, de “Fusquinha”!

Vereador Willian Coelho
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     A partir deste momento, o Presidente da Assembléia Pública posicionou que naquele momento, a palavra seria dada aos presentes Inscritos, para fazerem o uso da palavra.

     Inicialmente a palavra foi dada ao Engenheiro Civil Marcelo Paiva, Membro do Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário, onde ele proferiu os treze anos do Trabalho Voluntário do seu Grupo, apresentando ao Público todos os Membros Voluntários do mesmo.

     Proferiu também a importância desta Obra, cuja mesma proporcionará a Região, Potenciais de Investimentos como: Educação, Saúde, Habitação, Transporte, Segurança, Cultura, Turismo, entre outros.

     Também falou sobre o Impulso na Construção Civil na Cidade, através do potencial Construtivo, gerando Empregos Diretos e Indiretos.

Engenheiro Civil, Dr Marcelo Paiva do Grupo Voluntário pela Revitalização do
Entorno do Estádio de São Januário
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Dando sequência, a palavra foi dada ao Vereador Pedro Duarte, o qual enalteceu o Projeto do Dr Sérgio Dias e a grande oportunidade de uma guinada no Futebol do Vasco da Gama, com a reforma, e lembrou também, que o Poder Público tem uma grande dívida de ações na região e que esta obra, proporcionará transformações neste lugar e posicionou a felicidade de fazer parte desta história.

Vereador Pedro Duarte
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

       Após o vereador, foi a vez do Sr Achiles Martins proferir o agradecimento a todos os Parlamentares, desta Assembléia Pública, assim como a todos os funcionários do CRVG e a Torcida vascaína.

Sr Achiles Martins
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     A seguir, proferiu o Vereador Paulo Pinheiro a emoção de ter nascido, numa residência vizinha ao Estádio de São Januário, assim como os Benefícios que serão gerados nesta região, com esta Reforma.

Vereador Paulo Pinheiro
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Dando continuidade, a vez foi do Vereador Luís Ramos Filho que saudou as Autoridades Presentes e Parabenizou o Arquiteto Dr Sérgio Dias pelo Excelente Projeto desenvolvido e que teve o prazer de trabalhar junto com ele, quando este Arquiteto foi Secretário Municipal de Urbanismo.

     O mesmo lembrou também a Medalha “São Francisco de Assis”, entregue ao CRVG, pelo Pioneirismo em criar Títulos de Sócios, para os Pets dos Sócios!

 Vereador Luíz Ramos Filho
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Foi a vez do Sr Derê Gomes, Diretor da Federação das Favelas do estado do Rio de Janeiro, agradecer as Autoridades da mesa e enalteceu a sua coordenação no Projeto “Só Cria”, de Educação Popular, a qual tem um Núcleo dentro do Colégio Vasco da Gama, entre outras possibilidades que serão criadas na região, com esta Ampliação de São Januário.

Sr Derê Gomes, Diretor da Federação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Dando continuidade, chegou a vez do Sr Arlem Martinez, Presidente da Associação de Moradores do Café, agradecer pelo que irá ser feito pelo Poder  Público e perguntou, se os Comerciantes Informais do Entorno de SJ terão a oportunidade de continuarem exercendo as vossas atividades?

     O Sub Secretário da SMDU posicionou que pelo Poder Público não há nenhuma previsão de remoção de ambulantes, mas que poderá cadastrar e autorizar os mesmos, assim como o Pedrinho posicionou que moradores da Barreira do Vasco, que sejam Profissionais de Obra e outros que serão Capacitados por iniciativas, serão aproveitados como Mão de Obra na Reforma de SJ.

     Prontamente o Sr Arlem Martinez, agradeceu pela resposta.

Sr Arlem Martinez Presidente da Associação de Moradores do Café
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     A seguir, o Presidente da Associação de Moradores do Arará, Sr Marcelo Ferreira, Parabenizou o Projeto de Ampliação de SJ, cujo mesmo afirmou que este Projeto dará uma transformação positiva nesta região.

Sr Marcelo Ferreira, Presidente da Associação de Moradores do Arará
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Chegou a vez da Sra Vânia Rodrigues, Presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco, agradecer aos Torcedores de Organizadas do Vasco, em momentos difíceis, agradeceu ao CRVG, através do Pedrinho, pelo que o Projeto de Reforma do Estádio de SJ irá proporcionar ao Lugar, pois dará uma grande transformação na Barreira do Vasco e que existe um elo muito forte, entre aquela Comunidade e o Clube.

Presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco, Sra Vânia Rodrigues
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Fechando a série de Uso da Palavra pelos inscritos, foi a vez do Dr Renato Brito, 2º Vice Presidente Geral do CRVG, agradecer a presença das Torcidas Organizadas Vascaínas e posicionou que, as Favelas tem uma excelente relação com o Vasco da Gama e que o CRVG irá fazer Cursos de Capacitação de Atividades de Trabalho, para Trabalhadores na Construção da Reforma do Estádio de São Januário, assim como em outros Segmentos.

Dr Renato Brito, 2º Vice presidente Geral do CRVG
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

     Neste momento de Considerações Finais, o Presidente da Audiência Pública, Vereador Eliseu Kessler, elogiou o Projeto da Ampliação/Moderrnização do Estádio de São Januário, assim como Elogiou o Arquiteto Dr Sérgio Dias, que é seu Colega de Profissão e comparou esta Obra, quando Pronta, como uma grande Cidade. A “Cidade de São Januário”, local onde haverá a Interação Social, o Convívio social e acima de tudo, os olhos do mundo estarão voltados para este Equipamento.

     Como elogios finais, o Vereador dirigiu ao Prefeito do Rio de Janeiro, Sr Eduardo Paes que não pode estar presente, uma calorosa salva de palmas para ele, cujo seu Esforço Significativo foi notado e Servirá de Referência para a Aprovação deste Projeto.

      Ao Final, o Presidente da Assembléia Pública, Vereador Eliseu Kessler, dirigiu a palavra, para o Presidente do CRVG, Sr Pedro Paulo de Oliveira, o Pedrinho, para puxar de pé, um Entusiasmado “Casaca” e posteriormente o Presidente da Assembléia deu por Encerrada esta Audiência Pública.

Vereador Eliseu Kessler, Presidente da Audiência Pública sobre o Potencial Construtivo
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Início do “Casaca”

Presidente do CRVG Pedrinho puxando o “Casaca”
Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Final do “Casaca” e Encerramento desta Audiência Pública
Fonte: Cãmara Municipal do Rio de Janeiro

     Sendo assim, este é o relato do que ocorreu nesta Audiência Pública e assistam abaixo, o Vídeo da TV Câmara, a partir do minuto 23:24, o qual segue na íntegra o que foi relatado neste Artigo.

    Saudações Vascaínas e esta Reforma significa muito mais do que uma Obra e sim, a Redenção e o Futuro do Futebol do CRVG, assim como a Revitalização de uma Região, que há décadas necessita de uma Ação e Atenção Pública na mesma.

    Deus seja Louvado!

4 thoughts on “Como foi a Terceira e Última Audiência Pública do “Potencial Construtivo” em SJ

  1. Meu grande amigo Marcelo, tenho que externar a minha alegria com essa grande conquista, que é sua, é do GVRESJ, e é de todo vascaíno. Tenho plena certeza que, a partir de agora, as energias serão positivas e esta reforma não trará apenas um novo e moderno estádio, teremos novos e melhores rumos, trazendo o Vasco de volta ao topo. Parabéns e MUITO OBRIGADA por tudo. Um forte abraço.

    1. Estimada amiga Janaína: Vindo estas palavras de uma pessoa de bem como você, que é uma Vascaína “Fervorosa”, é uma Honra e a certeza de que esta Luta Voluntária do nosso Grupo, depois de 13 Anos, deu resultado para o nosso amado Clube e para a Região em volta do nosso Estádio de SJ. Muitos acharam que não iria dar em nada, muitos “zombaram” e muitos chegaram a duvidar, de que estaríamos atrás de alguma “Benesse”! Mas Deus é Pai e a Maioria Esmagadora de Vascaínos acreditaram em nosso Trabalho e agora estamos a alguns Trâmites Burocráticos, para vermos o Sonho de um Estádio Ampliado, Reformado e Acessibilizado, gerando Potenciais de Investimentos naquela Região necessitada de Melhorias, por parte do Poder Público, beneficiando o CRVG e os Moradores Locais. Obrigado por este Comentário Conceitual!

  2. É emocionante ver a realização de um sonho!
    Marcelo, mais uma vez, parabéns!
    Você e toda equipe têm sido incansáveis! Amor, seriedade e dedicação a serviço do nosso amado Vasco!
    Que Deus vos ilumine e abençoe!
    Será importante não apenas para o clube, mas tbm para a sociedade, para a comunidade.
    Eu como vascaína, sinto-me feliz e orgulhosa!

    1. Estimada Fernanda: Muito obrigado pelas suas palavras e tudo na vida, que fazemos com dedicação de maneira incondicional, juntando as competências profissionais do nosso Grupo Voluntário, conseguimos “plantar” no Poder Legislativo (Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro), a “semente” da Revitalização do Entorno de SJ interligada a Ampliação do Estádio, nos quesitos de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, cujas Comissões dos Vereadores fizeram Emendas relativas a essa condição, cujo o Texto Aprovado do “Potencial Construtivo” já foi remetido para o Prefeito do Rio de Janeiro (Poder Executivo) para o Trâmite de Decreto. Me perdoe em demorar a responder e mais uma vez, obrigado em nome do nosso Grupo Voluntário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © Todos os direitos reservados. | Newsphere by AF themes.